Espaço do Leitor: a sua opinião conta

A BOLA 03.09.2023 23:15
Por Redação

A BOLA tem publicado e continuará a publicar, na sua versão impressa, diariamente, algumas opiniões dos leitores sobre os temas que marcam a atualidade (através do email correiodoleitor@abola.pt), mas esse ponto de contacto é agora alargado através da criação deste Espaço do Leitor no nosso site.


Aqui serão publicadas as opiniões que formos recebendo (algumas das quais serão também selecionadas para o jornal). Os textos não são corrigidos ou editados, ou seja, são da responsabilidade de quem os escreve, mas alertando que não haverá lugar para mensagens com linguagem considerada ofensiva e/ou difamatória. O email deve ter o nome e localidade e os textos não devem exceder os mil caracteres.


Os primeiros textos serão sempre as mais recentes e alerta-se que periodicamente serão apagados os mais antigos.


Um obrigado a todos os que diariamente nos enviam as suas opiniões. Elas contam para nós e a partir de agora ficam também disponíveis para todos os outros leitores.



ESPAÇO DO LEITOR


A administração do FCP está empenhada em transformar este campeonato numa farsa. Não é que seja novidade. Agora pedem a repetição de um jogo em que foram flagrantemente beneficiados. Nunca em Portugal tinham sido dados 17 minutos de descontos,  e que ainda por cima se trasformaram em 23. Taremi atirou-se para o penálti três vezes, duas das quais levando o árbitro a marcar indevidamente penálti. Em três simulações não levou um amarelo. Num dos penáltis mal assinalados, o VAR pôde intervir, e através de áudio, e seguindo o protocolo, informou que aquilo não era penálti em lado nenhum. Um problema técnico de falta de imagem no Dragão, vá se lá saber o porquê, quase possibilitava este logro passar. O árbitro teve a coragem de confiar na palavra do VAR. As imagens são claras, as provas são evidentes. Mas o FCP dá-se muito mal com a verdade. O problema é que este organismo, a Liga Portugal, é sediada no Porto, e talvez por isso os dois clubes que vão na frente sejam da cidade. E corremos o risco da Liga deferir a petição portista, e acabar de vez com a credibilidade do Futebol português. Continuaremos a correr este risco enquanto a Justiça não atuar, seja de que comarca for. Alguém que faça queixa à UEFA destas situações, é o desabafo que me ocorre. Será que alguém fora do futebol pode fazer estas denúncias? Acabavam-se os milhões da Champions para todos. Esses milhões, e aqueles da centralização dos direitos televisivos, fantasiados nuns 300 milhões por esta direção da Liga, quando na realidade é noticiado que vários operadores televisivos estrangeiros deixaram de estar interessados nestes direitos. Com uma competição em que se repetem jogos porque o resultado não dá jeito, mais vale arrumarmos a trouxa, desligarmos as luzes e fecharmos as portas. Pode ser que o País passe a apostar mais na educação e na cultura.


João Duarte, Montijo


-----------------------------------------------------------------


Tripas à moda do Porto
Ao longo dos 120 minutos de jogo, aconteceu tudo aquilo que se conhece dos últimos 40 anos. Se há jogo fértil para análise foi este com o Arouca.
Quando não convém não há imagens, e se existem não aparecem. E não me admira que no futuro os telemóveis passem a sofrer boicotes de alguma onda azulada.
Como a seca acabou com tanta inundação, foi levantada a proibição de encher as piscinas. E os mergulhos voltaram com toda a força!
A dado momento do jogo, veio-me à cabeça uma música do álbum de vinil Tripas à Moda do Porto, dos Trabalhadores do Comércio, e fiquei a trautear o refrão por uns minutos: chamem a polícia, au, au, au, chamem a polícia. Chamem a policia, au, au, au, chamem a polícia. Chamem a polícia, au, au, au, chamem a policia…


Rui Pedro Pinheiro - Guimarães 


-----------------------------------------------------------------


FCP foi mais uma vez beneficiado pela arbitragem no último jogo. Foram mais de 20 minutos a jogar após os 90, para além de mais alguns dos escândalos do costume. Mesmo assim, após o jogo, o FCP pede a repetição do jogo - quando o VAR apenas seguiu o protocolo. Apresenta-se assim como vítima. Consegue desviar atenções. O FCP está 10 anos à frente no campeonato da comunicação.


Miguel Patrício, Amsterdão


-----------------------------------------------------------------


Relativamente ao jogo entre o FC Porto e o Arouca realizado no dia 03 de setembro, parece-me incrível e até surreal o protesto do clube "Azul e Branco"!

O telemóvel terá sido a base para este protesto, já que o árbitro ficou sem imagens, devido a um problema técnico. O que foi confirmado via telemóvel, ou seja, confirmação de que não era penalti, corresponde àquilo que na realidade aconteceu, há uma simulação de um jogador do Porto dentro da área, que mais uma vez tenta enganar, mas que felizmente, neste caso concreto a verdade desportiva prevaleceu. Então não será este o principal pressuposto do desporto? O problema é que os clubes portugueses, nomeadamente os três grandes querem ganhar a todo o custo e isso, no meu entender está a "matar" o futebol português, a torná-lo menos espetacular, menos justo, muito polémico e uma marca que se torna cada vez mais difícil de se vender ao estrangeiro, respetivamente. Há, claramente, falta de cultura desportiva no nosso país, em particular na modalidade de futebol.


Nuno Leão, São Domingos de Rana


-----------------------------------------------------------------


Só numa relaxante república das bananas é que um árbitro anula a marcação de um penalty ,sem rever o lance e após falar ao telemóvel. Aconteceu no Porto/Arouca ,como podia ter acontecido com o Benfica ou com o Sporting. O F C do Porto podia não converter a grande penalidade, mas é uma situação caricata e que faz soar o alarme do estado degradante a que chegou a arbitragem portuguesa. Em vez do homem do apito,o árbitro, foi o homem do telemóvel.E,se calhar,precisa de um relógio:90+20 minutos é para concorrer ao Guinesss Book Que vergonha. No entanto, é visível que os azuis e brancos precisam de sangue novo na equipa. Otávio faz imensa falta.


Ademar Costa, Póvoa de Varzim

-----------------------------------------------------------------


À terceira tentativa o F C Porto conseguiu um penalty no Dragão. A justiça divina não permitiu o sucesso da sua conversão. Dragão onde as comunicações do VAR falham mais que no resto do País todo junto. Dragão onde os tempos de compensação são superlativos sempre que a equipa da casa não está a vencer. Dragão onde faltas que normalmente dão origem a expulsão passam incólumes. Mais palavras para quê? E , mesmo assim, mesmo com as imagens para todo o mundo ver, ainda sobra lata para protestar um jogo por um lance de pura batota em mais uma simulação de Taremi. A farsa continua.


Pedro Prista Lucas, Colares

-----------------------------------------------------------------


Onde é que está a verdade desportiva no futebol português? No encontro da Liga, FC Porto-Arouca, ficou provado que dificilmente acontecerá sempre que os dragões estiverem em apuros. O Arouca vencia ao cair do pano e foi precisa muita estaleca emocional para resistir a 22 minutos de compensação, onde houve um penálti revertido, outro defendido pelo guarda-redes arouquense e um golo aos 21 minutos desse tempo, que deu o empate ao Porto no meio de uma pressão a qualquer preço. Os dragões só não ganharam porque não tinha mesmo de ser! Que foi uma vergonha lá isso foi e o futebol saiu mal na fotografia. Que tristeza...


Eduardo Fidalgo, Linda-a-Velha

-----------------------------------------------------------------


O futebol é o momento ! Não sei quem foi quem inventou esta feliz expressão, mas, na minha opinião, a expressão faz sentido e acerta no alvo ! E o momento de Vlachodimos no Benfica chegou ! Mais tarde do que o desejável, mas chegou ! Se para pior, se para melhor, so o futuro o dirá.

Hoje todos os planteis são altamente profissionais e todos os jogadores que os integram têm que estar preparados para jogar, seja qual for o momento. Por isso, se o jogador está em forma joga, se não está em forma não joga ! Simples ! O momento.

A gestão emocional da equipa ou deste ou daquele jogador, pode pedir em momentos específicos outra atitude, mas a matriz tem que ser esta.

Estar a defender hoje um atleta, qualquer que ele seja, porque, no passado, marcou um golo que deu um titulo, ou fez uma defesa que evitou uma derrota, é tão errado como pensar-se que quem jogou contra o Bayern de Muller, Beckenbauer e Sep Maier conhece a forma de jogar do Bayern actual. É visível, no entanto, que a generalidade dos comentadores, não consigo discernir se é por RS não frequentar as tertúlias, não promover fugas de informação, se por corporativismo, ou simplesmente por mal disfarçado chauvinismo, parece estar com RS atravessado na garganta, depois deste ter tido a « desfaçatez » de criticar publicamente Vlachodimos, pela sua deficiente prestação desportiva no jogo do Bessa, como se isso não tivesse sido testemunhado pelos benfiquistas, e ter decidido que era chegado o momento de promover a sua substituição.

Pelo que tem visto da equipa, a situação está resolvida em termos de balneário, e a solução está aí ao virar da esquina.

Desde o início, desde a sua chegada a Portugal, foi visível que RS não se orienta propriamente pelos mesmos critérios e padrões dos seus congéneres portugueses. Foi por isso, julgo, que Rui Costa, em boa hora, resolveu não apostar em treinadores nacionais. Não porque não tenham qualidade. Simplesmente porque o Benfica precisava de mudar de paradigma.

É claro que todas as decisões estão sujeitas a escrutínio e à consequente critica. Mas, por amor de Deus, nem Vlachodimos é mártir, nem RS o seu algoz !


António Gomes Martins


-----------------------------------------------------------------


Uma das maiores estrelas do Man.City, revela que, "a fome de bola" que sempre demonstra nos jogos, é resultado do facto de dormir bem:a qualidade do sono é fundamental.

É um dos segredos para o seu alto rendimento desportivo.



Francisco Espada - Aljustrel


-----------------------------------------------------------------


O meu saudoso pai dizia muitas vezes que se pusermos um doutor um padre e um carroceiro a assistir a um jogo de futebol passado pouco tempo nao sabemos quem e quem.

Vem isto a proposito das cronicas de um doutor, adepto do Benfica, de forma o mais elegante possivel ir distribuindo insultos sobre os adversarios, nomeadamente os pertencentes ao F. C. do Porto.

Quando estes exemplos vem de pessoas instruidas e com responsabilidades (nao esquecer que este senhor ja foi ministro!) como podemos pedir urbanidade e respeito ao comum dos adeptos?


Jose Joaquim de Carvalho Peixoto, Vila Nova de Gaia


-----------------------------------------------------------------


O mercado e o capitão 
O mercado de transferências tem de ser revisto a curto prazo, sob pena de desvirtuar a verdade desportiva.
A continuar como está mais valia não fechar.
Fechou e a ala esquerda do Benfica ganhou profundidade; a união dos dois médios ganhou coesão; o João Mário ganhou consistência ofensiva e defensiva; o Musa ganhou capacidade defensiva; o Rafa mantém-se supersónico, e o Di Maria letal.
Ah, e também acabaram os amuos e os posts dos jogadores e respectivos familiares. 
Uma palavra especial para o Fredrik: que consistência, que maturidade, que ritmo. Para capitanear uma equipa não é preciso braçadeira.
Quanto à vitória: normal, mas pecou por escassa.


Rui Pedro Pinheiro- Guimarães 


-----------------------------------------------------------------


O Benfica já tem um bom lateral esquerdo e contratou outro bom para quê?

Era melhor ter contratado o guarda redes do Arouca, pelo seguinte. 

Aurnesres, tem que jogar sempre e como não pode jogar na frente onde rende mais e porque tem que tirar um lugar as vacas sagradas, joga a defesa esquerdo ou direito. 

Por isso digo que um guarda redes, que até defende penalty's, seria a melhor opção

Ah, penso que já era tempo de pôr o novo guarda redes a jogar. Para mim o Samuel Soares nem na equipa B tem lugar e vejo todos os jogos do Benfica 


Constantino Batista


-----------------------------------------------------------------


Já não há praticamente nada a dizer sobre os convocados para a seleção. Felizmente que a convocatória saiu, quase desapercebida, no meio de um mercado em ebulição, muito mais interessante, e, depois, resta esperar que os jogos das seleções passem, para voltarmos ao futebol que nos dá gosto. Não sei se os jogadores são convocados por fotografia, simpatia, ou outros critérios análogos ou surreais, como seja o do apoio psicológico. Duvido que seja por critérios de rendimento futebolístico. Convocam-se jogadores que não jogam (Félix) jogadores de campeonatos pouco competitivos (Arábia), jogadores que têm comprometido (Patrício), etc, etc. Sempre as mesmas caras, enquanto excelentes jogadores, em boa forma, nomeadamente a jogar em Portugal, que é um estigma para a FPF, ficam "no tinteiro". Sempre o mesmo, até à náusea. É uma pobreza de espírito.


Pedro Prista Lucas, Colares


-----------------------------------------------------------------


Ainda Vlachodimos

Li no Jornal A Bola de hoje que o treinador do SL Benfica terá dito agora está totalmente clara a situação na baliza. Cinismo atroz. A situação da baliza do Benfica sempre esteve  clara e bem clara, ele é que a tornou escura com o seu sentimento de rancor e vingança para com Odisseias Vlachodimos, um atleta exemplar durante os cinco anos ao serviço deste clube, nos quais contribuiu para tantos títulos ganhos, o que, de certeza, este treinador não virá a conseguir.

A falta de vocação para lidar com o ser humano não parece ser apanágio de Roger Schmidt como agora se verificou.

O egocentrismo não é bom conselheiro. Esperemos para ver o que vai dar a atitude agora tomada de retirar a João Mário o direito de marcar os penaltis, ele que sempre foi o melhor marcador destas faltas, para entregar essa faculdade a Di Maria. Aguardemos.

Resta-me lamentar o silêncio do Presidente do Benfica ao não fazer ver ao treinador que, neste clube, ainda há quem mande.

Desejo a Odisseias Vlachodimos as maiores felicidades na nova vida que agora inicia.


Alberto Fernando - Penafiel 


-----------------------------------------------------------------


O selecionador Roberto Martinez vai estar na mira das críticas depois de anunciar a convocatória para os próximos compromissos da seleção nacional e, na minha opinião, justificadamente. Se algum dos dois jogos correr mal, vai ficar debaixo de fogo. 

A convocatória de jogadores que atualmente nem estão a jogar, apenas com a justificação de que precisam de ser apoiados, é das coisas mais ridículas que ouvi. Cancelo e Félix talvez nem tenham culpa das situações em que se encontram mas serem convocados para lhe darem uma mãozinha amiga não faz qualquer sentido. Se estivéssemos a falar de jogos amigáveis ainda vá, agora em jogos a doer, um deles fora, é um grande risco e tem tudo para correr mal.

Depois, não convocar Pepe e convocar Toti Gomes que é suplente no seu clube, não se percebe. Para além disso, não ter um único defesa esquerdo de raíz e dizer que os seus pontas de lança são só Cristiano Ronaldo e Gonçalo Ramos que, ao que parece, até está lesionado, é algo estranho. Será que não encontra nenhuma alternativa credível e em boa forma para todas essas posições? Porque não Nuno Santos, porque não Pote, porque não Bruma, porque não Paulinho e, ainda, porque não começar a olhar para um ponta de lança jovem, robusto, rápido e potente que acaba de chegar à Premier League de nome Beto...se calhar já merecia uma oportunidade.

Muitas contradições e incoerências da parte do selecionado nacional que vai correr um enorme risco...veremos como corre.


José Gaspar, Carcavelos


-----------------------------------------------------------------


No Estádio do Futebol Clube de Vizela, o Futebol Clube de Vizela recebe a visita do Gil Vicente Futebol Clube, jogo que abre a 4ª. jornada da Liga Portugal Betclic. FC Vizela, que ainda procura a primeira vitória na presente época. Os dois emblemas vão-se encontrar pela 3ª. vez. Nos dois últimos encontros registaram-se dois empates, na época de 2021/22, resultado de 1-1 e na época de 2022/23, registo de novo empate de 2-2.


MÁRIO DA SILVA JESUS


-----------------------------------------------------------------


Conhecida que é a composição dos vários grupos da Champions é mais ou menos evidente que dos clubes portugueses aquele que que parece ter a tarefa menos difícil é, como quase sempre, o FCP.

O Benfica, não tendo um grupo teoricamente tão acessível, vai encontrar adversários que também não fazem parte do grupo dos tubarões, mas que disputam ligas mais competitivas e, por isso, mais habituadas a jogar no ritmo mais intenso.

Por outro lado, o SCB terá tarefa bem difícil, quer em resultado das equipas que lhe calharam no sorteio quer pela sua pouca experiência em competir nesta prova, apesar de ter contratado este ano jogadores habituados aos grandes palcos, como é o caso de Pizzi, Moutinho e Fonte.

Aliás penso até que, para o futebol português, pela questão da pontuação para o ranking da UEFA teria sido melhor o Braga disputar a Luga Europa, prova onde teria mais hipóteses de pontuar. Mas claro, 30M nos cofres arsenalistas, são muito bem-vindos.

E pronto, agora é jogar e esperar alguma sorte, que também faz parte.


Antonio Gomes-Martins


-----------------------------------------------------------------


O sorteio da fase de grupos da UEFA Champions League vai colocar à prova o potencial futebolístico das armadas lusas. Chega de choramingar por que saiu este ou aquele tubarão. Chega de lançar farpas aos adversários caseiros porque foi bafejado pelo sorteio. Espero que o Braga faça boa colheita já que o Benfica, Porto e Sporting pouco têm feito nos últimos anos. Enquanto as equipas portuguesa venderem bons jogadores e comprarem peixe miúdo, não há anzol que pesque jogador de topo. O que fazem ao dinheiro das vendas é assunto que os sócios dos três grandes deviam questionar nas Assembleias Gerais.


Ademar Costa, Póvoa de Varzim


-----------------------------------------------------------------


Exmo. Senhor,

Divulgada hoje, da Cidade do Futebol, a lista dos convocados, para os próximos compromissos, que Portugal, vai ter no dia 8 de Setembro, frente à Eslováquia, em Bratislava, e no dia 11 de Setembro, frente ao Luxemburgo, no Estádio do Algarve, jogos referentes ao Grupo J, de apuramento para o Euro-Alemanha-2024: Fiquei um tanto ao quanto, com um certo amargo de boca, quando o nome de Paulinho, jogador do Sporting CP, e melhor marcador da Liga Portugal, ter ficado de fora dos nomeados pelo selecionador Roberto Martinez. O que é necessário, para Paulinho e “homem-golo” do momento, é ser chamado à seleção de Portugal. Ou então provavelmente o selecionador que comanda os destinos da seleção de Portugal, desconhece que existe Paulinho, o melhor marcador da LIga Portugal. E, já internacional.


MÁRIO DA SILVA JESUS, Odivelas


-----------------------------------------------------------------


Espertezas saloias e xicos espertos. No tal clube onde o seu presidente ditou regras de bom comportamento e moralidade, a coisa está a dar para o torto. 

Em Abril ou Maio, o Fernando Gomes, calma, não é o da FPF, é um dos muitos vices lá da zona, afirmou que o clube tinha que fazer 50 milhões em vendas, até final de Junho. Entornou-se o caldo com estas afirmações. Tentando realizar algum dinheiro, fizeram um saldo manhoso, e baixaram a mercadoria para os 40M . Como aquilo é um clube onde ninguém se entende e poucos o compreendem, não apareceu nenhum clube interessado, pois era  barato demais, como prova do que escrevo, bastou aumentaram a coisa para os 60 milhões e foi logo vendido, com umas contas de sumir à mistura, onde meteu bancos, %, e comissões, Isto é que é marketing, á moda da tripa.

Ontem foi um dia cheio de espertezas e de xicos. O Bahia afirmou que tudo está pronto para o Taremi sair. passados 2 minutos, veio o tal canal dos emails, dizer:- não, já não sai.  pois o jogador não aceita só o 1,5 M limpos por época, e tendo em conta que o scp tem lá o Rafael Camacho a ganhar 1,75M limpinhos e já não joga na equipa principal desde 2020, o Taremi sentiu-se ofendido. Vejam esta esperteza, alguém acredita que um clube oferece um salário

 mais baixo, que o mesmo aufere no clube onde joga? 

Na época passada o xico, filho do treinador, foi para os países baixos, pois também não é muito alto. Saiu por o seu ordenado ser um dos mais baixos do plantel e dizem que foi ganhar 1,5M limpos. E AGORA?  o rapaz vai voltar(dizem) por empréstimo e o clube vai pagar-lhe o ordenado por inteiro, com um aumento de 200%. E mais, saiu por 5 M e agora se o clube do pai o quiser comprar, vai ter que pagar 15 M ao Ajax.Claro que isto dá dinheiro a muitos. se antes havia o empresário filho do presidente, agora há o empresário pai do jogador. Calma, pois vai haver sempre um Pinho, que vai tapar a visão daqueles que querem ver algo. Tipo o poste que o Verissimo tem á sua frente quando apita os jogos deles 

De bons comportamentos e moralidade não estou a ver nada. mas que há por aqui muita esperteza saloia e xicos espertos, isso há.


Pedro Alexandre, Alcafozes.     


-----------------------------------------------------------------


O fim do apoio de todos nós


O seleccionador Roberto Martinez arrasou numa convocatória a credibilidade e o apoio de todos à selecção portuguesa. O que é muito mau. Convocar jogadores que não jogam, outros suplentes nos seus clubes, alguns com lesões recentes é de uma bizarria notável. Levanta celeumas não necessariamente clubisticas, levanta suspeitas razoáveis, desagrada à maioria. Estilhaçou expectativas, quebrou o sortilégio de a selecção ser a equipa de todos os portugueses. Numa equipa com esta dimensão não se pode falhar tanto. Mesmo que ganhe os jogos, ganhará. Já perdeu foi a nossa confiança. Futebol também é isto.


Costa e Cruz, São João da Caparica


-----------------------------------------------------------------


A réplica 
Tudo começou quando o Benfica entendeu adjudicar a construção do complexo do Seixal a uma empresa denominada Britalar.
O relacionamento entre o Benfica e o actual presidente do Braga, que era sócio da referida Britalar, foi desastroso. 
Para além dos processos judiciais que correram pelos tribunais com queixas de incumprimento contratual mútuo, o Benfica abriu a caixa de Pandora do conhecimento para o actual presidente do Braga. Esse conhecimento levou-o a replicar tudo aquilo que de bom se fazia no Seixal e na SAD, e que ainda hoje mantém em funcionamento e deu os frutos que estão à vista na árvore minhota.
Quantas vezes deixamos entrar em nossa casa quem não devemos? Quantas vezes temos ao nosso lado “amigos” que só recebem e não dão nada em troca? Foi o replicar do conhecimento da operação desportiva e financeira do Benfica que fez com que o Braga tivesse um crescimento muito superior à sua capacidade.
O que mais me incomoda é que as atitudes de quem cospe no prato que comeu, seja pelo aumento do valor dos passes quando o Benfica era o interessado em algum jogador do Braga(Al Musrati), pela “patifaria” no processo do Horta, e não menos importante nos gestos do presidente do Braga no estádio da Luz, e também no impedimento de adereços no seu estádio, não tiveram a reacção que se impunha.
Não é que o benfica vá de modas, porque deve é criá-las, mas temos visto jogadores a recusarem jogar para serem transferidos para outros clubes, com resultados práticos (veja-se o que aconteceu com um jogador do Famalicão que nem sequer precisava vender). Porque é que o Benfica não forçou como devia a contratação do Horta? E, em resposta a esse processo vergonhoso, porque não desviou o Bruma para não só colocar o presidente do Braga em sentido, como para reforçar uma ala esquerda debilitada? 
Às vezes o Golias também tem de atirar pedras aos Davis desta vida, não vá um lembrar-se de construir um pedreira…


Rui Pedro Pinheiro- Guimarães 
 

-----------------------------------------------------------------


Mesmo em momentos de êxtase não nos é permitido tudo, 

Aproveitando estas palavras do conhecido Proença, caso me deixem vou acrescentar algo mais. Parece-me que aos árbitros tudo é permitido, vejamos que só ainda passou a 3ª jornada e quantos momentos destes os árbitros já tiveram. Eu até não digo êxtase, eu digo de anestesia, pois estes Srs, quando apitam certos clubes, parecem que estão mesmo anestesiados.pois não olham para os lances com olhos de ver. 

O grande mal, é que em todos os começos de épocas os árbitros parece-me que são mandatados, obrigados, e ou ameaçados, a segurarem certos clubes cá em cima, para que os mesmos não caiam para o meio da tabela. Isto passa-se há muitos anos. O tal comunicado do CA onde o scp ganhou com um golo fora de jogo, e até ainda está invicto para orgulho dos seus adeptos, esse comunicado não é virgem, pois há umas duas ou três épocas, o mesmo conselho foi obrigado a reconhecer, que há 12ª jornada, já tinham havido 9 erros graves de arbitragem, e o todos eles a beneficiarem o mesmo. e infelizmente a saga continua. A artimanha nisto é simples de ver, muitas vezes não é preciso favorecer o tal clube descaradamente, basta prejudicar o SLB e a coisa compoem-se . 

Já houve vários gritos de aviso que o SLB não pode ser campeão. pois com o poderio económico que tem caso vá buscar mais esseS 80 milhões à UEFA, todos os outros ditos grandes(pensam) ficam irremediavelmente para trás. Este aviso foi feito por um jogador, que gosta muito do scp, mas ama o fcp, e só saiu do scp, porque o Sr. João Rocha não lhe dava mais que 2 mil contos por ano, mas lá cima davam-lhe 5 mil/ano, e talvez por isso e por outras, é que o clube está como está financeiramente- 

Desculpem-me mas tenho que ir regar umas couves, e só para terminar aviso-os:- Se pensam que o tal apito dourado acabou, estão ,muito mas muito enganados..


Pedro Alexandre, Alcafozes        


-----------------------------------------------------------------


Paulinho renovado e melhorado é o que se tem visto neste início de época.

Com veia goleadora, promete fazer um excelente campeonato. O Sporting rejubila e... a Liga agradece.



Francisco Espada - Aljustrel


-----------------------------------------------------------------


 Também no reino do futebol profissional há que ter muito cuidado com o “politicamente correto”. Há verdades instaladas que é perigoso pôr em causa – e uma delas é o grande progresso, em termos de verdade desportiva, que a introdução do VAR representa. Os vários pequenos (ou grandes) escândalos que o uso do VAR tem proporcionado não abalaram minimamente essa convicção instalada e consolidada. Certo: a exigência de que a bola esteja inteiramente para  lá do risco de baliza é, em muitos casos, impossível de verificar pela perceção humana com absoluta segurança sem o “olho” eletrónico. Podem estar em causa centímetros cuja relevância desportiva é evidente. O problema é que o VAR deu azo a perversões antidesportivas, como é o caso do “fora-de-jogo milimétrico”, em situações em que, de modo mais ou menos fortuito, um cotovelo ou um ombro, dependendo da atitude corporal do jogador, e não da sua verdadeira posição em campo, servem para inutilizar momentos de futebol do bom – daquele que se concretiza na marcação de golos –, não pela perceção do árbitro, mas pelo traçado das famosas linhas do VAR.  Todas as equipas foram, num momento ou noutro, vítimas e beneficiárias deste absurdo. A lei 9 do código do futebol diz, singelamente, isto: “Um jogador encontra-se em posição de fora-de-jogo se estiver mais perto da baliza adversária do que o penúltimo adversário no momento em que o passe for feito por outro companheiro de equipa”. Pode dizer-se que esta situação ocorre quando, num molho de jogadores, um avançado abre os braços e um dos cotovelos, em certo milésimo de segundo, excede em 5 centímetros uma linha desenhada por uma máquina – linha essa que seria decerto diferente se fosse traçada dois milésimos de segundo antes ou depois? A lei do fora-de-jogo, na sua pureza, tem um sentido desportivo claro, que não se discute – mas que degenera totalmente quando se põe de lado a perceção humana (do árbitro), substituindo-a por uma máquina que nada percebe de futebol.


António Monteiro Fernandes, Caxias


-----------------------------------------------------------------


Prémio Neno 
En passant, porque demasiado escondida e sem o relevo devido, li a notícia que o Benfica ganhou,
pelo segundo ano consecutivo, o prémio Neno fair-play.
Bem haja um regulamento credível!
A simbiose entre a homenagem ao homem que deixou saudades em toda a gente, e em particular no futebol, e o que representa este prémio é digna de registo e devia ser devidamente divulgada.
Não foi e é pena.
Continuem a dar relevo a comentários ou posts das mulheres dos jogadores, aos amuos nas substituições ou convocatórias, a inventar factos desportivos, e principalmente a escamotear e branquear lances azuis e verdes que se vão repetindo a cada jornada.
Exige-se que o Benfica defenda o 39 campeonato com luvas de ferro, para que nos festejos do Marquês possamos rever aquele sorriso fantástico ao som do disco Neno Neno Neno.


Rui Pedro Pinheiro- Guimarães 


-----------------------------------------------------------------


Ao ler na "abola" de hoje-4.f.- há uma curiosidade na pág.25 que me fez dar um sorriso. EXPLICAÇÃO:

Em Itália, no jogo Juventus/Bolonha de domingo passado o árbitro não assinalou evidente pênalti contra a JUVENTUS, estando o resultado em 1/0 para o Bolonha e já eram decorridos 71'. O VAR " fingiu" que lhe entrou poeira nos olhos e não alertou o árbitro para ao menos verificar no ecrã...

Agora é só constatar o que lá aconteceu:  suspensão de 2 meses a ambos ( vão p'ra JARRA)...

Então fui aos meus apontamentos e notei que o já "famoso" GUSTAVO CORREIA, da AFPorto, não teve hesitação ,nem dúvidas ,em assinar pênalti contra o Benfica no jogo com o Estrela. Claro que a vontade era tanta que foi corrigido no ERRO pelo var, também da AFPorto...

Agora o espanto!!! Este manhoso GUSTAVO CORREIA,super-dragão,  nada viu na patada que o Eustáquio do FCP deu no jogador do Rio Ave: não partiu a perna por acaso , logo aos 8'de jogo.Nem sequer alertou o árbitro para o normal visionamento posterior do lance...

Ele há cada coincidência!

Já agora: o famigerado CA fez o quê!? Pois, pois!!!

Aproveito e gostaria de saber por que razão os jogos do FCPorto são sempre com alguém da arbitragem/Var ,do círculo Porto/Aveiro ?

E para a "encomenda" ser completa, o SLB tem constantemente arbitragem, ou VAR ,de AFPorto//Aveiro. É mesmo azares!

É só consultar o que se passou até agora nestes jogos da Liga...


Sérgio Joaquim Vassalo Calado, Alfornelos


-----------------------------------------------------------------


O Benfica não deve nada a Odisseias Vlachodimos ! Enquanto jogou cumpriu com as suas obrigações, umas vezes muito bem, mas nem sempre bem. Sofrer 217 em 225 jogos está muito longe de ser um registo de que um G-R de topo se possa orgulhar.

Na novela em que alguns querem transformar este assunto, já muitos analisaram quem é que esteve mal, quem é que esteve bem, se foi assim ou se foi assado. Sem qualquer menosprezo pelo Homem, acho que o jogador não vale tanta discussão nem tanta tinta … É óbvio que não voltará a haver tranquilidade, quer seja no balneário, onde OV se sente mais do que todos os seus colegas, em particular os G.R’s, a ponto de não aceitar ser suplente de nenhum deles, quer seja entre clube e adeptos, e mesmo entre estes, enquanto OV não for vendido ou … “dado” ! Sim, dado !

Neste momento a presença do guarda-redes alemão, pelo ruído que sempre causará a sua presença, quer seja em campo, onde as suas defesas serão arma de arremesso contra o treinador, seja no banco, onde as câmaras das TV’s procurarão do principio ao fim apanhar algum trejeito, algum sorriso, algum comentário quando o guarda-redes que estiver a jogar falhar uma intervenção. Para os nossos “amigos” da Cofina isso seria, até um presente fantástico : dar-lhes matéria para explorar inventadas divisões, sórdidos jogos de bastidores, contos e ditos de empresários, rede social da esposa etc etc .

Isso faz com que o Benfica ganhe mais sem ele do que com ele. Por isso, a hipótese de sair a custo zero, se não aparecer ninguém disposto a pagar o seu passe, deve ser encarada pela direcção como uma forte possibilidade. No actual estado em que estão as coisas, o Benfica ficará sempre a ganhar ! E isso é o que nos interessa.


Antonio Gomes-Martins


-----------------------------------------------------------------


A não demissão de Rubiales é um enigma. Qualquer pessoa com dois palmos de testa já teria percebido o seu fim certo e a saída mais airosa seria um pedido formal de desculpas, acompanhado da demissão. Todas as instâncias oficiais vão despejar sobre Rubiales a coragem que não têm contra Putin. Sempre é mais fácil, combater um beijo inoportuno que um criminoso de guerra, não é verdade? E, perante esta característica humana tão evidente, torna-se um verdadeiro enigma a não demissão de presidente suspenso. Os próximos episódios e o seu desfecho são claros como a água do Reno em tempos passados.


Pedro Prista Lucas, Colares


-----------------------------------------------------------------


ainda vamos na terceira jornada da liga 2023/2024  de futebol os casos e mais do mesmo os srs.do apito actuam a seu belo prazer com decisoes na defesa das suas supostas cores.a palhacada comecou no bessa boavista/ benfica expulsão de Musa  Atleta do benfica claramente  injusta saltamos ate campo maior casa pia /sporting golo fantasma vitoria do sporting.viajamos ate alvalade cenas de cotoveladas que aconteceu o normal o praticante de artes marciais levou um amarelo sendo  vctor  gyokeres reincidente no mesmo jogo continuou em campo.viajamos ate vila do conde rio ave/fcporto.eustaquio autentico pontapeador de bolas paradas apanhou as pernas de Guga pensando ser a bola que nao estava em baixo mas sim em cima fou continuando a sua actuacao faltosa  que aconteceu nada rigorosamente nada portanto e mais do mesmo os senhores do apito sao intocaveis e o sr.Fontenelas esta no cadeirao a ver banda passar.se for esta a forma de gerir mais um campeonato proteger os mesmos do costume que depois veem fazer se de vitimas entao como adepto deste desporto maravilhoso.lamento  estar muito mal entregue ainda estamos só no principio


Álvaro Marujo, Laranjeiro


-----------------------------------------------------------------


Subscrevo inteiramente as opiniões do Sr. Jorge André Silva, de Braga.

Durante os últimos meses, o Benfica deu a entender que queria contratar um guarda-redes para eventualmente “competir” com o Vlachodimos pela titularidade. Contudo, parece-me que o que o Benfica queria era ver-se livre de um guarda-redes, que independentemente de eventuais erros cometidos (existe algum guarda-redes que não tenha cometido erros?) foi fundamental no último ano na baliza do Benfica com defesas monumentais. Nunca ouvi um elogio público por parte do Sr. Schmidt.

O treinador tem o direito e o dever de falar com os seus jogadores sobre o jogo, MAS NO BALNEÁRIO.

No meu entendimento, como jogador que foi, o presidente Rui Costa, deveria em particular ter falado com o Sr. Schmidt sobre o assunto (não sei se o fez).

No futebol, quando uma equipa ganha, ganham todos, quando perde, perdem todos.

Parece-me que o Sr. Schmidt quer tirar a sigla E PLURIBUS UNUM do emblema do Benfica.

Benfica sempre.


António Silva

-----------------------------------------------------------------


Parece aproximar-se a, por muitos, ansiada hora de Vlachodimos abandonar o Benfica, na sequência de um processo que tem vindo a ser amplamente dissecado 


Seguir-se-á a "crucificação" de Samuel que já vem sendo alvo de críticas veladas e que, pelo que se vai vendo, dificilmente será consensual nos tempos mais próximos.


Resta esperar que Trubin seja mesmo bom e não "meta água" nas primeiras impressões (um simples pontapé de baliza mal executado deverá ser suficiente). Em caso contrário, estaremos perante uma espécie de "Roberto-parte 2".


A tudo isto acresce um plantel vasto que, em princípio poderia permitir um variado leque de opções, mas constituída por jogadores que não parecem preparados para conviver com a situação. Ainda por cima com a nova moda do "apoio das namoradas".


O ruído proveniente deste conjunto de situações indicia a possível existência nas proximidades da equipa duma nova geração de "infiltrados".


Os adeptos são permeáveis a este tipo de situação e a aparente indiferença da Direcção, minimizando claramente o que se passa, também não ajuda.


O treinador alemão também parece ter-se esquecido do sítio onde está. Na época passada, para desespero de muitos,  não deu hipóteses, mas este ano está a perder-se em explicações e justificações que deviam ficar no foro interno.


Os mais optimistas preferem entusiasmar-se com aquilo a que  chamam o fim de uma dinastia de mais de 40 anos que levará a profundas alterações no ambiente do futebol português. Ora isso é uma coisa que se "nota" perfeitamente. Basta ver os resumos de alguns jogos e ouvir os comentários respectivos...


Rogério Santos, Lisboa

-----------------------------------------------------------------

Uma Odysseia sem precedentes

O caso Vlachodimos demonstra a má gestão de Roger Schmidt e da direção do Benfica.

Com a contratação de Trubin ficou evidente que Vlachodimos deixaria de ser a opção principal. O valor da contratação de Trubin já o denunciava.

O treinador do Benfica foi duro nas críticas ao até então guarda-redes titular.

Os 3 golos sofridos por Vlachodimos são, num primeiro momento, fruto de erros defensivos.

Schmidt usou o argumento de forma ridícula, demonstrando que não analisou bem o jogo e os lances que deram origem aos golos.

Mesmo que a culpa tenha sido do guarda-redes, não é publicamente que se fala e critica um jogador. Muito menos da forma como foi feito.

O treinador dá a cara pelo coletivo nos bons e maus momentos. Acima de tudo, deve defender o seu coletivo.

Este episódio pode abrir um problema sério para a equipa encarnada.

Importa salientar que Vlachodimos foi determinante para a conquista de títulos e boa campanha europeia do Benfica.

Tudo isto parece um caso de ingratidão e de falta de honestidade e coerência.


Jorge André Silva, Braga


-----------------------------------------------------------------


Se o número 8 é o da sorte para os chineses ,também o foi para Eustáquio pela forma grosseira como carregou sobre Boateng. O árbitro com” os olhos em bico” não viu o lance perigoso que valia o vermelho directo. Assim não há verdade desportiva. Assim é fácil inclinar o campo. Não se compreende como a Federação Portuguesa de Futebol não toma posição perante uma entrada daquele calibre. Não quero dizer que o Rio Ave naufragou por causa daquela falta não punida, mas que quebra um pouco a moral não há dúvida. Vamos na terceira jornada e os lances polémicos vão condicionar os jogos seguintes mais para as equipas de arbitragem, porque os jogadores faltosos não têm emenda.


Ademar Costa, Póvoa de Varzim


-----------------------------------------------------------------


Na edição deste jornal de 9.Julho, Diogo Luís, premonitório escrevia “(…) a presença na Champions é uma questão de sobrevivência para a administração portista” !

Pergunta-se : qual é a parte desta frase de que a administração do Benfica não entende o sentido ?

Caso alguém não se lembre, estamos a falar do clube que foi capaz de, pelo menos, se aproveitar do produto do roubo do hacker Rui Pinto, para, viciando o sentido dos emails obtidos de forma fraudulenta, desencadear a mais negra e vil campanha de que há memória no desporto e na sociedade portuguesa, com o objectivo, confesso e premeditado de destruir o nome, o prestigio, quando não o próprio Sport Lisboa e Benfica.  Ora, quem é capaz de tentar beneficiar duma pratica criminosa para destruir um adversário, O INIMIGO, é capaz de usar tudo e todos, para atingir este ano o titulo. Para o fcp este ano é ano de “titulo ou morte”!

Não interessa, agora, aqui, escalpelizar as questões financeiras que colocam a SAD portista na iminência da bancarrota, da falência ! Interessa sim, que os principais adversários irão lutar com uma organização e pessoas, que sempre se deram bem com as tramas de bastidores do futebol e que são capazes de todos os truques baixos para atingirem os seus fins. Ainda para mais, quando a sobrevivência do clube, significa a sobrevivência dos próprios.

Assim, os benfiquistas exigem que a sua SAD e, em particular, o seu gabinete de comunicação, sejam mais pró-activos na denúncia dos casos lesivos da verdade desportiva que têm como sempre, como protagonistas por um lado o FCP (e o SCP) e por outro o Benfica.


Antonio Gomes-Martins


-----------------------------------------------------------------


A mesma FIFA que é presidida por esse poço de cinismo que dá pelo nome de Infantino, aquele que organizou e defendeu a realização do último campeonato do Mundo no Catar, país cujo regime político, como bem sabemos, é uma democracia especialmente dedicada à defesa dos direitos das mulheres, vem agora, suspender por 30 dias o boçal do Senhor Rubiales pelo “ósculo da traição a Hermoso”. É claro que hoje em dia, há muito mais movimentos de defesa das mulheres e das minorias, do que da educação e dos bons costumes, pelo que toda esta exaltação em torno da estupida e grosseira, criminosa até, atitude de Rubiales, se justifica e certamente não fica por aqui.

Mas a mim, confesso, o que me deixa atónito é a forma como a sociedade espanhola e as demais, parecem conviver com toda a naturalidade, com o gesto absolutamente boçal e ignóbil que o presidente da RFEF tem no camarote, onde se encontrava, entre outros, a Rainha Letícia, levando as mãos aos genitais num gesto absolutamente inqualificável, mas suficiente para desqualificar o seu autor, para frequentar ambientes de gente educada e responsável.

A Mãe de Rubiales faria muito melhor se, em vez da greve da fome, pelo filho “vitima” da sua própria má educação, mostrasse essas imagens ao filho acompanhadas de um par de estalos, que era para ele aprender a comportar-se como gente civilizada.


Antonio Gomes-Martins


-----------------------------------------------------------------


Inteligência artificial
As arbitragens já não olham a meios para atingir os fins que pretendem e que estão à vista de todos.
Os órgãos que regulam o futebol acham que o adepto português é estúpido? Não ousem sequer pensar que mais cedo ou mais tarde  a revolta não chega ao futebol, porque pode tardar mas não vai faltar!
O apito está negro, e não é de luto. Eu sempre disse que o VAR no campeonato português ia ser pior a emenda do que o soneto. Aquela linha no Sporting-Casa Pia (e quantas outras escondidas) tinha de obrigar a novo jogo, nem que o Casa Pia não quisesse! Que diferença há entre a expulsão directa do Musa e o lance de ontem do Eustáquio que nem amarelo levou? 
Se os regulamentos são suicidas, terá de haver mão governamental para evitar uma desgraça. Defender estes regulamentos e esta gente é defender a morte do futebol português.
Não tarda também no futebol estaremos na cauda da Europa. Metam a cabeça na areia e fiquem à espera que o circo pegue fogo.
O que se viu e ouviu ontem na boca de um ex-árbitro a comentar o lance no final do jogo na Sportv, e os ângulos que foram mostrados na grande penalidade aos 91 minutos de jogo são elucidativos da podridão do nosso futebol.
Se até o SCP, que vem sendo levado ao colo de três em três pontos, lança um comunicado sobre o que se passou no jogo de ontem, porque raio têm de ser Benfiquistas como eu a ter de vir defender o clube? Chiça, que já não se aguenta!
Isto já não vai lá com árbitros estrangeiros. Ao fim de 8 dias ficavam iguais aos daqui, até porque quem comanda são os que deram origem a isto tudo.
Seria, em bom português, mudar apenas as moscas.
A proposta de introdução da inteligência artificial na arbitragem caía que nem gingas. Era vê-los a rabear como baratas tontas com o tacho a arder…


Rui Pedro Pinheiro- Guimarães 
 

-----------------------------------------------------------------


Sinceramente que tenho procurado vislumbrar, onde é que, em jogo desta última jornada da Liga, o jogador do Rio Ave, Costinha, cometeu falta para penálti sobre Galeno, do FC Porto, e ainda não o consegui perceber. Disputas na área há em todo o lado, toques entre jogadores também, mas aí prevalece a conveniência do toque, para uns mais acentuado, para outros menos, de que depende a marcação de uma falta para castigo máximo. Neste caso, não houve empurrão, nem derrube, nem mão na bola, antes há dois jogadores que disputam uma jogada. O do Rio Ave, pasme-se (?), ainda ficou largos minutos no chão, o que pressupõe que uma eventual carga foi do atacante não do defensor. Estaremos perante um erro de Fábio Veríssimo sobre o qual o Conselho de Arbitragem não se quis pronunciar de imediato, como lembrou o Sporting. Sendo a marcação deste penálti um erro, como é minha convicção, foi contudo muito útil para o FC Porto,  que assim desatou um jogo que lhe fugia, iniciando a caminhada para mais uma vitória nos descontos. Chama-se a isto erros bem vantajosos para alguns...que na Liga são os do costume.


Eduardo Augusto de Sousa Dias Fidalgo, Linda-a-Velha 


-----------------------------------------------------------------


Um novo fenômeno mundial

A Liga saudita (saudi pro league) é uma liga árabe que nunca foi de grande interesse mundial e nunca agradou a jogadores de topo.

Nestes últimos anos, a liga saudita tem investido em contratações de jogadores de nome mundial. Os altos patrocínios e investimentos são apenas para fins político. A Liga Saudita é apenas uma questão de sportswashing, Essa atividade consiste na utilização, por parte de países, empresas ou pessoas, de ativos de grande valor com a finalidade de limpar a sua imagem. No início da temporada 22/23 um fundo de investimento saudita comprou os 4 melhores clubes do país: Al-Hilal, Al-Itihad, Al-Nassr e Al-Ahli. Este último, o Al-Ahli, é um clube que oscilava muito a nível competitivo e de resultados. Com estes investimentos, os sauditas transformaram o Al-Ahli numa grande potência que, a meu ver, não tem a mínima tradição no futebol saudita, muito menos no futebol mundial.

O futebol tem tomado um rumo que mostra que o dinheiro vence.

Hoje em dia, só se safa quem tem dinheiro e, por isso, um clube histórico  já não tem o mínimo valor. As novas potências globais são clubes geridos por pessoas que não têm o mínimo interesse na vertente desportiva dos clubes mas, apenas, querem saber da parte administrativa e financeira do clube. Já há uns anos tivemos um exemplo parecido com a liga saudita. Refiro-me à liga chinesa. Há algum tempo, a liga chinesa, tal como a saudita, começou a enviar propostas irrecusáveis para jogadores de renome mundial. Muitos foram pelo dinheiro e, ao mesmo tempo, pensavam que a China ia dominar o futebol. Com o passar do tempo, mostrou-se uma realidade bastante diferente daquela que esperavam. A liga chinesa tinha apenas alguns clubes bons, enquanto o resto era praticamente amador. É isso que está a acontecer na liga saudita. Existem 4 clubes de topo com grandes investimentos, enquanto os outros clubes do país são semiamadores. Ou seja, não têm as mínimas condições nos balneários, não pagam o suficiente aos jogadores, fazendo com que, mais de metade dos jogadores não receba mais do que o salário mínimo, fazendo com que mais de metade dos jogadores tenham de ter um 2° emprego para se sustentarem.

Este novo fenômeno no futebol merece uma atenção e reflexão redobrada.


Guilherme Soares, Braga


-----------------------------------------------------------------


É por demais conhecido o "amor" que Deco nutre pelo Benfica e pelos benfiquistas. A traduzi-lo a frase: "João? Há muitos em Portugal". Deco foi irónico, sabendo muitíssimo bem a que João se referia a pergunta. Isso de tentar amenizar a interpretação do facto, com a hipótese João Cancelo, não colhe. Há, com efeito, muitos Joões em Portugal. E no Brasil também! As hipóteses de transferência dos 2, Cancelo e Félix, tendo um adepto fervoroso do F C Porto a tratar do assunto, não vai ser fácil.


Pedro Prista Lucas, Colares


-----------------------------------------------------------------


Como estou sem palavras só escrevo isto:- 

Pobre e vergonhoso futebol. quando uma FPF, Liga, CD CA, árbitro, VAR e AVAR, resolvem dar a um presidente, um resultado feito, como prenda do seu 5º casamento. Simplesmente vergonhoso e inadmissível


Pedro Alexandre, Alcafozes


-----------------------------------------------------------------


Enquanto a novela Ody, por culpa de Schmidt, durar, este não pode estar isento de crítica. Tanto mais que foi ele que afirmou, a este propósito, que performance passada não importa na apreciação para a actualidade. Neste entendimento, ele próprio sugere que os benfiquistas esqueçam, neste momento, que ele foi campeão. Não interessa. E assim sendo, pergunto: actualmente Schmidt merece crédito, tendo em conta o que fez a Ody e as opções que toma? Como é possível comprar um guarda-redes caro, que nada garante mais que Ody, e Samuel ser titular? e Neres no banco? e Musa? e Aursners a lateral? e as opções na defesa? e Morato no banco? Para que veio Schelderup? Ody, pelos vistos, não chega como guarda-redes. E Schmidt como treinador? Embora goste de Schmidt, como gosto de Ody (que tantas saudades criou aquando da opção de Jesus por Helton Leite), à luz do seu critério, pergunto: e Schmidt como treinador, chega?


Pedro Prista Lucas, Colares


-----------------------------------------------------------------


Mesmo de férias, tenho evitado prestar muita atenção ao futebol. Tirando uma ida ao estádio do clube do meu coração, tenho tentado passar ao lado das novelas da silly season da bola. E porquê? Porque embora goste de correr atrás de uma bola desde pequenino, o ambiente que rodeia este desporto, tornado entretanto num negócio megalómano, é tóxico e pouco recomendável. É dificil acreditar na honestidade inteletual até de quem opina, direito que a todos assiste, essa pedra angular da liberdade de expressão. Mas quem o faz, diz o que pensa, ou é pago para dizer o que não pensa? Desde a injeção de capital da Arábia Saudita, nação até hoje mais sob os holofotes devido a ser um dos poucos países do mundo que não seguem a Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU, ou sob suspeita de albergar milionários que financiam grupos terroristas como o Isis e a Al Qaeda; à loucura que está a ser a gestão do caso Rubiales, secundarizando-se um feito histórico como uma conquista de um campeonato do mundo, e despromovendo até a modalidade e esta competição feminina (que pena não ter ganho a Inglaterra!); até à habitual desgraça que são as arbitragens da Liga Portugal, que ignoram agressões de Eustáquio na mesma semana em que Pinto da Costa passa impune nos órgãos de disciplina dessa mesma Liga escrevendo num editorial que "a culpa é sempre do FC Porto, mesmo que os assassinatos e as violações sejam praticados por membros de outros clubes». Fala-se muito da vergonha alheia, mas às vezes o melhor mesmo é alhearmo-nos desta vergonha.


João Duarte, Montijo


-----------------------------------------------------------------


Nunca jogaram à bola desde que usam calças. Nunca viram um treino tirando talvez dos filhos. Raramente vão aos estádios. Mas por um sortilégio fantástico sabem muito mais de futebol que os treinadores profissionais. Dominam tácticas geniais, infalíveis e com eles os jogadores renderiam o dobro ou mais. Por uma injustiça do universo não são treinadores. São pois  apenas treinadores de bancada. Proferem sábias palestras nos cafés e escritos geniais nas redes sociais. A mim fazem-me sempre lembrar aqueles curiosos que rodeiam os esforçados trabalhadores numa reparação urgente duma ruptura de água, que de braços cruzados ou com cigarro na mão, dizem que os que trabalham estão a fazer tudo mal. Porque sim. No caso do futebol têm graça. Entretêm-se. Sem eles não era diferente mas era mais monótono.

Futebol também é isto.


Costa e Cruz - São João da Caparica


-----------------------------------------------------------------


Quem viu o Boavista Benfica tem ainda na retina o lance que expulsou Musa, que esteve na origem da derrota benfiquista, o penalti cometido pelo jogador boavisteiro e os vários cartões amarelos exibidos aos benfiquistas.

Quem viu o Sporting com o Casa Pia e com Famalicão e viu, no primeiro, o golo mal validado por errada colocaçao das linhas de VAR e viu, agora, o que fez Gyokeres sem ter sido admoestado pelo árbitro, ficou de pé atrás para o que aí vem … Quem viu o jogo de hoje entre o Rio Ave e o Porto e viu as entradas de Eustáquio sobre os jogadores vilacondenses e viu como foi confirmado, ao que se supõe pelo VAR, o penalti contra os da casa, pergunta-se, como é possível que o jogador portista nem sequer um cartão amarelo tenha visto e como é possível o Estádio dos Arcos estar homologado se nao tem condições para a colocação de das câmaras necessárias para esclarecer lances de penalti ?! Será importantíssimo conhecer o diálogo árbitro VAR para se perceber completamente o que se passou.

Vemos que, com apenas tres jornadas jogadas, os casos já são bastantes e, pior do que isso, mostram uma tendência.

Trancas na porta, depois da casa roubada, não adianta !


Antonio Gomes-Martins


-----------------------------------------------------------------


Analisar a participação portuguesa nos campeonatos do mundo de atletismo, que agora terminaram, não é fácil e será, porventura, de alguma forma injusto se nos limitarmos a observar o "lugar" alcançado pelos atletas.
Auriol Dongmo, Liliana Cá e Ana Cabecinha, por exemplo, que obtiveram, respectivamente, o 4º, 8º e 9º lugares, foram aqueles que obtiveram melhor posição relativa dentro da sua especialidade.
Mas focarmo-nos apenas neste aspecto será redutor para, com justiça, avaliar globalmente a participação de Portugal, composta, desta vez, por um total de 28 atletas.
Vitória Oliveira, por exemplo, que se classificou num, que muitos poderiam achar, "modesto" 23º lugar na prova de 20kms marcha, bateu por mais de um minuto o seu record pessoal nesta distância! Será pouco? Definitivamente não. Alguém que tem a capacidade de se superar a si próprio, num contexto tão sujeito a "pressões" como é um campeonato do mundo, nunca é menor tamanha façanha!
Portanto, nesta avaliação, sejamos cautelosos.
Mais do que nós (simples leitores), atletas e treinadores saberão analisar e avaliar o que se passou individualmente com cada atleta e tirar daí as devidas ilacções para, aprendendo, e de forma mais assertiva, continuar a investir.
Apesar de um conjunto menos brilhante de resultados, há futuros promissores para, no mínimo, parte dos atletas que se apresentaram. Não percamos, por isso, a oportunidade.
Fica a esperança.

Luis Xavier, Lagos


-----------------------------------------------------------------


O futebol é uma caixinha de surpresas e longe estávamos, antes do jogo do Bessa, que uma estratégia para a baliza do Benfica estivesse tão posta em risco. Vlachodimos e Trubin iam disputar a titularidade com vantagem para o titular da seleção grega. O que nada faria prever é que um só jogo invertesse de tal maneira os papéis, ao ponto de Vlachodimos ter sido colocado como uma espécie de terceiro guarda-redes que nem a estádio vai como aconteceu nas duas últimas partidas. Nem Vlachodimos era um todo-poderoso titular nem pode ser visto como descartável. Claro que se fala na sua venda até final do mercado, mas se isso não acontecer? Passará de primeiro a terceiro desta maneira? E admite-se vender um guarda-redes por situação criada num só jogo? Samuel Soares tem sido o titular. Mostra qualidades mas num jogo de maior ataque à baliza, como em Barcelos, sofreu dois golos nas duas jogadas em que mais poderia ter assinado grandes defesas. Confiança total na baliza é fundamental para um último reduto e ainda para mais numa defesa que não vive dos seus melhores momentos. É preciso muita cautela e o certo é que, só em três jornadas, o Benfica já encaixou cinco golos, que são prova de notória vulnerabilidade. Há que arrepiar caminho!


Eduardo Augusto de Sousa Dias Fidalgo, Linda-a-Velha 


-----------------------------------------------------------------


DAR TODA A CONFIANÇA AO JOVEM SAMUEL SOARES

Devido ao afastamento prematuro, por motivos internos, verificados após o rescaldo do jogo da 1ª. jornada, da Liga Portugal Betclic, frente ao Boavista FC, do guarda-redes, grego-alemão, Odysseas Vlachodimos, que vinha a ser o “dono” da baliza do SL Benfica. Para ocupar o seu lugar, foi chamado, para ocupar aquele difícil posto, o jovem Samuel Jumpe Soares, formado na academia do Seixal, do SL Benfica. Internacional pelas camadas jovens de Portugal, desde dos sub-15, sub-16, sub-17, sub-19, sub-20 e sub-21. Campeão Nacional de Juniores de 2021/22, campeão da UEFA Youth League em 2021/22 e vencedor da Taça Intercontinental de Sub-20, em 2022, e campeão Nacional da época de 2022/23 e vencedor da Supertaça Cândido de Oliveira. Tendo começado a sua carreira como sénior, no Benfica B, foi chamado à equipa principal, pelo técnico Roger Schmidt, no jogo da época passada frente ao CD Santa Clara, tendo na presente época, duas presenças, frente ao CD Estrela da Amadora e Gil Vicente FC. Em qualquer destas chamadas, à equipa principal, não comprometeu. Será que tem todas as condições, para continuar o difícil percurso para ocupar as balizas do SL Benfica? Só o tempo dirá. Contudo, ainda estando no início de uma longa aprendizagem, tem todas condições para vingar na baliza do SL Benfica, assim, tenha a humildade e que trabalhe, para merecer, a confiança, que este jovem, neste momento merece.


MÁRIO DA SILVA JESUS, Odivelas


-----------------------------------------------------------------


Disse o treinador do Benfica que o jogo de Barcelos deve servir para tirar ilações. Pois bem, acho que ele deve atentar nos seguintes pontos:

Neste momento a equipa do Benfica tem que ser o João Neves e mais dez.

Adoro o Di Maria, mas ele não pode andar a arrastar-se no campo nos 20 minutos finais... por mais que não goste de ser substituído.

Admitir que, apesar de todo o potencial que tem, o KoKçu não está a render tanto quanto devia no meio campo de Benfica onde abundam outros jogadores de grande nível.

Tenho acompanhado a evolução futebolística do Samuel desde muito novo, mas confesso que ainda não está "maduro" o suficiente para assumir as balizas do glorioso.

Por fim o treinador do Benfica tem de perceber, de uma vez por todas, que um jogador com o potencial do Aursnes não pode ser "desperdiçado" num sempre limitativo lugar de defesa lateral, pese o respeito que me merecem os laterais


António Coimbra - Braga


-----------------------------------------------------------------


A Liga saudita (saudi pro league) é uma liga árabe que nunca foi de grande interesse mundial e nunca agradou a jogadores de topo.

Nestes últimos anos, a liga saudita tem investido em contratações de jogadores de nome mundial. Os altos patrocínios e investimentos são apenas para fins político. A Liga Saudita é apenas uma questão de sportswashing, Essa atividade consiste na utilização, por parte de países, empresas ou pessoas, de ativos de grande valor com a finalidade de limpar a sua imagem. No início da temporada 22/23 um fundo de investimento saudita comprou os 4 melhores clubes do país: Al-Hilal, Al-Itihad, Al-Nassr e Al-Ahli. Este último, o Al-Ahli, é um clube que oscilava muito a nível competitivo e de resultados. Com estes investimentos, os sauditas transformaram o Al-Ahli numa grande potência que, a meu ver, não tem a mínima tradição no futebol saudita, muito menos no futebol mundial.

O futebol tem tomado um rumo que mostra que o dinheiro vence.

Hoje em dia, só se safa quem tem dinheiro e, por isso, um clube histórico  já não tem o mínimo valor. As novas potências globais são clubes geridos por pessoas que não têm o mínimo interesse na vertente desportiva dos clubes mas, apenas, querem saber da parte administrativa e financeira do clube. Já há uns anos tivemos um exemplo parecido com a liga saudita. Refiro-me à liga chinesa. Há algum tempo, a liga chinesa, tal como a saudita, começou a enviar propostas irrecusáveis para jogadores de renome mundial. Muitos foram pelo dinheiro e, ao mesmo tempo, pensavam que a China ia dominar o futebol. Com o passar do tempo, mostrou-se uma realidade bastante diferente daquela que esperavam. A liga chinesa tinha apenas alguns clubes bons, enquanto o resto era praticamente amador. É isso que está a acontecer na liga saudita. Existem 4 clubes de topo com grandes investimentos, enquanto os outros clubes do país são semiamadores. Ou seja, não têm as mínimas condições nos balneários, não pagam o suficiente aos jogadores, fazendo com que, mais de metade dos jogadores não receba mais do que o salário mínimo, fazendo com que mais de metade dos jogadores tenham de ter um 2° emprego para se sustentarem.

Este novo fenômeno no futebol merece uma atenção e reflexão redobrada.


Guilherme Soares


-----------------------------------------------------------------


No nosso país é assim, de estarmos tão habituados de, a nível mundial, ?ganharmos muito raramente (afinal, dentro do que é a nossa dimensão), quando alguém se distingue por ganhar muitas vezes, acabamos a não lhe dar o devido valor.

Fernando Pimenta, tri-campeão mundial de K1 1.000 mts, vice-campeão mundial de K1 5.000 mts e Medalha de bronze na variante de 500 mts, parece em tudo um tipo normal, procede como um tipo normal, diria que é tão normal que, como a grande maioria dos portugueses, é benfiquista e tem orgulho nisso. Nortenho, minhoto e benfiquista, Fernando Pimenta é bem o retrato do que o Benfica representa em e para Portugal e para a larga maioria dos portugueses. E ele, como o Benfica, não conhece regiões nem fronteiras e onde quer que vá faz questão de afirmar o seu benfiquismo.

Depois, quando nos detemos a tentar perceber melhor a grandeza do feito que acaba de cometer, 3 medalhas, ouro, prata e bronze, em distancias diferentes e num campeonato do mundo cujas provas são disputadas quase uma a seguir à outra, é que nos damos conta de que estamos na presença de um verdadeiro super atleta a quem todas as homenagens que possam ser prestadas serão sempre de menos, por tudo quanto ele tem feito pelo desporto e pelo país.

Estou seguro que, na primeira oportunidade que haja (pelo que se percebe vai da Alemanha directamente para a Dinamarca) ele estará na Luz para nos encher de orgulho, exibindo as suas medalhas e receber a justa homenagem do seu clube e dos seus.

Bem-haja Fernando Pimenta !


Antonio Gomes-Martins


-----------------------------------------------------------------


São cada vez maiores as semelhanças dos percursos de Roger Schmidt e Jorge Jesus como treinadores do Benfica. Tal como tinha feito o português em 09/10, com um excelente plantel , o alemão impressionou na primeira época com uma primeira metade melhor que a segunda . Recorde-se que então JJ só garantiu o título na última jornada em casa contra o Rio Ave num jogo em que apenas precisava do empate . Depois a história é conhecida , três épocas a perder títulos maiores para treinadores menores e sem currículo como Vítor Pereira. E ajoelhando no Dragão no momento Kelvin. Jorge Jesus perdeu o estado de graça , virou figura controversa, regressou contra a vontade da maioria dos sócios . Esperemos que Rui Costa não siga os passos do antecessor e substitua o treinador alemão antes da fase de grupos da Champions…A menos que queira colecionar desaires


João Durão - Almada


-----------------------------------------------------------------


Nesta jornada há que dar os parabéns ao Gil Vicente e aos seus adeptos, pois, salvo erro, terá sido o único clube nos últimos tempos em que os adeptos do SL Benfica puderam assistir a um jogo da Liga num estádio – extraordinário, diga-se, tal como o estádio dos Barreiros, igualmente incrível, e que não foram objectos dos apoios originados pelo Euro 2004 – onde os adeptos benfiquistas ao entrarem não foram impedidos de levarem as suas camisolas e os seus cachecóis.

De registar, também, a presença de muitos casais (seriam bilhetes do Continente como os meus?) fazendo-se acompanhar dos seus filhos (crianças) para assistir ao jogo, com os adeptos do Gil Vicente a respeitarem os adeptos adversários (não inimigos como alguns querem fazer crer que é…), a celebrarem os seus momentos e a deixarem os adversários celebrar os seus. 

Assim vale a pena deslocarmos-mos a um estádio para assistir a um jogo de futebol. Um exemplo a ser seguido por outros clubes.


JManuelLoureiro - Fafe


-----------------------------------------------------------------


Internacional português, trintão com muitas qualidades vem enriquecer a nossa Liga. O SC Braga fez uma excelente aquisição que vai certamente contribuir para a conquista da Europa.

Vamos  SC Braga!



Francisco Espada - Aljustrel


-----------------------------------------------------------------


Correio do leitor ou Correio dos adeptos do Benfica?

Como já não bastassem as crónicas diárias maioritariamente pro Benfica temos umas colunas de um suposto Correio do leitor a que só têm acesso os adeptos do Benfica e quase sempre os mesmos, e que invariavelmente servem para exaltar as qualidades do seu clube ou para deitar abaixo o F.C. do Porto!

Um pouco mais de pluralismo e isenção não ficava mal.


José Joaquim de Carvalho Peixoto, Vila Nova de Gaia


-----------------------------------------------------------------


Alerta à navegação 
Três jornadas, 6 pontos. Uma derrota e 5 golos sofridos fora de casa.
Esta é a nossa realidade, e a dos outros não me interessa para nada, até porque dependemos de nós para atingir o 39 campeonato.
Não obstante, e por tudo o que representa este campeonato para o futuro do Benfica, vou abrir uma excepção e apresentar alguns argumentos (críticas construtivas) que entendo fundamentais: 
    1.    Fora de casa não podemos jogar simultaneamente com Neres, Di Maria, Rafa, e Cabral ou Tengstedt, isto porque nenhum deles tem capacidade defensiva e a equipa fica partida em dois;
    2.    O equilíbrio da equipa é o mais importante objectivo a atingir no imediato, porque os campeonatos ganham-se na defesa.
    3.    Dos três denominados pontas de lança, Musa é o único que consegue fazer a pressão suficiente para que os centrais adversários não se aventurem a subir no terreno, e os médios não levem com tudo em cima.
    4.    É admirável a facilidade de adaptação do Aursns, mas quando é que o Benfica vai aproveitar a sua real capacidade no miolo?
    5.    Saber ler o jogo e actuar de forma rápida e antecipativa é o que se exige de quem comanda o Benfica, e pode e deve ser trabalhado e melhorado.
    6.    Há que resolver as questões dos jogadores que não contam de forma rápida, e contratar os laterais e o extremo à moda antiga que já várias vezes referi, ainda que tenhamos de abrir os cordões à bolsa.
    7.    O equilíbrio financeiro é importante, mas ganhar este campeonato para além de equilibrar o barco por vários anos vai afundar pelo menos um dos adversários, que até podem ser os dois, caso o 2 não entre na Champions. 
    8.    Renovar desde já com o Rafa é fundamental para que não se repita a falha do Grimaldo. Ao fim ao cabo vamos gastar na lateral esquerda tanto ou mais do que a renovação custaria, e sem garantia de sucesso. E outro com as características do Rafa é como procurar uma agulha no palheiro.
    9.    Acabar com o burburinho dos comentários familiares nas redes sociais, porque já metem dó e está a tornar-se patético.
    10.    De uma vez por todas abrir o departamento de comunicação. O silêncio é ensurdecedor.


Rui Pedro Pinheiro - Guimarães 


-----------------------------------------------------------------


Amanhã dia 28 de Agosto de 2023, no Estádio do Rio Ave Futebol Clube, em Vila do Conde, a 3ª. jornada da Liga Portugal Betclic, prossegue com a realização do Rio Ave Futebol Clube, que recebe a visita do Futebol Clube do Porto, pela 29ª. vez, onde na época transata os portistas perderam por 3-1. Com a curiosidade da época de 1987/88, aconteceu a maior goleada sofrida pelos vilacondenses por 7-0, numa época em que o FC Porto, se sagrou campeão Nacional, treinado então por Tomislav Ivic. Devido ao compromisso que o Sporting Clube de Braga, tem em Atenas, para a 2ª. mão do “play-off” da Liga dos Campeões, o encontro frente ao Moreirense Futebol Clube, foi adiado para o dia 9 de Setembro de 2023, ficando neste dia completa a 3ª. jornada.


MÁRIO DA SILVA JESUS, Odivelas


-----------------------------------------------------------------


Farto de fazer zapping desde sexta-feira para saber noticias sobre o candente mistério da fuga de João Moutinho, constato que para alem d’A Bola TV, só encontro o sepulcral silencio dos comentadores comprometidos com o clube dos regimes !! Então, do Porto Canal, sempre tao pressuroso em dar visibilidade “aos escândalos que abalam o futebol português”, um muro de silencio, ou devo dizer, as habituais trevas ?

Atónitos, titubeantes, embriagados e entretidos pela central de propaganda que ajudaram a criar, e, ainda pelo folclore levantado a propósito do “caso” Vlachodimos, os cartilheiros do clube do regime, dizia, ainda mal refeitos da derrota humilhante na Supertaça, talvez sentindo a orfandade do líder perguntam-se como é possível ? Quem, afinal, manda no clube, SC o treinador ou PdC o amado líder ?

É difícil ser-se portista neste momento ! Ainda a limpar as feridas originadas pela saída de Otavio e preparando-se para uma mais rápida cicatrização com o lenitivo do regresso do velho (ou velho é só o Di Maria !?) Moutinho, eis que SC, depois da homenagem que lhe foi feita pelos habitués da bafienta Comissão de Apoio à recandidatura do eterno líder, se prepara para meter PdC, ele mesmo, na… fruteira de cristal recebida ! Assim, aqueles, poucos mas que os há, que ainda estão interessados em saber por onde anda e para onde vai o seu clube, devido a uma comunicação social subserviente, medrosa e, quiçá comprometida, não têm acesso a informações fidedignas sobre o quotidiano do clube, exactamente no momento em que se multiplicam os sinais de que não é só a floresta portuguesa que arde, também a casa do dragão está a arder, embora em lume brando. Tudo isto, digo, na altura em que se repetem os sintomas do iminente desastre financeiro, para onde o levaram os seus dirigentes, incapazes até de obter a tempo e horas as garantias bancárias necessárias para a concretização dos contratos pendentes.

Moutinho foi uma vez apelidado de “maçã podre”… O FCP é conhecido por levar “fruta aos árbitros”… a Comissão de Apoio ofereceu uma “fruteira de cristal” a SC… Algo vai podre no reino da fruta !


Antonio Gomes-Martins


-----------------------------------------------------------------


> ?À porta da falência e fortemente pressionado pelo tempo, o fcp acaba de conseguir o negócio do século !

> Com efeito, contrariando anos de confirmação teórica e prática sobre negociações em momentos de crise, o fcp, consegue um verdadeiro milagre com a venda do passe de Otavio ! De facto, o que podia ter sido vendido por 40M há cerca de um mês atrás, acaba por ser vendido por 60M e, pasme-se, ao mesmo clube ! Isto é, em cerca de 30 dias o Al Nassr perde 20M ! Com negócios destes, nem sei como é que os árabes chegaram a ricos ! Mas alguém acredita nisto ?!

> É claro que a versão oficial vai passar por ter sido Otavio, com o seu grande amor à camisola, que quiz ajudar o fcp, não se mostrando disponível para, na altura, assinar pelo Al Nassr, fazendo assim o seu futuro clube gastar mais 20M e isso com o risco associado de perder um contrato de 13M época ? Insisto, alguém acredita nisto !? Pois se Otávio, e bem, pelo que consta, nem do prémio de assinatura em falta prescindiu, como acreditar que podia por em perigo a concretização de um contrato que, nas suas proprias palavras “dava para comprar a familia” de um adepto que o criticou, só para ajudar o fcp !?

> Alguém acredita que o Banco de Minas Gerais (BMG) detendo 32,5% do valor do passe de Otávio, tenha prescindido de 7,5%, baixando esse valor (4,5M€ ao câmbio actual cerca de 22,5M de Reais !!) para 25%, porque sim !?

> Já com a Altice o fcp tinha conseguido o negócio “impossível”, que

> como se veio a saber nas últimas semanas, afinal parece que não terá sido bem assim … O que esperam a CMVM, a AT e o MP, tão zeloso noutras zonas do país, para esclarecer o que se passa com as contas, que mais parecem de carpinteiro, do universo portista ? Que a SAD abra falência e não haja como ressarcir accionistas e credores, ou que o fcp, clube, se coloque em condições de “exigir” ao erário público, como Instituição de Utilidade Pública, e como tem feito ao longo da sua história de verdadeiro clube do regime, que lhe salvem dedos … mantendo os anéis !?

PS

O que espera a SAD do Benfica como credora de 1,6Meur já decretados pelo Tribunal, para interpor a providencia de arresto dos bens deste devedor ?!

>

> Antonio Gomes-Martins


-----------------------------------------------------------------


Bom dia,

Sou, Nuno Leão, praticante, amante de bodyboard e desportos aquáticos em geral, que quero enaltecer o feito conquistado pelo super atleta, Fernando Pimenta! Mais uma medalha de ouro, para o nosso orgulho nacional. Quero destacar a regularidade, o seu espírito mega competitivo e o foco. É um atleta que já constitui um marco histórico, um verdadeiro herói de Portugal, que dignifica ao mais alto nível as cores da nossa bandeira, em suma, fiquei imensamente orgulhoso com este feito, melhor, mais uma vez, mais uma medalha e vão 17!!!! Muitos parabéns, saudações desportivas.


Nuno Leão


-----------------------------------------------------------------


São cada vez em maior número aqueles que pensam que Roger Schmidt não acabará a presente época no Benfica.

Isto porque se multiplicam as situações, por ele criadas, que geram desconfiança, instabilidade, incerteza no grupo de trabalho, bem suscetíveis de quebrar a tão indispensável união, coesão e solidariedade dentro do balneário.

Para além da maneira inaceitável como destratou Vlachodimus, fazendo, ainda por cima, impender uma responsabilidade acrescida sobre o jovem Samuel, há as suas infelizes decisões de marginalizar vários outros jogadores, que obviamente não se podem sentir satisfeitos e felizes e com isso vêem comprometido o seu rendimento desportivo.

Acresce que, por incapacidade, teimosia, sobranceria, falta de visão ou compreensão, a forma como dirige a equipa do banco deixa muito a desejar, sendo frequentes as opções erradas que toma na constituição da equipa ou nas modificações operadas no decurso das partidas, que deixam de cabelos em pé os adeptos mais fervorosos.

Decididamente R. Schmidt não consegue lidar com a qualidade e quantidade dos jogadores que este ano tem à sua disposição.

Aspeto que não poderá ser escondido ou descurado pelo presidente Rui Costa, que terá de saber agir, se tal se vier a mostrar mesmo necessário, sem hesitações e no tempo certo, sem quaisquer delongas que poderão comprometer irreversivelmente o sucesso da época desportiva.


Jorge de Almeida, Costa da Caparica


-----------------------------------------------------------------


A medalha e a selfie
Fernando Pimenta, o grande. É assim que o considero. É assim que é considerado por todos os Benfiquistas. É o nosso tricampeão do mundo. Quem já fez melhor? Ninguém!
Se quiseres algum pastel de nata, não faltam adeptos encarnados para o lado de Belém. Basta pedires.
No dia 2 de setembro serás aplaudido por 65 mil, e no aeroporto não faltarão umas centenas para te receber.
Do teu desabafo emana uma satisfação benfiquista: só pensas em medalhas. E ela não deixará de vir (também a terceira), nem que seja pressionada por 14 milhões de adeptos. Vais ver que até os F16 irão fazer-te guarda de honra. E, se quiseres, terás um presidente para te tirar uma selfie.


Rui Pedro Pinheiro - Guimarães 


-----------------------------------------------------------------


Continua a cruzada do jornal A Bola para colocar o André Villas Boas na presidência do F.C. do Porto, como se pode ler no artigo do Sr. José Manuel Delgado, diabolizando as ações da SAD e do Sérgio Conceição e procurando diferendos entre treinador e SAD. Mal seria se a SAD impusesse jogadores ao treinador.

Infelizmente, para o jornal A Bola, serão os sócios do F.C. do Porto a decidir quem será o futuro presidente e embora já tenham convencido alguns crentes será Pinto da Costa o presidente.

Compreendo a vossa preferência por Villas Boas pois daria jeito um presidente mais mansinho para o vosso jornal!


José Joaquim de Carvalho Peixoto, Vila Nova de Gaia


-----------------------------------------------------------------


O Benfica sofreu mais dois golos fora. Desta vez a culpa não foi de Odysseas. Apetece perguntar a Schmidt: Samuel esteve bem? Para mim, nos dois lances, nem por isso e, se continuar a ser aposta e com a insegurança que a defesa tem transmitido, parece-me evidente que clube e treinador terão mais dissabores. O mínimo que se pode dizer é que, saindo o grego da baliza, Trubin tem de entrar de imediato. Custou muito dinheiro, em minha opinião demasiado, e não se compreende porque não joga.


Pedro Prista Lucas, Colares


-----------------------------------------------------------------


O FC do Porto vive existência atribulada, e, num e noutro caso, nos últimos tempos, mesmo satírica —o Octávio foi vendido, quando Sérgio Conceição estava no hospital; e João Moutinho foi para Braga, enquanto o Presidente tratava do casamento, admitindo-se haver, ainda, tempo para tratar do divórcio, sabendo do que e do quanto pode o fulgor da juventude...
João Moutinho fez o que tinha a fazer, na medida em que há aquilo a que chamamos dignidade. E não sendo —não podendo ser—, energeticamente falando, jogador na flor da idade, não é figura para se sujeitar a desconsiderações —como simpatizante do F C do Porto, gostaria de o ver de regresso, porque, como costumo dizer, não é o corpo que segura a cabeça; mas, o contrário... Talvez com a sua experiência pudesse, correndo menos, fazer o que outros não fazem, correndo muito, dado que a zona do terreno, não dispensando a energia, pede mais a inteligência...

Rodrigo Costa, Porto
 

-----------------------------------------------------------------


Através do Espaço do Leitor, do jornal A Bola, informar, que a 3ª. jornada da Liga Portugal Betclic, prossegue amanhã, com a realização dos seguintes encontros: Boavista Futebol Clube, que recebe no Estádio do Bessa XXI, no Porto, o Casa Pia Atlético Clube. O Boavista FC, um dos comandantes desta Liga, na primeira visita que os casapianos fizeram ao Bessa, na época de 2022/23, alcançaram um empate de 0-0. No Estádio D. Afonso Henriques, na cidade dos conquistadores, o Vitória Sport Club, recebe pela 4ª. vez a visita dos vizinhos do Vizela Futebol Clube, nos três anteriores encontros, registo para três vitórias dos vimamarenses, que vão procurar vencer para não perderem os primeiros lugares da classificação. Por último, no Estádio José Alvalade, o Sporting Clube de Portugal, recebe a visita do Futebol Clube Famalicão, pela 11ª. vez. De registar, que o FC Famalicão, venceu o Sporting CP por 2-1, na época de 2019/20. Jogos para serem seguidos com a devida atenção, em especial os jogos do Bessa e de Guimarães.


MÁRIO DA SILVA JESUS, Odivelas


-----------------------------------------------------------------


Ou Moutinho não está a ver bem o filme ou faz parte de uma encenação. As boas relações entre Pinto da Costa e Salvador são óbvias e este último salvou o presidente do F C Porto de um possível atrito interno. O certo é que, ou pelo facto de algumas negociações com outros jogadores terem tido um desfecho inesperadamente bom, ou pelo facto do treinador não estar de acordo com o excesso de médios, ou, quiçá, por os resultados dos exames médicos não terem sido superlativos, ou por qualquer outro motivo, o certo é que Pinto da Costa e Salvador cozinharam uma saída airosa. Moutinho só pode estar agradecido, ao invés do que parece querer transmitir. Podia ser muito pior. Será mesmo encenação?


Pedro Prista Lucas, Colares


-----------------------------------------------------------------


Querer, nesta altura, não é poder para as bandas do FCP. 
Já não bastava a falta de pilim, a falta de apoio bancário, a hipoteca de todos os activos da SAD, e ainda levam com a falta de autoridade de um presidente no que diz respeito à contratação e venda de jogadores.
Ao que chegaram!
Costuma dizer-se que mais cego é aquele que não quer ver. E foi isso que aconteceu na última década. Não fosse a inventona dos e-mails e também a COVID-19, e o Benfica tinha ganho, em vez dos 6, os 10 campeonatos nacionais. 
E os que pensam que foi um grande êxito, com um campeonato ganho com os “emprestados”, e os outros dois posteriores, enganaram-se redondamente. O Benfica distraiu-se e ficou atordoado com a perseguição propagandista e falaciosa. E quando estava a levantar-se não soube lidar com a pandemia e a ausência da sua força motora - os adeptos.
E os tais 3 títulos ganhos à moda do Porto, vão custar décadas de atraso e decadência em relação aos seus adversários, em especial o Benfica.
Sem dinheiro para investir nos planteis e nos equipamentos desportivos, não há Vilas Boas milagreiras, e a saída de quem já não manda é uma questão de tempo.
Se o FCP não passar em Vila do Conde, teremos o regresso das pinturas nas paredes com frases a exultar os últimos feitos azuis.
E há tanto para pintar, desde a saída do Octávio por 60 em vez de 40; na entrada e saída do João Moutinho no espaço de 2 dias; na nega pelo Ivan Jaime por falta de garantias de pagamento; e o atraso da chegada do Varela, pelo mesmo motivo, e por aí fora.
E não venham com a desculpa que tudo aconteceu porque o presidente da SAD acabou de casar e anda em lua de mel…
 


Rui Pedro Pinheiro , Guimarães


-----------------------------------------------------------------


Custa a acreditar que destacados dirigentes desportivos e políticos façam desastradas declarações e tomem atitudes  colocando em causa o respeito e a dignidade humana. Na vizinha Espanha  estalou o verniz na estrutura directiva da Real Federação Espanhola de Futebol(RFEF). Luis Rubiales, presidente da RFEF deu um beijo na boca a Jenni Hermoso, na comemoração da conquista do ceptro mundial do futebol feminino. Rubiales agravou a situação ao afirmar que o beijo foi consentido quando se nota a tentativa de afastamento da jogadora espanhola. O á vontade de Rubiales é de tal envergadura que o beijo foi público.São situações dessas que devem ser aproveitadas para banir o machismo da sociedade.


Ademar Costa, Póvoa de Varzim

-----------------------------------------------------------------

Com os jogos, FC Arouca-Portimonense SC; SC Farense-GD Chaves e Gil Vicente FC-SL Benfica, marcados para amanhã dia 26 de Agosto, persegue a 3ª. jornada da Liga Portugal Betclic. FC Arouca-Portimonense SC, a ser realizado no Estádio Municipal de Arouca, onde os portimonenses, defrontam pela 3ª. vez os arouquenses, que nas duas últimas épocas, saíram derrotados por 1-0 e 4-0. No Estádio São Luís, em Faro, vai receber a visita do GD Chaves, que em cinco jogos, nunca logrou vencer. Ainda, e, referente à 3ª. jornadas, destaque para a deslocação ao Estádio Cidade de Barcelos, onde o SL Benfica, vai defrontar o Gil Vicente FC, pela 23ª. vez, onde perder por duas ocasiões, na época de 1994/95, por 1-0, e na época de 2001/02, por 3-0. Sendo uma boa oportunidade no Espaço do Leitor de A Bola, para divulgação de notícias do futebol português, aproveito o espaço, para informar os jogos programados para amanhã, referente à 3ª. jornada.


Mário Jesus, Odivelas

-----------------------------------------------------------------


Este ano está a ser mais do mesmo. A vozearia à volta do Benfica não para de se multiplicar. Por que este jogador joga e aquele não; Quem está mais triste porque não tem os minutos que queria; Treinador sobre brasas porque discute com um jogador, que depois disse a quente querer ir-se embora porque deixou de ser titular e ficou amuado; Outro que pontapeou uma garrafa de água ao saber da sua substituição. Basta! Não há ambiente que aguente com tanto cruzamento de informação negativa ao mesmo tempo. Porque será isto? A grandeza do Benfica é tamanha mas só por isso não justifica um tal grau de exposição, que ainda para mais só instabiliza. Não garante a necessária paz de espírito para treinar e preparar os jogos com serenidade de balneário. Ninguém sabe, nem de perto nem de longe, o que se passa de tricas em Alvalade ou no Olival. Neste, por exemplo, as coisas até nem têm estado nada bem, mas tudo se sabe à distância, sem cliques de aparente desastre à vista... No Benfica é que não. Há vozearia a mais, que será também uma forma de tentar abater o clube por dentro. Todo o cuidado é pouco para impedir um tal propósito.


Eduardo Fidalgo, Linda-a-Velha

-----------------------------------------------------------------

Outra vez a hipótese de Bernardo Silva regressar ao Benfica, depois dos 32 anos. No entanto, se ainda tiver pernas, será pouco provável. Esta a conversa, já repetida, desta vez pelo pai do jogador. Ou seja, enquanto outros clubes de topo o quiserem, nem pensar. No entanto, é benfiquista e quer regressar. Estando no seu direito em optar pelo dinheiro e pela fama até à exaustão, quanto a um hipotético regresso, por respeito, deviam-se abster-se de falar. Que conversa da treta. Como benfiquista, ver um jogador colocar o clube como última hipótese, tipo reforma, é quase insultuoso.


Pedro Prista Lucas, Colares


-----------------------------------------------------------------


Gostaria de poder deixar aqui uma mensagem ao treinador do SLB quem apoiei desde o início - não obstante ultimamente, algumas das suas decisões fazem-me ponderar se porventura terei deitado foguetes antes da festa...

Não é necessário ser treinador para entender que Ristic é um jogador valioso no SLB  - assim pensa a maioria, excepto RS.

Em contrapartida e relativamente a Jurasec a meu ver, foram buscar água ao outro lado do rio e com Fredrik Aursnes a defesa esquerdo.....é mesmo estar a meter água.


Jorge Santos


-----------------------------------------------------------------


Atentado à memória 
Robert Enke chegou ao Benfica em 1999, para substituir um dos melhores guarda-redes da história do Benfica (Preud’Homme), talvez só atrás do inatingível Manuel Bento. Tarefa difícil e ingrata, mas que acabou por superar com uma frieza e equilíbrio à prova de bala.
Não conseguiu defender a bola que atingiu a sua filha e escolheu partir para junto dela.
À sempre um idiota a proferir disparates sobre tudo e todos, mas nada nem ninguém conseguirá abalar a sua história terrena.
Para sempre um de nós. 


Rui Pedro Pinheiro - Guimarães 


-----------------------------------------------------------------


À tripa forra
Que raio de título é este, pensarão aqueles que não conhecem o significado, que passo a referir: é uma expressão para designar a volúpia famélica de quem se alimenta às custas de outrem.
E são tantos, meu Deus, são tantos.
Inventam verdades, lançam mentiras, omitem factos, deturpam outros. 
São como marionetas nas mãos de quem os usa para atingir um objectivo escuro à custa de uma qualquer contrapartida.
E vendem, vendem, vendem. E ganham audiências, audiências, audiências. Tudo porque também os jornais e os canais televisivos precisam dessa gente para sobreviver. Há espectadores e leitores a fugir para os serviços de streaming, porque já deram para essa freguesia. Será que ainda não perceberam que essa linha editorial mais tarde ou mais cedo vai desaparecer? É assim a evolução. Tarda porque tudo tarda no nosso país, mas lá acabará por chegar.
Politicamente correcto? 
Não, quando o que está em causa é uma manipulação escandalosa da verdade desportiva. Sim, da verdade desportiva, ou não é só isso que interessa?
Continuem a não dar tratamento adequado às doenças do futebol. Continuem a servir casamentos com tripas à moda do Porto. Continuem a prolongar os 90 minutos até que os gatos miem. Continuem a bater nas redes e no banco encarnado e a escamotear a falta de papel azul. Continuem a colocar linhas em campo sem régua e esquadro. 
Continuem com a indisciplina e com as multinhas para inglês ver.
No dia em que o funeral chegar, já a águia terá emigrado para outra Liga.


Rui Pedro Pinheiro - Guimarães 
 

-----------------------------------------------------------------


Graças ao Espaço do Leitor, que o jornal A Bola, concede aos leitores, aproveito a oportunidade, para tecer a opinião, acerca da 3ª. jornada da Liga Portugal Betclic, que tem início amanhã no Estádio José Gomes, na Reboleira, entre o CF Estrela da Amadora e o Grupo Desportivo Estoril Praia. O CF Estrela da Amadora, afastado que foram 15 épocas da divisão maior do futebol português, volta esta época de 2023/24, ao convívio dos chamados “grandes”. Amanhã, no Estádio José Gomes, vai receber a visita do GD Estoril-Praia, pela primeira vez, em jogos a contar para a divisão maior, que nunca se encontraram. Certamente que vai ser um encontro interessante, em especial para o CF Estrela da Amadora, com a necessidade de fazer pontos.


Mário Jesus, Odivelas


-----------------------------------------------------------------


Em Budapeste, nos campeonatos do mundo de atletismo que agora decorrem, houve empate para o primeiro lugar no concurso de salto à vara feminino. A australiana Nina Kennedy e a norte americana Katie Moon, que se encontravam nessa posição, abdicaram da possibilidade de efectuar um desempate. Esta decisão está prevista nos regulamentos, tendo sido indispensável, para que tal ocorresse, o acordo mútuo entre as intervenientes, o que aconteceu.
Contudo, quando se divide um "ouro", nestas circunstâncias, automaticamente abdica-se de competir!
Ora, uma competição, por sua própria definição, deveria tender a não admitir empates. Ou simplesmente não deveria admitir, sobretudo em situações em que é possível evitá-lo, como é o caso.
Para um espectador que, legitimamente, pode esperar assitir a total disputa até ao fim, e no que isto estritamente diz respeito, esta situação, ainda que "romântica", pode tornar uma competição desinteressante... É qué é ao aproximar-se do seu epílogo que uma "batalha" coloca verdadeiramente à prova o limite das capacidades dos atletas.

Luís Xavier, Lagos

-----------------------------------------------------------------

Está em marcha a recandidatura de Pinto da Costa à presidência do F C do Porto. Não é consensual esta tomada de posição. Acho que o Porto precisa de ideias novas e um figurino de gestão vanguardista. No entanto, a nação azul e branca deve elevar Pinto da Costa como um enorme conquistador. Será Villas-Boas a solução mais indicada? Lembro que Pinto da Costa afirmou ceder o seu lugar a Belmiro de Azevedo. O presidente azul e branco via nele o expoente máximo da gestão. Como benfiquista, quero um Porto forte para que as vitórias vermelhas tenham outro sabor. O Benfica deve comemorar vitórias com os grandes e respeitar os pequenos. Isso é que é ser ganhador.


Ademar Costa, Póvoa de Varzim

-----------------------------------------------------------------

Há coisas que nunca mudarão no futebol Português.  E a coerência é uma delas. Veio, à dias o treinador do benfica dizer que agora tinha três bons guarda-redes. A justificação para a contratação de Trublin  foi a de dar concorrência a Vlachodimos....e então,  o guarda-redes que já lá estava (Samuel Soares) não era bom o suficiente para essa tal concorrência? Porque não assumir que a contratação de Trublin será um bom negócio para o benfica, dada a idade do mesmo e já com experiência de champions. Seria muito mais coerente e ter-se-ia evitado toda esta confusão e tratado Vlachodimos de uma forma que, em minha opinião, não merecia.


Abílio Gomes, Porto


-----------------------------------------------------------------

Andam por aí muitos influenciadores, cronistas, palradores de programas televisivos, e afins, que sustentam a sua actividade, paga ou numa espécie de carolice encapotada, há custa do Benfica.

Usam e abusam de atirar areia aos olhos dos Benfiquistas que ainda os ouvem e lêem, e de aguçar o apetite de outros emblemas que vivem melhor com uma má notícia do glorioso do que com qualquer boa notícia do seu clube. 
Já tinha dito que esta época a “guerra”da (des)informação ia ser, para os clubes, quase tão importante como a batalha de S. Mamede.
O que não se esperava é que fossem contratados tantos soldados ao adversário para tentar derrotar uma catedral que se antevia intransponível. Há cavalos de Tróia que se posicionam de forma a tentar entrar no balneário encarnado.
Quem ama o Benfica não se deixa enganar. Quem ama o Benfica está em constante alerta e não admite quaisquer interferências no balneário; quem ama o Benfica tem de o defender da boiada literária que pretende retirar-lhe o bicampeonato.
Os mais atentos, como eu, fazem o trabalho de sapa para desminar o relvado de cada jornada, seja na defesa do roupeiro (que saudades do Zé Luís), seja naquele que defende o golo adversário em cada desafio, seja em qualquer outro atleta que defenda as cores do nosso clube.
A confiança no General é total, no seu projecto e na sua estratégia. Foi ele que escolheu o homem que nos levou ao 38, e que nos levará ao 39 e ao 40.
Eu sei, e o Rui Costa sabe, que não faltam Judas Iscariotes dentro e fora de portas. Alguns até pedalaram no pelotão da volta a Portugal com cartazes escritos a ver se alguém do Benfica lhes dava atenção. Ninguém lhes passa bola…
 

Rui Pedro Pinheiro, Guimarães

-----------------------------------------------------------------

Durante anos, a nossa comunicação social lamentou a falta de capacidade dos clubes portugueses para reter o talento que criavam dentro de portas, atribuindo ao velho fado a sina de os “pobres” clubes cá do burgo, terem de ceder aos cantos de sereia que representam os chorudos milhões vindo da Europa dos ricos. Enquanto foi assim para todos, o tom era piedoso, o encolher de ombros era geral face à inevitabilidade de tais negócios, mesmo que “ruinosos”, face às cláusulas de rescisão. Caso mais paradigmático a venda de Fábio Silva pelo FCP.

Pois agora que, pela primeira vez, temos um clube, o Benfica, que resiste a essas ofertas milionárias (ao que se diz já vai em 100Meur por 3 jogadores) e outro, o Sporting que vende jogadores sim, mas só os que o treinador aceita ver sair e pelo valor da cláusula de rescisão, ninguém vem a terreiro salientar esta mudança de paradigma e ufanar-se por tal mudança. Finalmente, alguém resiste carago !

Parece, no entanto, que, em não se tratando dos “feitos” do clube do regime, o FCP, essa comunicação social não valoriza o trabalho desenvolvido por esses clubes. Mas isto até nem seria de sublinhar, se essa mesma comunicação social não viesse aplaudir estes factos por estar ocupada a denunciar mais uma venda, desta vez da jóia da coroa, em mais um negócio que é tudo menos transparente. E, de um clube que é capaz de “embarcar” em negócios como o da Altice, é legitimo pelo menos estar alerta !

De facto, há cerca de sensivelmente um mês o passe de Otávio valia somente 40M e já se dizia que o clube árabe estava interessado e que oferecia ao atleta aquilo que acabou por lhe apresentar. Sabia-se, ainda, que o BMG detinha 32,5% do passe e que estava a pressionar para que se efectivasse o negócio. Ora, o que mudou entretanto para que os árabes do Al Nassr em vez de comprar por 40M tenham comprado por 60M e os banqueiros de BMG em lugar de receberem 97,5M de reais tenham aceitado receber somente 75M ?

Árabes e banqueiros não são propriamente conhecidos pela sua prodigalidade ! O que se passou ? Têm a palavra a CMVM e a AT (e o MP ?) !

Mas é claro que aos cartilheiros, sendo eles simples comentadores ou “aqueles que definem as agendas”, não interessa discutir a gestão desportiva e financeira do clube do regime. É porém, óbvio que esta se afastou dos modelos adoptados pelos seus principais concorrentes e que, como é cada vez mais evidente se encaminha, e ao que parece inapelavelmente, para o abismo. Por isso, cientes de que “euros no dragão, é como manteiga no focinho dum cão”, mais não lhes resta do que desvalorizar esse caminho suicida, calando as notícias que podem alertar adeptos e autoridades para o que está a acontecer, esperando que a centralização dos direitos televisivos, que se anuncia para daqui a 5 anos, possa ainda vir a tempo de salvar as contas da SAD e os dirigentes azuis e brancos.

Ficam, todavia, à vista de todos, quais os motivos que fazem com que os temas sobre o Benfica sejam aqueles que esta gente (ajudada por outra gente sem escrúpulos e sem carácter, que até há pouco tempo vivia à custa e se servia do Benfica), prefere discutir até à náusea : evitar falar sobre a falência iminente do clube do regime !

PS.

O Benfica como credor de 1,6M eur fixados pelo Tribunal como indemnização pelos danos causados com a divulgação dos emails roubados e viciados, deve pensar em interpor a providencia de arresto de bens para garantia do seu crédito ! Os benfiquistas não vão perdoar que se perca esse dinheiro, tão útil para a Fundação Benfica.


António Gomes-Martins

-----------------------------------------------------------------

Negócios estranhos e esquisitos. Se alguém conseguir explicar-me os mais recentes negócios estranhos do futebol, eu agradeço

O Famalicão tinha 30% do passe do Ugarte, quando se começou a falar da venda do jogador pro 60 milhões, este clube vende 10 + 10% do seu passe ao scp por 4 milhões, mas tendo em conta o valor que o jogador foi vendido, o Famalicão teria a receber 12 milhões. Devido aos negócios anteriores, até parecia que o clube não estava com a corda na garganta em questões financeiras. Porque perdeu assim tanto dinheiro, pouco importa para o pagode, mas lá que é muito estranho é.

O Otávio esteve à venda por 40 milhões, por este preço ninguém o procurou para o comprar. Assim que aumentaram o preço, 60 Milhões, tudo mudou, e um alto interessado logo apareceu com esse dinheiro todo. Mas o mais estranho e esquisito, é que esse mesmo clube que não o comprou pelos tais 40 milhões, agora diz-se em dificuldades de pagar  os tais 60 a pronto pagamento.. 

Sempre se falou que o Banco de Minas Gerais BMG, tinha 32,5% do passe do Otávio, ou seja, tinha direito a 19,5 milhões da venda pelos tais 60 milhões. No entanto este Banco, dizem que aceitou, vender a sua participação de 32.5% por 12,5 milhões, Mas o mais estranho e esquisito é que parece que este negócio só foi transmitido a CMVM depois do negócio feito.

O Fran parece que foi vendido ao fcp por 7 milhões, mas dizem que o SLB ofereceu 10M mas não foi aceito pelo clube do jogador. 

Podem tentar convencer-me que estes negócios são claros e transparentes, até podem ser,, mas lá que são estranhos e esquisitos são.  


Pedro Alexandre, Alcafozes

-----------------------------------------------------------------

A novela, que se tem vindo a arrastar, em redor, dos protagonistas, o guarda-redes do SL Benfica, Odysseas Vlachodimos, e o treinador Roger Schmidt, tem vindo a fazer “derramar” muita tinta, pelos jornais, e multiplicam-se os mais diversos tipos de comentários, acerca deste assunto. Na minha modéstia opinião, que vale o que vale, recorro, ao velho ditado…”entre marido e a mulher, não metas a colher”. Porque o treinador dos encarnados, excedeu-se, no tratamento, da questão, que deve e devia ser tratada dentro de portas e não ter de ultrapassar estas. São assuntos internos, e que deviam ter o tratamento adequado e resolvido internamente, sem necessidade, a alguma “peixeirada”. Ou será que interessa lançar a confusão? Vamos lá, alguém com responsabilidades dentro da grande máquina do SL Benfica, venha explicar, o que se está a passar, e uma vez de todas.


Mário Jesus, Odivelas

-----------------------------------------------------------------

Chegou a altura de choverem críticas sobre o treinador do Benfica no caso Odysseas. Críticas com fundamento, na parte que respeita à exposição pública do desagrado de Schmidt, agravada pelo estatuto que Ody deveria ter no clube. A outra parte os benfiquistas desconhecem. O que conhecem e assistiram, para além de uma hesitação do guarda-redes, foi a falhas colectivas importantes, quiçá decorrentes das apostas do alemão. Neste momento, perante os adeptos, é Schmidt que não está bem e, nestas circunstâncias, deveria haver uma explicação cabal, clara, de preferência pela voz dos intervenientes. Não é saudável e não há pior do que um ambiente de opaca suspeita.


Pedro Prista Lucas, Colares

-----------------------------------------------------------------

Que novidade o Odysseas Vlachodimos, querer sair do Sport Lisboa e Benfica. Para mim, quando a administração do SLB, desejou contratar o Bento, por supostamente ser muito bom e com potencial de ser ainda melhor e, principalmente, por falar Português do Brasil, já era com o intuito de substituir no imediato o Odysseas, que seria  transferido ainda neste mercado.


O  Anayoliy Trubin, de nacionalidade Ucraniana, alterou tais planos, por causa da língua, que num guarda redes é de extrema importância.


Por isso e em conluio com Roger Schmidt, aproveitaram um deslize do Vlachodimos e não só, (Ba e António Silva) no segundo golo do Boavista, para criarem o imbróglio que o leva agora a querer sair.


Praticamente todos os Benfiquistas, têm a perfeita noção, que o Odysseas nunca foi um guarda redes de excelência e que transmitisse muita confiança à equipa, por causa das suas limitações nas saídas e no jogo de pés, mas na altura em que o Benfica jogava como um clube de pequena dimensão (JJ e Veríssimo), era quase sempre um dos melhores em campo e até na liga dos campeões da época transacta, por a equipa jogar mais compacta.


Não havia necessidade de recorrer a este subterfúgio, (Schmidt habituou-nos a falar de um jogador, em público, apenas e só para o elogiar). Bastava e o Vlachodimos merecia, que esta administração fizesse uso da sinceridade que a tem caracterizado.


O Samuel Soares, que tem tudo para ser um excelente guarda redes, vai continuar a ser titular até considerarem o Trubin apto para o substituir, nem que seja por ter sido bastante dispendioso.


Com os melhores cumprimentos,


Adão Ferreira, Santo António dos Cavaleiros

-----------------------------------------------------------------

Se Vlachodimos quer sair que saia. 

Se a atitude do guarda redes é exercer pressão contra Roger Schmidt  o presidente do Benfica tem que ser firme e claro no apoio  ao seu treinador independentemente de quem teve razão na tal discussão em alemão  entre os dois e que deixou o guarda redes de fora no jogo contra o Estrela de Amadora. O pior que pode acontecer ao Benfica é ter um jogador numa posição tão importante para a equipa como a de guarda redes a jogar contrariado. 

Rui Costa tem assim a oportunidade de negociar a saída de Vlachodimos  em boas condições pois segundo parece tem mercado nas melhores ligas da Europa. Isto será a melhor solução para todos os intervenientes. 


Luís Lourenço, Nova Iorque


-----------------------------------------------------------------


O Director da Volta a Portugal, perante os rumores de que o Benfica se prepara para retomar o ciclismo, disse: "o Benfica que volte, consistente e sério". Pergunto: Joaquim Gomes dúvida da seriedade do Benfica? Esta frase infeliz, que levanta dúvidas por parte de um dirigente com responsabilidade sobre a seriedade do clube encarnado, mereceria que Rui Costa reagisse. É que quem cala consente.


Pedro Prista Lucas, Colares


-----------------------------------------------------------------


A não convocação do habitual guarda-redes da baliza do SLB gerou um pedido de explicações por parte deste ao seu treinador Roger Schmidt. Não se sabe o teor da conversa entre ambos mas sim a consequência, ou seja, a não convocação deste para defender a baliza da Águia. Nesta conformidade, o treinador, na minha modesta opinião, errou novamente e veio criar vários problema no seio da equipa. Se já tinha errado aquando da conferência de imprensa, após o jogo, onde responsabilizou Vlachodimos pelos golos sofridos, agora a equipa está sujeita a ficar com menos guarda-redes experiente que conhece bem a equipa e a ajudou a ganhar títulos em muitas ocasiões. Ser treinador de futebol é também saber ser um gestor dos recursos humanos e, neste caso, Schmidt não esteve à altura da situação e dos pergaminhos do Clube. Ser treinador do SLB exige competência profissional e responsabilidade. Assim, nunca o treinador pode imputar as culpas de uma derrota aos jogadores e muito menos a um especificamente, mas sim assumir ele (treinador) os erros e a culpa da derrota como líder máximo da equipa.  

Desta forma, o treinador do SLB veio fazer emergir a desconfiança dos jogadores no seu líder e gerar um clima de instabilidade no seio da equipa, desnecessariamente. 


Júlio Neves - Montijo


-----------------------------------------------------------------


As atitudes drásticas não são boas conselheiras. Nem o Benfica pode afastar assim, sem mais nem menos, um guarda-redes que já lhe deu muitas alegrias, como este - por causa de um conflito que se deseja passageiro - pode querer sair, sem mais nem menos, porque discutiu com o treinador e ficou amuado. As partes (Roger Schmidt e Odysseas Vlachodimos) têm que se aproximar. Se estão empenhadas no mesmo propósito que é o de servir o clube porque amam o Benfica, então têm que afastar as achas da fogueira que foi ateada e pelo diálogo encontrarem uma solução. Roger Schmidt diz que tem três bons guarda-redes. Que fale com os três de forma franca e aberta, como aliás ele sabe, e encontre pontes para deles tirar, em termos de utilização, o melhor para o clube. A presente situação é que não serve a ninguém, com a agravante de poder enervar o restante balneário. Encontre-se uma solução urgente e que se dêem passos que respeitem as qualidades de Odysseas. E que se dê forte incentivo a Samuel Soares apanhado, sem culpa, no meio deste turbilhão. O rumo para o Benfica não são questiúnculas,  mas sim rumo ao 39. Para isso o Benfica precisa de estabilidade.  Desde já para ir a Barcelos ganhar sábado ao Gil Vicente.


Eduardo Augusto de Sousa Dias Fidalgo, Linda-a-Velha


-----------------------------------------------------------------


Com o jogo entre o Futebol Clube Famalicão e o Moreirense Futebol Clube, que se vai realizar no Estádio Municipal de Famalicão, encerra a 2ª. jornada, da Liga Portugal Betclic. O Moreirense FC, depois de ter disputado a Liga 2, na época de 2022/23, volta ao convívio dos grandes do futebol português, depois de se ter sagrado campeão da Liga 2. O FC Famalicão, que foi o 8º. classificado na época de 2022/23. O Moreirense FC, visita Famalicão, pela 4ª. vez. Na época de 2021/22, o Moreirense foi goleado por 5-0.


Mário da Silva Jesus, Odivelas


-----------------------------------------------------------------


Que novidade o Odysseas Vlachodimos, querer sair do Sport Lisboa e Benfica. Para mim, quando a administração do SLB, desejou contratar o Bento, por supostamente ser muito bom e com potencial de ser ainda melhor e, principalmente, por falar Português do Brasil, já era com o intuito de substituir no imediato o Odysseas, que seria  transferido ainda neste mercado.

O  Anayoliy Trubin, de nacionalidade Ucraniana, alterou tais planos, por causa da língua, que num guarda redes é de extrema importância.

Por isso e em conluio com Roger Schmidt, aproveitaram um deslize do Vlachodimos e não só, (Ba e António Silva) no segundo golo do Boavista, para criarem o imbróglio que o leva agora a querer sair.

Praticamente todos os Benfiquistas, têm a perfeita noção, que o Odysseas nunca foi um guarda redes de excelência e que transmitisse muita confiança à equipa, por causa das suas limitações nas saídas e no jogo de pés, mas na altura em que o Benfica jogava como um clube de pequena dimensão (JJ e Veríssimo), era quase sempre um dos melhores em campo e até na liga dos campeões da época transacta, por a equipa jogar mais compacta.

Não havia necessidade de recorrer a este subterfúgio, (Schmidt habituou-nos a falar de um jogador, em público, apenas e só para o elogiar). Bastava e o Vlachodimos merecia, que esta administração fizesse uso da sinceridade que a tem caracterizado.

O Samuel Soares, que tem tudo para ser um excelente guarda redes, vai continuar a ser titular até considerarem o Trubin apto para o substituir, nem que seja por ter sido bastante dispendioso.


Adão Ferreira, Santo António dos Cavaleiros


-----------------------------------------------------------------


Diz-nos a experiência que quando as coisas correm menos bem, nunca há um só culpado, é um conjunto de pequenas coisas que está por trás desses momentos. Logo a responsabilidade por este momento não é exclusiva dos jogadores. Toda a estrutura, como hoje se diz, terá a sua quota parte de responsabilidade neste periodo mais conturbado.

Mas uma coisa é certa, mantendo a Direcção a confiança no treinador, aos jogadores só cumpre acatar todas as ordens e a disciplina do grupo. A ser verdade o que tem saído sobre a situação de OV, este demonstra duas facetas ambas perigosas para o grupo e para um jogador da sua posição: 1. Acha-se superior aos colegas e não admite ser tratado como um deles; 2. Não tem consciência das suas graves deficiencias para cumprir a preceito a sua função de g-r, não sendo de esperar, pois, da sua parte, a humildade de reconhecer que ainda lhe falta muito caminho para ser um Guarda-Redes que “marca golos” !

De OV pode até dizer-se que é um g-r que pode ganhar jogos mas que dificilmente ganha campeonatos. OV foi e é para os benfiquistas, apesar de, como digo, se reconhecer que aqui e ali ter “ganho” um ou outro jogo, o g-r possível. Nunca foi daqueles que enchesse as medidas aos Benfiquistas. Quem recorda Bento, Michel Prod’homme, Julio Cesar, Oblak e Ederson sabe que OV está longe destes paradigmas, logo longe de ser um grande g-r!  Ter o topete de não acatar as instruções do treinador não aceitando sentar-se no banco, faz dele uma maçã podre que convém tirar do cesto quanto antes.

E não pode sequer dizer que RS não lhe deu todas as condições psicológicas para desempenhar a sua tarefa. É certo que o Benfica comprou Trubin, mas qual o jogador que não está sujeito a ver chegar ao plantel um jogador para discutir o lugar com ele !? Não, o problema de OV não é psicológico é técnico mesmo! O medo visceral que revela a sair dos postes, quer nos cruzamentos, quer nas bolas em profundidade é arrepiante, tolhe os colegas e gela as bancadas. Não, OV não tem qualquer razão para não acatar a ordem que lhe foi dada. E vendê-lo para salvar o grupo, parece ser a decisão mais sensata. Embora sentá-lo no banco, dar-lhe um banho de humildade, não fosse pior para … ele ! Faça o que fizer a Direcção, os Benfiquistas confiam.


Antonio Gomes-Martins, Vila Nova Gaia


-----------------------------------------------------------------


... O processo tem início na má exibição do treinador do Benfica, ao criticar, publicamente, o guarda-redes —erro, significativo, no que concerne às funções de um gestor, que é o que Schmidt é.. E a má prestação sucede, logo a seguir, à sua má prestação, enquanto treinador, no jogo com o Boavista, para falar só desse —admitindo que Vlachodimos tenha estado mal, Shmidt não este melhor. Isto sem ter em conta as várias vezes em que Vlachodimos salvou as costas do treinador, com defesas que seguraram alguns resultados..
O que está em causa não é a SUBSTITUIÇÃO; é a HUMILHAÇÃO, devida à exposição, pública, que Schmidt fez do seu juízo sobre a exibição de um dos seus jogadores —o que deveria ter acontecido era conversa, íntima, entre o treinador e o guarda-redes, explicando-lhe a razão por que o substituía. E podendo achar-se com razão, Vlachodimos, por questão de hierarquia, só teria que, mesmo desagradado, aceitar, porque a vida também é composta de contrariedades...


Rodrigo Costa, Porto


-----------------------------------------------------------------


As regras da arbitragem estão a roçar o absurdo. Não há jogo que dure menos de 100 minutos. Ora, a fim de evitar esta anomalia e a angústia que se apodera de muitos dos que assistem, mudem-se as regras, assuma-se o que se pretende (mais tempo útil de jogo), e altere-se para 100, 110 ou 120 minutos o tempo deste desporto, ao invés dos tradicionais 90. Bem vistas as coisas, a arbitragem está, com estes descontos, a favorecer, de forma indirecta e perversa, as equipas mais fortes, cada vez com mais dificuldade em vencer. Vejam-se as vitórias que alguns grandes têm conseguido depois dos 100 minutos. É, no fundo, uma espécie de ditadura dos homens do apito em prol do capitalismo.


Pedro Prista Lucas, Colares


-----------------------------------------------------------------


Decididamente há crise na baliza do Benfica com Vlachodimos a perder influência de uma maneira que não seria muito perceptível pouco tempo antes. E é uma crise que soa a perigo, pois se há sector sensível a baliza é um deles. Além  de que não dá muito para entender. Odysseas sofreu três golos no Bessa, que resultaram de situações aparentemente difíceis de neutralizar. Talvez tivesse condições para impedir o primeiro dos golos do Boavista. No penalty trata-se de um castigo máximo e raras são as situações de defesa. No terceiro golo o adversário apareceu-lhe isolado e pouco havia a fazer. De resto, não se lhe conhecem falhas e aqui chegados mais parece que se está a arranjar uma justificação para, a breve trecho, entregar a baliza a Trubin. Claro que houve o desaguisado com Schmidt, mas até se percebem as razões que levam o guarda-redes a sentir-se injustiçado, à margem do eventual grau de contundência do protesto, quando soube que não seria titular frente ao Estrela da Amadora. Seja como for, acho que se foi depressa e longe demais. Se Roger Schmidt queria aproveitar um deslize para tirar Odysseas da baliza, não escolheu a forma e o modo mais elegante. Parece estar-se perante a intenção de atirar Vlachodimos borda fora, o que se assemelha a um processo violento e que por isso não é bonito.


Eduardo Augusto de Sousa Dias Fidalgo, Linda-a-Velha 


-----------------------------------------------------------------


Humildades e arrogâncias

Nos últimos  quinze anos  muito se tem falado nos prémios coletivos e individuais, de dois jogadores, o macaréu e o pulga. Claro que esses prémios fazem alguns ficarem com o papo inchado, tal como as galinhas, quando comem milho seco e depois bebem água. Mas isto não é extensivo a todos, pois uns encaram isto com normalidade, outros o ego fica-lhe  muito lá em cima e a arrogância domina-os. 

Tudo isto a propósito dos últimos títulos conquistados pelos jogadores acima referidos.O macaréu ficou todo contente e vaidoso e lá recebeu o caneco todo inchado como capitão. Mas como o homem ficou quando soube que não tinha sido escolhido como o melhor jogador da final?!. Estragaram-lhe a festa e mexeram-lhe no íntimo. Mas vejam a atitude do pulga, depois de vencer mais uma final. Na hora de receber o caneco, tirou a braçadeira, deu a mesma ao anterior capitão e lá para a festa e nada de amuos. 

Acho que isto diz muito sobre a personalidade das pessoas. Os prémios coletivos são de todos, mas os individuais também. Agora imaginem se o pulga, em Outubro ganha a oitava bola de ouro? Dá um chilique ao macaréu.

Essa coisa dos 180 milhões que um clube arabe dava ao fcp. pelo treinador e mais uns quantos jogadores, será verdade?- não duvido, mas foi notícia que nunca li nem ouvi. Olhem que são muitos milhões para onde se contam os cêntimos, E até os árbitros já foram informados disso, pois nas duas primeiras jornadas viu-se o que o SLB vai ter pela frente

EXEMPLO, vejam esta do Duarte Gomes:- 2' ENTRADA DURA DE RONALD,SOBRE DI MARIA, ESTEVE BEM O ÁRBITRO AO GERIR O MOMENTO SEM RECURSO AO CARTÃO. Pois, mas  nas nas Antas é expulso um jogador do Guimarães aos 45 segundos de jogo, Sim leram bem, 45 segundos de jogo. Este tem sido o tratamento que o SLB tem tido ao longo dos anos, e pelos vistos é para manter.


Pedro Alexandre, Alcafozes  


-----------------------------------------------------------------


Embora se desconheçam os termos e os factos da desavença tenho por mim excessiva e inusitada a posição do treinador e do Benfica para com um guarda redes com provas e campeão, para mais, depois de terem perdido o primeiro jogo da liga.


José Carlos 


-----------------------------------------------------------------


Com uma final inédita, disputada entre as seleções de Espanha e da Inglaterra, no Estádio Olímpico de Sydney, capital do estado de Nova Gales do Sul, e a cidade mais populosa de toda a Austrália, foi encerrada, a 9ª. edição do Campeonato do Mundo Feminino de Futebol, que se realizou, no continente da Oceania, e a organização a cargo da Austrália e Nova Zelândia, tendo sido disputado, de 20 de Julho de 2023 a 20 de Agosto de 2023, por 32 seleções, representante dos cinco continentes. A seleção de Portugal, fez parte do Grupo E, tendo ficado em 3º. lugar, tendo alcançado o 19º. lugar, entre as 32 seleções, na primeira presença de Portugal, no Campeonato do Mundo Feminino de Futebol.

A Espanha, é a nova campeã do Mundo feminina de futebol. Uma grande final, disputada pela Espanha, 7ª. no ranking da FIFA, que venceu por 1-0, a Inglaterra, a 4ª. no ranking da FIFA. Grande final, protagonizada por duas seleções. Mas, foi a seleção de Espanha, que se apresentou, com um futebol mais esclarecedor e objetivo, que acabou por merecer, plenamente, o título alcançado, sobre a campeã da Europa, referente à edição de 2022, a Inglaterra. Jogo que teve a direção a cargo de Tori Penso dos EUA. O título alcançado pela Espanha está bem entregue.


Mário da Silva Jesus, Odivelas

-----------------------------------------------------------------


A forma como o treinador do Benfica ( do qual sou sócio) afastou o guarda-redes , Vlachodimos, é inadmissível…

O Odisseas Vlachodimos, representou o Benfica nas Últimas 5 épocas, com excelente comportamento pessoal e profissional , a ele se devendo também muitos êxitos nas provas nacionais e internacionais..

Não.. não é o melhor guarda-redes do Mundo, tem algumas características técnicas menos boas e o Sr. Schmidt tem todo o direito a preferir outro jogador para aquele lugar.

O que o Sr. Schmidt não pode, é afirmar em entrevista à Comunicação Social, que o jogador falhou no Bessa e que o lugar exigia outra “energia”…

Sabe , Herr Chmidt… o Benfica não é o Beijing Guoan ou o Paderborn 07, onde se iniciou como treinador…

E na Holanda até o  Go Ahead Eagles ( com todo o respeito pelo Clube), de BENFICA só tem as Eagles…

O BENFICA tem a honrosa tradição de respeitar e proteger os seus atletas e nunca se tinha visto um treinador apoucar um seu atleta publicamente.

Imagino o tremendo efeito que as declarações desastrosas do treinador, possam ter causado no seio da equipa.

Com respeito às opções técnicas do Sr. Shmidt, como não sou treinador, abstenho-me de opinar, para não fazer a figura ridícula que ele fez com o seu comportamento.


Francisco Machado, Lisboa


-----------------------------------------------------------------


Princípio do fim
Toda a gente sabe que não aprecio a atitude menos legal do Octávio em campo.
No entanto, desenganem-se aqueles que julgam que ludibriaram alguém com a venda de 60 milhões, em vez da de 40.
O que o FCP fez foi vender o jogador que representa o seu coração em campo para encaixar pouco mais do que 25 milhões. E o valor da cláusula não será pago de imediato, mas de forma prestacional. Retirando a percentagem do passe que não pertence ao clube, as comissões, o pagamento do prémio de assinatura que o jogador ainda não tinha recebido, o valor do adiantamento para pagar o Varela, e o valor a pagar pela formação às equipas em que jogou dos 18-23 anos, chegarão ao valor que referi.
Dúvidas não há que tal negócio, na época mais importante que há memória, só se realizou pela penúria a que chegou o FCP.
E mais terão de sair ainda nesta e na próxima janela de transferências.
Os falhanços financeiros à vista de todos, e os desportivos que se advinham, serão o princípio do fim de uma era que já devia ter acabado há muito, mas que resistiu à modernidade suportada pelos caciques e boys que grassam pelas instituições que gerem o futebol. 
É chegado o tempo de evoluir. É chegado o tempo de valorizar o futebol pelo futebol. É chegado o tempo de organizar e profissionalizar todas as instituições que gerem o futebol.
O futebol português vai entrar em coma com as receitas das transmissões. Ou avançamos agora ou alguém desliga a máquina…


Rui Pedro Pinheiro - Guimarães 


-----------------------------------------------------------------


Para lá dos erros próprios 
Muitos, dentro e fora do Benfica, estão sempre à espreita para denegrir e desestabilizar a equipa.
Da minha parte, para o exterior, nunca ouvirão qualquer crítica destrutiva. Ainda que a constituição da equipa não tenha sido a mais adequada para defrontar uma equipa que veio da II liga, o certo é que tivemos mais um árbitro da associação do Porto a apitar o Benfica-Estrela, auxiliado por outro bem conhecido de Gaia por defender, às descaradas, as cores de um clube do outro lado do rio Douro.
E a vontade de prejudicar os encarnados foi mais do que visível em todo o jogo. Aquele pénalti e aquele falta por marcar sobre o Kokçu trazem a lume tudo aquilo que já tenho dito, e que se irá repetir a cada jornada.
Tudo vai ser feito para que o Benfica não seja bicampeão. Vão dar descontos nos descontos até que os nossos adversários ganhem; vão falsear linhas de fora de jogo; vão expulsar jogadores do Benfica em vários jogos e poupar os dos adversários; vão avançar com processos disciplinares sem pés nem cabeça, e tudo o que for necessário para que haja outro campeão.
Estamos muito a tempo de abrir os olhos  e de antecipar quaisquer jogos de bastidores, e de complementar o plantel com pelo menos mais 2 jogadores, um defesa esquerdo e um extremo de raiz à moda antiga.
Cometemos alguns erros de análise nos dois primeiros jogos, que deixarei para o balneário, mas que terão de ser escrutinados. Para isso temos uma equipa técnica tão vasta e um presidente que conhece tudo sobre o futebol.
Para já, limito-me a dizer que o Vla e o Ristic terão de ser cedidos porque não contam.
Felizmente o Tengstedt salvou-se no último toque do gongo. 
Quanto ao Samuel Soares pode ser que tenham uma enorme surpresa, e os detratores recentes engulam o que disseram.
Uma coisa é certa, em Barcelos teremos de entrar com a fome suficiente para comer um belíssimo arroz de cabidela.
De todos, um.


Rui Pedro Pinheiro- Guimarães 
 

-----------------------------------------------------------------


Após 6 anos de águia ao peito,o lugar de Odysseas Vlachodimus está na corda bamba com a vinda do ucraniano Anatoly Trubin para a baliza encarnada. Mas que ingratidão de alguma massa adepta e da direcção encarnada. Um ou dois  “frangos” não quer dizer que Vlachodimus seja o rei da capoeira. Quantos golos foram falhados pelos avançados do Benfica? Quantas vezes a defesa encarnada meteu água? Quando Roger Schmidt falhar nas substituições também vai ser encostado? O guarda-redes é o jogador com mais visibilidade para ser coroado ou crucificado. Quantos jogadores foram mal comprados ou mal vendidos pelo presidente do clube? E se Anatoly Trubin levar um ou dois “frangos” o que vai fazer Rui Costa?


Ademar Costa, Póvoa de Varzim


-----------------------------------------------------------------


Coisas estranhas, estas coisas acontecem com alguma frequência em determinado clube. Tiveram um jogador à venda por 40 milhões, nenhum clube lhe pegou, pois de insurretos e manhosos está o mundo cheio, Mas, claro que neste clube há sempre um mas ou  mais, aumentaram o preço para os 60M e logo apareceram pretendentes. Será isto normal? Desculpem-me, mas isto cheira.me a ajudas encapotadas para fintar a UEFA. Lembram-se do Fabiozito Silva? pois, completamente desconhecido, e foi vendido por 40M, para os Wolwes.

Mas, não pensem que com esta verba este clube vai tirar o porco do atoleiro. Não! para ´BMG são perto de 20M, mas 3 milhões para o mesmo banco, que adiantou o dinheiro do Varela. Segundo as conversas das tascas, o prémio de assinatura da renovação do manhoso, os tais 15 milhões, ainda estão em dívida. Pagando isso tudo, lá ficam eles tesos outra vez. e parece-me que há muitos milhões para pagar até ao final de Setembro. Talvez seja por tudo isto, que o treinador está a meter os  filhos em lugares mais seguros. Pois.


Pedro  Alexandre, Alcafozes


-----------------------------------------------------------------


O tempo dado como desconto nos jogos de futebol deturpa a verdade desportiva. Porque não fazem como no basquetebol? O jogo é interrompido, o relógio para. É inconcebível o tempo dado no Boavista/Benfica. Acresce a isso, o facto de haver descontos sobre descontos. O relógio dos árbitros tem corda interminável. Se estivermos doentes, o relógio da vida não para.  As maiores felicidades para Otávio. Espero que não seja tão faltoso como foi no campeonato português. Assim se vê o amor de Otávio pelo F C do Porto.Agora o clube do coração é o Al Nasrr. O dinheiro é que manda,o resto são cantigas.E Sérgio Conceição o que tem a dizer sobre a saída de Otávio?


Ademar Costa, Póvoa de Varzim


-----------------------------------------------------------------


Ao assumir, como assumiu o CA, que o erro do VAR esteve no modo deficiente e contrário ao que está protocolado nos regulamentos, como foram colocadas as linhas que permitem confirmar as situações de fora de jogo, o CA veio afirmar que, foi um erro técnico e não um erro de facto, que esteve na génese da validação do primeiro golo leonino.

Com efeito, ao passar agora para o VAR a responsabilidade sobre a validação dos golos, os erros de facto, isto é, os erros cometidos pelos árbitros de campo no julgamento imediato dos lances, deixam de poder ser assacados a estes e passam, como no caso vertente, a ficar sob a responsabilidade do VAR e AVAR. Ora, tratando-se, como no caso em análise, de deficiente colocação das linhas, isto é, de deficiente uso de instrumento da lei que rege o jogo, estaremos, na minha opinião, perante um erro de Direito que, naturalmente dará lugar a protestar o jogo e à repetição do mesmo.


Antonio Gomes-Martins, Vila Nova Gaia


-----------------------------------------------------------------


Após se terem disputado as meias finais, da 9ª. edição do Campeonato do Mundo Feminino de Futebol, que se está a realizar desde de 20 de Julho de 2023, na Austrália e Nova Zelândia, em que a Espanha venceu a Suécia por 2-1, e hoje, a Inglaterra, campeã da Europa, na edição de 2022, venceu a Austrália por 3-1. Estão encontradas, as seleções finalistas, que no próximo dia 20 de Agosto de 2023, no Stadium Austrália, em Sydney, vão discutir a conquista do título de campeãs do Mundo. Final inédita entre a Espanha, 7º. no ranking da FIFA, e a Inglaterra, 4º. no ranking da FIFA. Desfile de 32 seleções dos cinco continentes. A seleção de Portugal, que fez parte do Grupo E, tendo ficado em 3º. lugar. Não sendo uma informação oficial, Portugal alcançou o 19º lugar, no conjunto das 32 seleções, na primeira presença de um campeonato do Mundo.


MÁRIO DA SILVA JESUS, Odivelas


-----------------------------------------------------------------


Américo Faria Oliveira, residente na Travessa Sede da Junta nº 56, Abade de Neiva, Barcelos, Socio Nº 21219 do SPORT LISBOA E BENFICA, vem por este meio, discordar profundamente  das analises de 3 comentares, do Programa da BOLATV "ABOLA DA NOITE", emitido ontem dia 18 de Agosto, Professor Jorge Castelo, Sr Pedro Henriques, e Sr Vitor Manuel.

Esta minha discordância tem a ver com os comentários agressivos e por vezes falta de respeito para com as declarações do Treinador ROGER SCHMIT, na Conferencia de Imprensa realizada também ontem sobre a actuação do Guarda Redes principal do SL BENFICA no jogo com o Boavista.

O treinador do SLBENFICA , tem todo o direito de criticar em privado ou em publico a actuação dos seus jogadores; não pode nem deve ser, insultado em publico pelas suas afirmações sobre a forma de analise/comentário desportivo, como o fizeram os 3 comentadores, chegando ao ponto  de o Professor Jorge Castelo, na sua ultima intervenção ter instigado á  "rebelião" por parte do Guarda Redes do SLBENFICA VLACHODIMOS.

Sou á muitos anos telespectador deste Programa, e sempre achei talvez um dos melhores senão o melhor Programa Desportivo emitido em Portugal, mas ontem os comentários feitos por estes 3 comentadores,  sobre as declarações Treinador ROGER SCHMIT, não ficaram nada atrás  da falta de nivel,  de educação e também de respeito, a que assistimos noutros programas, transmitidos em outras estações televisivas.

Na minha opinião, começo a suspeitar que a "Escola dos Octávios", na perseguição, ao treinador do SLBENFICA, está a aumentar; ver os comentarios também do Professor Jorge Castelo aquando da expulsão de RS em Vizela na epoca passada, comparada com a sua opinião mais contida e mais "macia",  para com outros treinadores, quando são expulsos.

Para terminar, "informo" V.  Exªas de que deixarei de assistir ao Programa "ABOLA DA NOITE", quando os comentadores presentes forem os 3 atrás mencionados, porque na minha opinião ontem, pisaram uma linha muito perigosa, que foi em vez de comentário desportivo, o que fizeram foi um ataque pessoal ao treinador ROGER SCHMIT.


Americo Oliveira


-----------------------------------------------------------------


Como diz a minha vizinha:- Abriu-se a caixa da pandorga. 

Isto do nosso futebol, está para lá do tolerável e do incompreensível. Como foi possível validar o tal golo, com toda a tecnologia que têm, quando quase todos viram que havia um claríssimo fora de jogo, mesmo a olho nu!?. Via-se perfeitamente a bota(meia) do jogador do scp. Os juízes de linha servem para que? 

Este caso não foi o único desde que há VAR E AVATAR, quantos já não terão havido?. Reparem no jogo do SLB no Bessa, só depois do jogo jogado, ou seja nos dias seguintes, é que começam a circular imagens de jogadas duvidosas, que muito prejudicaram o SLB. No jogo de ontem, a tv que veste de azul, mostrou um toque no pé do  Edwards, onde até se consegue ver, os pelos da perna do jogador, mas no desarme do jogador do SLB, no 3º golo do Boavista. a câmara escolhida, estava na Torre dos Clérigos.Por muito que queiram negar, isto é uma autêntica perseguição ao Benfica.

No caso do cartão ao Palhinha, a versão do árbitro foi fundamental para que o jogador fosse ilibado do castigo que nunca cumpriu e agora? Se todos admitem o erro técnico, porque o jogo não é repetido? Caso o clube beneficiado seja campeão por 2 pontos o que é que vai acontecer? Bem sei que não terei respostas para isto, pois há coisas muito mais simples de se fazerem no futebol e para benefícios de alguns, nada é feito.

Finalmente já vejo alguém a preocupar-se(mas só alguns jornalistas) sobre o futuro do futebol portugues. Um Sr. escreveu hoje na Bola, que é de lamentar, que o canal da FPF não tenha transmitido o Jogo do Arouca, para o Liga Conferência, mas o mais grave, segundo o Sr. jornalista, é que esse tal canal transmitiu à mesma hora um outro jogo. O mais estranho para mim, é eu não ver ninguém dos futebóis, estar preocupado com estas coisas graves. 

Sobre os direitos das tais transmissões, onde todos vão ficar ricos, a tal luta do Proença, não se preocupem, pois o Proença já anunciou que vai pirar-se da Liga, pois a coisa vai ficar preta, e na FPF a coisa é muito mais calma.

Venho escrevendo que este ano a coisa por causa dos milhões da UEFA ia dar para o torto. A caixa da pandorga já foi aberta.


Pedro Alexandre, Alcafozes


-----------------------------------------------------------------


Um derby a setenta quilómetros

É estranho. Um derby é suposto ser na mesma cidade. Não foi. Foi em Rio Maior cidade de Santarém. A setenta quilómetros ou oitenta rodoviários de Lisboa. Uma hora de carro. Saíram os adeptos das duas equipas do estádio pelas 22, 30. Enfim puderam chegar a casa antes da meia-noite. Agora escrutinando o horário aprazado para o jogo do Braga  com o Sporting, agendado para as 20,30 a 364 Km de Lisboa, na véspera dum dia útil, mais os tempos comuns de saída do estádio, quem sem sacrifício  lá se deslocará? A transmissão televisiva justifica isto? Está ponderação vale para o Sporting e para os demais. Para todos.

Assim não se promove o jogo. A liga. O nosso prazer.

Não pode ser.


Costa e Cruz, São João da Caparica


-----------------------------------------------------------------


Como resolver as falhas do VAR? Mesmo com técnicos e tecnologias de sobra, o VAR falha muito e, sobretudo, em situações decisivas. Nem sei mesmo se, em boa verdade, para repor a tão propalada justiça e equidade não se deveriam repetir alguns jogos. E, porque não, multas e indemnizações? Os senhores do VAR, à semelhança da restante arbitragem são impunes porquê? O jogo do Casa Pia com o Sporting, com o golo comprovadamente irregular que ditou a vitória deste último, o jogo do Benfica em Chaves, na última Liga, com os erros que ditaram a vitória da equipa da casa, etc, etc, abalam a credibilidade do sistema. O certo é que Amorim esta época continua, perigosamente, com estrelinha. Se não a arranja alguém lha inventa. Desta vez, imagine-se, foi o VAR.


Pedro Prista Lucas, Colares


-----------------------------------------------------------------


Com a impossibilidade, de última hora, de Pedro Pichardo nos representar no campeonato do mundo de atletismo, em Budapeste, fica gorada uma das hipóteses mais prováveis de Portugal ganhar uma medalha de ouro. À partida, esta circunstância parece vir desapontar cada um de nós. O que, diga-se, é natural!... Mas a "dor" (a nossa) é infinitamente menor àquela que Pichardo sente neste momento. tal como toda a equipa técnica que o acompanha. Não tenhamos dúvidas!
É que marcar presença num campeonato desta natureza não é fácil!
Às vezes, treinar muito (e até bem) pode não ser suficiente (o que constitui uma das maiores angústias em qualquer atleta que se encontre em preparação...). É preciso ter, também, sorte, o que não aconteceu, agora, com Pichardo.
Olhando para os restantes atletas, e tal como Pichardo, sabe-se que o "trabalho de casa" foi feito, ao longo de meses e anos. Tentemos, por isso, não nos levantar do sofá se entretanto a história não se for delineando de "ouro", e saibamos vibrar, sobretudo, e em cada momento, com a batalha individual que cada um dos atletas se propõe realizar, tentando espelhar ao melhor nível aquilo que já demonstraram valer. No final, uma avaliação global, justa, da participação portuguesa nestes campeonatos far-se-é por aqui. Será certamente feita por aqui. Com ou sem pódio. Com ou sem ouro.

Luis Xavier, Lagos


-----------------------------------------------------------------


Estamos a pouco mais de 15 dias do fecho do mercado e embora seja admissivel que possam surgir propostas por alguns dos jogadores do plantel benfiquista, sou de opiniao que, nesta altura, a não ser que seja pelo valor das cláusulas de rescisão, e sempre e só quando seja o jogador a pedir para sair, não deve o Benfica deixar sair mais ninguém do plantel.

Creio que esta época, ao contrário do que sucedia no ano passado, é possível dizer-se que o Benfica tem um plantel de 20 titulares (sem contar ainda com Trubin e Arthur Cabral), pelo que, substituir jogadores titulares já com o campeonato em andamento, afigura-se-me uma péssima opçao.

Assim, dos que não tem sido titulares ultimaente, não será só, pois, Florentino a ter estatuto de inegociável, também Neres, Ristic, Morato, Musa, Schjelderup e Chiquinho devem ser considerados como tal. É importante assegurar a maior estabilidade possivel no plantel e dar a RS um conjunto de jogadores que ele conhece bem e sabe até onde pode contar com eles, para não estarmos sujeitos ao sufoco que vivemos a época passada.


Caro Vitor S Neves

Infelizmente quando me apercebi do erro o texto ja tinha sito enviado e, como é natural, foi publicado respeitando o que estava escrito.

O meu pedido de desculpas ao Florentino e a todos os benfiquistas e não só.


Antonio Gomes-Martins


-----------------------------------------------------------------


BONS E MAUS EXEMPLOS

1- O Vitória aborda a 2ª jornada já sem Moreno ao leme do clube. A sua decisão foi reveladora de uma maturidade incomum e de um vitorianismo à prova de bala, em atos e não apenas em palavras. Demonstrou retidão, assumindo a responsabilidade pelo falhanço que foi a eliminação da Liga Conferência. Fez a sua leitura do momento atual, que me parece correta, e não quis ser um obstáculo ao seu clube do coração; uma atitude de um amor ao clube e de um desprendimento a todos os títulos assinalável e que espero saiba ser devidamente valorada. O Vitória tem a agradecer-lhe a honradez e o sentido vitoriano, bem como, em concreto, ter-se disponibilizado para pegar na equipa numa situação muito difícil e ter ainda assim conseguido o apuramento para as competições europeias against all odds. O futebol é feito de presente e Moreno soube, como disse, com uma maturidade incomum, interpretá-lo devidamente. O Vitória instituição e o Vitória comunidade não podem esquecer esta sua postura e esta sua atitude.

2- O futebol português é claramente um fator de afirmação nacional. Uma área em que nos destacámos, na qual temos (sempre tivemos) dos melhores executantes do Mundo – Portugal é, com Itália, o 3º país do Mundo com mais vencedores do “Fifa The Best” e o 2º com mais vencedores da Bola de Ouro ex-aequo com Brasil, Itália e Inglaterra – área na qual temos dos melhores treinadores do Mundo e na qual temos uma seleção nacional que há vinte anos ombreia com as melhores do Mundo. Se pretendemos aspirar ao topo do futebol Mundial, temos de deixar de ser complacentes com comportamentos próprios de países subdesenvolvidos. O futebol movimenta massas, é exemplo para os jovens, é dos fenómenos mais mediatizados da sociedade atual. Exige-se dos seus intérpretes que demonstrem saber estar à altura do que deles exige a sua responsabilidade social. Exige-se das suas estruturas dirigentes a firmeza conforme com os objetivos a que, legitimamente, Portugal aspira no futebol mundial.


André Coelho Lima


-----------------------------------------------------------------


No texto de hoje deste senhor António Gomes Martins, o mesmo refere que o perigoso lance que originou o terceiro golo do Boavista,  foi protagonizado por florentino.

Não é verdade, pela enésima vez, foi bah a comprometer.

Temos que saber o que escrevemos.

Cumprimentos, 


Vitor Sequeira Neves 


-----------------------------------------------------------------


Pepe ,capitão portista, aquando da expulsão na Supertaça e,no calor do final do jogo, não resistiu à tentação de exibir a camisola do seu clube.

Dos jogadores mais antigos do FC do Porto, defesa  central raçudo, que defende as suas cores, como se costuma dizer, com unhas e dentes e, por vezes,não só!

Alguns não gostam dele, em contrapartida, outros  gostam muito...É assim o futebol.



Francisco Espada - Aljustrel


-----------------------------------------------------------------


A 2ª. jornada, da Liga Portugal Betclic, persegue amanhã com o encontro no Estádio D. Afonso Henriques, na cidade Berço, o Vitória Sport Clube, 6º. classificado da Liga Portugal bwin, na época de 2022/23, vai receber pela 23ª. vez o Gil Vicente Futebol Clube, 13ª. classificado da Liga Portugal bwin, na época de 2022/23. É clara a vantagem dos vimaranenses, sobre os gilistas, e vão procurar vencer, depois da saída inesperada de Moreno, no comando dos conquistadores.

No Estádio Municipal Engº. Manuel Branco Teixeira, na cidade transmontana de Chaves, o Grupo Desportivo de Chaves, 7º. classificado da Liga Portugal bwin, na época de 2022/23, recebe pela 18º. Vez o Sporting Clube de Braga, o 3º. classificado da Liga Portugal bwin, mas surpreendido na Pedreira, na 1ª. jornada, pelo FC Famalicão. Na época de 2022/23 o SC Braga venceu em Chaves por 2-1.

No Estádio Municipal de Portimão, o Portimonense Sporting Clube, recebe a visita do Boavista Futebol Clube, que bateu na 1ª. jornada no Estádio do Bessa XXI, o campeão Nacional, o SL Benfica. O Portimonense após ter sofrido na 1ª. jornada uma goleada de 5-0 em Barcelos, vai certamente, tentar retificar a má entrada na época de 2023/24.

No Estádio do Sport Lisboa e Benfica, após o desaire na 1ª. jornada, no Bessa, frente ao Boavista FC, o campeão nacional, recebe a visita do regressado à divisão maior do futebol português, CF Estrela Amadora, após 15 épocas, em que andou perdido. Em 16 jogos, o CF Estrela Amadora alcançou dois empates em 1993/94 e em 1997/98.


MÁRIO DA SILVA JESUS, Odivelas


-----------------------------------------------------------------


Houve quem tivesse a opinião que somos, na generalidade, coleccionadores de virtudes. Não roubamos, por exemplo, não pelo que aprendemos na catequese (quem a teve) mas por espírito de coleccionador. Não será o caso de Pinto da Costa. No entanto, haverá que lhe reconhecer o espírito de coleccionador, mas de antiguidades. Agora foi a vez de João Moutinho.


Pedro Prista Lucas, Colares


-----------------------------------------------------------------


Adeptos do clube

Seria de pensar que após o diferendo ocorrido no Belenenses entre clube e SAD fosse existir algum cuidado no tratamento de relações entre estas sociedades e os clubes onde fizeram investimentos, contudo olhamos para a situação do Feirense e percebemos que para o mesmo lado se encaminha.

Existe um diferendo concreto que opõe, em Santa Maria da Feira, clube e SAD, estando inclusivamente já em tribunal para se obter uma resolução, que se espera definitiva, contudo há dois motivos para o atraso que se verifica.

Se, por um lado, meteram-se no meio do processo as férias judiciais que se prolongam até 31 de agosto, por outro lado existe uma questão muito pertinente da greve dos funcionários judiciais que está a adiar imensos processos e leituras de sentença.

Estamos perante o início da nova época desportiva e existem constrangimentos para o futebol profissional em Santa Maria da Feira porque o plantel principal e o plantel júnior do Clube Desportivo Feirense não podem utilizar as instalações do Estádio Marcolino de Castro, nem podem utilizar o Complexo Desportivo ou o autocarro do clube.

Perante este processo em curso, os representantes do clube realizaram várias assembleias com os sócios e procuraram negociar a recompra da SAD, contudo os valores exigidos pelos representantes da Sociedade Anónima Desportiva foram incomportáveis.

Muito se poderia dizer acerca do valor pedido que é claramente excessivo para os objetivos e investimento que o clube assume neste momento, uma vez que se encontra na segunda liga e não se prevê intenções de procurar voltar a subir à primeira liga, contudo o que quero destacar é a posição intransigente da SAD que aparentemente recusa vender a sua posição de volta ao clube.

A grande consequência do processo é a equipa andar de “casa às costas” porque não teve um local para treinar de forma definitiva durante a pré-época e agora encontra-se a treinar num relvado sintético, pelo que pode demonstrar falta de adaptação ao jogar no relvado natural que é obrigatório para clubes da segunda liga.

Outro problema é o local onde vai realizar os jogos das competições profissionais, ou seja, o Estádio Carlos Osório da União Desportiva Oliveirense.

Primeiro procuram “mascarar” a mudança de local de jogo afirmando que o relvado do Estádio Marcolino de Castro se encontra em recuperação quando toda gente sabe que a SAD está proibida de o utilizar.

Seguidamente selecionam o estádio daquele que é, neste momento, o maior rival local do clube e que se encontra a disputar a mesma competição.

Finalmente, esperam que os sócios e simpatizantes façam uma deslocação de aproximadamente 17 quilómetros para ir ver o jogo da equipa quando o seu verdadeiro estádio fica no centro da cidade de Santa Maria da Feira e não obriga a qualquer deslocação de maior dos seus sócios.

Concluindo, escrevendo em particular para os sócios e simpatizantes do Clube Desportivo Feirense, não se desloquem a Oliveira de Azeméis pois temos de mostrar uma frente unida em favor do clube. Em alternativa, apoiem a nossa equipa de ciclismo na Volta a Portugal que muita alegria nos estão a dar.


Diogo Fernandes Sousa


-----------------------------------------------------------------


A eliminação do Vitória Sport Clube e do FC de Arouca, na pré-eliminatória da Liga Conferência, vem demonstrar a falta de competitividade do campeonato português, para além dos grandes clubes nacionais; nem o Vitória escapou à ceifa com desconhecidos do futebol europeu. A liga deve seguir com urgência o tipo quadro competitivo da FPF, para as divisões inferiores e criar a 3ª liga profissional, já em 2024/5, para evitar a descida aos infernos na UEFA.

Somos um país exportador de talentos a todos os níveis e o futebol não é exceção, caso de jogadores e treinadores. A formação dos grandes clubes é excelente, mas os talentos, tem de jogar na 1ª e 2ª liga, nos primeiros anos e não podem ou não devem sair tenrinhos para o estrangeiro. A ideia peregrina de não ceder 2 ou mais jogadores a clubes do mesmo escalão é um absurdo, os jogadores querem jogar e os clubes têm de ter quadros para competir. É mais económico comprar à América latina e n, do que investir nos nossos? O poder como sabemos, quem tem a moca é que manda!

A exemplo da UE, temos de adaptar já, os Regulamentos e Leis da UEFA, ( para todos os países) para evitar os escândalos que nos diminuem em termos internacionais, que vão causar mossa em termos televisivos e financeiros. Não esquecer; a galinha dos ovos de ouro, pode estar a morrer se nada for feito. Para ontem…


Manuel Nogueira Belchior, Coimbra


-----------------------------------------------------------------


     Inacreditável! O treinador S. Conceição foi punido com 1 jogo e 23 dias de suspensão após os acontecimentos durante o jogo da Supertaça, entre FCP e SLB. É muito injusto! S. C., ao longo da sua carreira, ainda só soma 24 expulsões, a grande maioria das quais injustas e os castigos só deveriam ser aplicados a partir das 25, isto é a partir do quarteirão.

                      E digo castigo injusto porque:

1º - S. C. tem sido sempre um jogador e treinador com enorme fair play;

2º - Tinha toda a razão em protestar porque o FCP foi muito prejudicado pelos árbitros. Que me lembre, ficaram pelo menos por marcar dois penaltis contra o Benfica. Ficaram dois jogadores do Benfica por expulsar e houve cartões amarelos mostrados a jogadores do FCP sem qualquer justificação;

3º - Com arbitragens destas, o Benfica ainda corre o risco de ganhar o 39, o que seria uma injustiça como injustiça foi ganhar o 38. E o homem já anda de “saco cheio” e, além do mais, “não é de ferro”, “canudo”, e tinha que desabafar;

4º - Os jogadores foram sempre duma enorme correcção, mesmo no tempo em que no campo corriam atrás dos árbitros e estes fugiam deles como “o Diabo da Cruz” e nada lhes acontecia, porque aquelas atitudes eram sempre tomadas pela dignificação do Futebol. Tempos em que o FCP ganhou campeonatos atrás de campeonatos e até o Boavista “teve quinhão na bezerra”, e isso é que conta e fica para a história. O resto é conversa!

                      Como Benfiquista, por culpa do falecido barbeiro Moisés dos Santos que, na minha meninice, me “deu uma vacina” e a muitos outros garotos quando íamos cortar o cabelo, permito-me deixar aqui uma sugestão para acabar com esta “bandalheira” que grassa no Futebol e dar-lhe a dignidade e seriedade que merece.

                      Promova-se o Sr. P. da Costa a Presidente da FPF, o Sr. S.C. a Presidente do Conselho de Disciplina, a Sr. Francisco J. Marques a Presidente da Arbitragem e o Sr. Aníbal Pinto a Presidente da Liga.

Se alguém tiver uma sugestão melhor, que a apresente!... 

José Elísio Ferreira de Oliveira


-----------------------------------------------------------------


Amanhã dia 18 de Agosto de 2023, a 2ª. jornada da Liga Portugal Betclic, abre no Estádio Municipal de Rio Maior, nova “casa” esta época de 2023/24, do Casa Pia Atlético Clube, que recebe o Sporting Clube de Portugal. Para a divisão maior do campeonato português, já se defrontaram na época de 1938/39, vitória do Sporting CP, por 4-2, e na época de 2022/23, vitória do Sporting CP, por 4-3. Depois da 1ª. jornada, os dois protagonistas terem vencido, o Casa Pia AC, o Sporting C. Farense, por 3-0, e o Sporting CP, o FC Vizela, por 3-2.

Mário da Silva Jesus

Odivelas


-----------------------------------------------------------------


Com estes regulamentos ( e consequentes castigos de “brincar, face a tamanhas “diatribes”, e com a agravante do histórico de reincidência compulsiva do "réu" na prática de delitos semelhantes ) não admira que o senhor treinador da equipa sénior do Futebol Clube do Porto se arrogue o direito de duplicar o desrespeito ( por si e pelos outros ) e ir , de peito feito, até às 50 expulsões e, à laia do Buzz Lightyear, talvez mesmo ... mais além!

São os regulamentos aprovados por quem devia ter em conta os altos interesses da modalidade ( e não propriamente os dos clubes que os "influenciam" para deles beneficiar quando for preciso ) mas que só servem para o desprestígio do nosso futebol.

Siga o circo ( mesmo, momentaneamente, sem tão nefasta personagem ).

Armando Neves

Lisboa


-----------------------------------------------------------------


A deslocação do Futebol Clube de Arouca à cidade norueguesa de Bergen, onde vai defrontar para a Liga Conferência, 3ª. Pré-eliminatória, 2ª. mão, o SK Brann, no Estádio do SK Brann, em Bergen, depois de ter ganho na vila de Arouca, os noruegueses por 2-1, resultado, no entanto tangencial, mas que permite ao técnico arouquense Daniel Ramos, entrar em campo com o único objetivo de ganhar o jogo e passar ao “play-off”, da Liga Conferência. O FC de Arouca, na época de 2016/17, participou na Liga Europa.

Mário da Silva Jesus

Odivelas


-----------------------------------------------------------------


O lugar de Odysseas Vlachodimus está na corda bamba com a vinda do ucraniano Anatoly Trubin para a baliza encarnada. Mas que ingratidão de alguma massa adepta e da direcção encarnada. Um ou dois  “frangos” não quer dizer que Vlachodimus seja o rei da capoeira. Quantos golos foram falhados pelos avançados do Benfica? Quantas vezes a defesa encarnada meteu água? Quando Roger Schmidt falhar nas substituições também vai ser encostado? O guarda-redes é o jogador com mais visibilidade para ser coroado ou crucificado. Quantos jogadores foram mal comprados ou mal vendidos pelo presidente do clube? E se Anatoly Trubin levar um ou dois “frangos” o que vai fazer Rui Costa?


Ademar Costa

Póvoa de Varzim

-----------------------------------------------------------------



Coisas estranhas. Ontem vi num canal de tv, que o Brasil, Inglaterra e a França, iam deixar de transmitir jogos da liga portuguesa, estando a Holanda e a Suécia também a estudarem essa possibilidade. 

Para mim isto é normal, mas para o futebol portugues isto é gravíssimo. Mas o que não deixa de ser também muito grave, é que hoje nada é referido na comunicação social. Até o Sr. O Presidente da Liga veio falar sobre a melhoria da afluência do público aos jogos, na primeira jornada, mas sobre o tal produto que ele quer vender,, mas que ninguém o quer nem gratis, nem uma palavrinha.

Já venho escrevendo há tempos, que o produto do Sr. Proença está muito turvo e inquinado. Alguns com medo de represálias, não ousam associar os espetáculos degradantes durante os jogos e principalmente no final dos mesmos, quando os resultados não lhe são favoráveis. Segundo os entendidos, os jogos deste clube deveriam ser transmitidos fora de horas e com uma bolinha vermelha,, no canto superior esquerdo da tv. 

Repito que acho muito estranho, não haver uma referência sobre esta  situação, A ser verdade, quero ver onde e a quem o Sr, Proença vai vender o tal produto, para que os mais pequenos fiquem mais ricos com as tais receitas distribuídas equitativamente,

Também a ser verdade, que a culpa é desses espetáculos vergonhosos a quem o TAD suspende os castigos, sempre quero ver o que vai ser feito, para que se reverta esta triste situação. Tal como escreveram hoje, O CRIME E (RIDÍCULO) CASTIGO .

Pedro Alexandre 

Alcafozes   


-----------------------------------------------------------------


O Futebol evoluiu muito nas últimas décadas.Deixou de ser um simples jogo, uma atividade lúdica e desportiva, para se tornar uma indústria que movimenta somas obscenas, designadamente no mercado de jogadores.

Alguns clubes deixaram de representar os seus associados e adeptos, quiçá cidades, ou regiões, para se tornarem em empresas, através das SAD, onde o poderio financeiro de magnatas do petróleo e de outras origens, adulteraram, por completo, a verdade desportiva e a essência de um jogo apaixonante...

Mas é a realidade que temos e se o futebol movimenta milhões de euros e é hoje, talvez, o maior empregador em Portugal, isso tem de se traduzir em responsabilidade e seriedade.

Se é verdade que o futebol em Portugal tem vindo a evoluir, quer ao nivel das infraestruturas e da organização dos clubes, quer nas condições exigidas nos estádios e na introdução de meios tecnológicos na arbitragem dos jogos, a verdade é que no âmbito da justiça a situação é absolutamente primária e caótica, raiando o caricato.

Temos um Conselho de Justiça sem critério na aplicação das penalizações, que gere os castigos e os prazos ao sabor de certos interesses clubistas, constituido por pessoas que envergonham o Direito e depois temos um TAD que, sistematicamente, anula todas as decisões da primeira instância, dando provimento a recursos e providências cautelares, sem qualquer justificação ou fundamento. " Contra factos não há argumentos " !

 Isto é, pela incoerência das decisões, alguém é, assumidamente,  incompetente ! Ou então andam ambos os Órgãos a brincar com a justiça e o direito ! Com quem vive e com quem gosta do futebol.

É assim desde há uns anos, com a cumplicidade do Presidente da Federação Portuguesa, lançando sobre o futebol português, que tem o dever de defender e prestigiar, o anátema do descrédito.

O caso mais recente, do treinador Conceição, o mais competente tecnicamente em Portugal, é um exemplo claro e a impunidade que o protege explica, só por si, as vinte e quatro expulsões que tem no seu  ( des )curriculum. 

Perante tanta impunidade,que põe em causa a modalidade e a credibilidade dos próprios agentes desportivos, resta aos árbitros fazerem justiça, " com o seu apito e poder arbitral ", mandando para a bancada, as vezes que forem necessárias, quem o Conselho de Justiça e o TAD, alimenta, pela sua permissividade, comportamentos viciosos !

Miguel Ângelo Rodrigues

Maia


-----------------------------------------------------------------


Venceslau Fernandes viu o "cartão vermelho", depois de uma agressão física a Óscar Pelegri, e foi expluso desta edição da volta a Portugal em bicicleta. Cena sempre lamentável! O ciclista português vai assistir ao esforço da restante equipa em casa, provavelmente pela televisão, e torcer por eles, agora fragilizados como grupo. É, com isso, também facto real que as suas pernas não vão poder pedalar por todos, apesar do seu pedido de desculpas... Será, como se deve imaginar, um doloroso e duplo castigo para o ciclista, que vai sentir na pele (já o está a sentir!) a consequência de um acto, no mínimo, pouco reflectido. Confia-se, apesar de tudo, que rapidamente estará de volta mas, desta vez, e interpretando as suas próprias palavras: mais homem do que nunca!

Mas o que poderá ficar verdadeiramente desta história não é o acontecimento em si, que, e como se sabe, já teve o tratamento que é devido. É a expectativa de que um castigo ou uma penalização possam ser igualmente educativos e, com isso, preventivos (no sentido de dissuasores), ao servir de exemplo para futuras situações semelhantes. Se assim não for de pouco vale e devem ser repensados. Repito: repensados.

Isto, no ciclismo ou noutra modalidade qualquer...


Luis Xavier, Lagos


-----------------------------------------------------------------


Comparações
Após a saída do castigo infringido ao Sr. Sérgio Conceição(1 jogo, 23 dias de suspensão e 12444€), veio-me à ideia as manobras de diversão/distração de algumas pessoas em defesa do dito senhor.
Até  parece que esta situação estava prevista!! Logo de seguida apareceram imagens televisivas e alguns senhores a comparar com um caso (há 6 anos), passado com o Sr. Chemidt.
Assim sendo, os ditos Senhores, deviam pedir igual castigo (5 jogos e 20000€ de multa),tal como foi penalizado o atual treinador do Benfica

Henrique Mendes, Matosinhos


-----------------------------------------------------------------


Assim não há ressocialização 
A leveza das penas a Conceição e a Pepe, face aos Regulamentos, e face a quem os aplica não é surpresa, não pacífica o futebol português, e, mais importante, não tem qualquer efeito prático ou sequer atinge o objectivo da pena (ressocializar), pelo menos nestes dois casos concretos.
A persistência na prevaricação das leis do jogo e da conduta que se exige a cada interveniente, obrigariam, em qualquer outro país, a uma alteração profunda dos Regulamentos disciplinares.
Então porque nada é feito em Portugal? Porque este sistema serve e beneficia quem o idealizou e montou há mais de 40 anos.
Assim viveram à grande e à portuguesa, enraizados numa política hoje já gasta e obsoleta de centralismos e regionalizações, e apoiados numa coação diária de métodos ora pidescos (guarda Abel), ora de apoio nos guarda-costas das claques que serviram e servem para cobrir muita coisa (ainda agora a questão dos 500 bilhetes do jogo do Bessa).
Tudo isto já podia e devia ter sido irradiado do futebol português se houvesse vontade. Não há. Os caciques não deixam, e os boys não querem perder o tacho.
O José Manuel Delgado, tal como eu, defende uma redução para 12 clubes nas I e II ligas, com play-off para apuramento do campeão e para a manutenção.
Com esta gente no futebol nunca chegaremos lá. 
Com crónicas a denegrir a imagem do Rei Eusébio para passar a mão no pêlo ao Conceição, também não.
É o que temos. Infelizmente quando acordarem será tarde demais e o Benfica já terá rumado a outra Liga.


Rui Pedro Pinheiro - Guimarães 


-----------------------------------------------------------------


Sorte e Azar

A Estratégia e táticas da equipa técnica a condição física dos jogadores os atletas que desequilibram e os erros cometidos por treinadores jogadores e árbitros são os fatores com maior prevalência num jogo de futebol. Só como exemplo o jogo do Boavista contra o Benfica teve de tudo um pouco do acima mencionado( talvez menos a arbitragem) Os adeptos e simpatizantes do Boavista podem-se mostrar satisfeitos com o resultado final e os do Benfica obviamente insatisfeitos. Mas num jogo que foi bem jogado pelas duas equipas tanto uns como outros se forem honestos tem que admitir que os fatores sorte e azar foram determinantes nesta disputa. Como é óbvio sorte para o Boavista o vencedor e o Benfica o vencido. A sorte que habitualmente beneficia a equipa mais forte desta vez beneficiou o Boavista . Mas no final do campeonato a sorte está só dividida pelos três grandes enquanto os ditos mais pequenos podem-se entreter a dividir o azar entre eles. Como Benfica, Sporting e Porto são os mais folgados financeiramente pode-se assumir que no fim…..Sorte é igual a Dinheiro 


Luís Lourenço, Nova Iorque


-----------------------------------------------------------------


Após se terem disputado as meias finais, da 9ª. edição do Campeonato do Mundo Feminino de Futebol, que se está a realizar desde de 20 de Julho de 2023, na Austrália e Nova Zelândia, em que a Espanha venceu a Suécia por 2-1, e hoje, a Inglaterra, campeã da Europa, na edição de 2022, venceu a Austrália por 3-1. Estão encontradas, as seleções finalistas, que no próximo dia 20 de Agosto de 2023, no Stadium Austrália, em Sydney, vão discutir a conquista do título de campeãs do Mundo. Final inédita entre a Espanha, 7º. no ranking da FIFA, e a Inglaterra, 4º. no ranking da FIFA. Desfile de 32 seleções dos cinco continentes. A seleção de Portugal, que fez parte do Grupo E, tendo ficado em 3º. lugar. Não sendo uma informação oficial, Portugal alcançou o 19º lugar, no conjunto das 32 seleções, na primeira presença de um campeonato do Mundo.


MÁRIO DA SILVA JESUS, Odivelas


-----------------------------------------------------------------


Segunda-feira, no Bessa, começou por se equivocar o VAR ao não alertar o árbitro para a entrada voluntaria e com violência excessiva, para vermelho, de Makouda sobre João Neves ; equivocou-se o árbitro ao expulsar Musa num lance em que este, por tropeçar na bola, perde o controlo sobre e seus movimentos e atinge de forma totalmente involuntária (nem de negligência se trata), embora violenta, o seu adversário; equivocou-se RS no tempo e no modo como fez a substituição de Di Maria, que deu a ideia à equipa que ia defender o resultado, o que inibiu mais a equipa e deu alento ao Boavista; equivocou-se Odysseias (pela enésima vez) quando hesitou na saída a mais uma bola bombeada para a área, permitindo ao jogador do Boavista disputá-la com Otamendi e criar o lance que leva à falta cometida pelo AS ; equivocou-se Florentino que em terrenos perigosos tenta a jogada que não devia ter tentado ; e, por fim, equivocaram-se os benfiquistas que numa atitude inqualificável e indigna de Benfiquista que se preze invadiram a conta do nosso Guarda-Redes para, ao que se diz o insultar.

O arranque não foi por isso famoso, embora tenha sido bem visível, que os jogadores, quando tiveram que correr contra o prejuizo, mostraram empenho e capacidade de luta. Mas eu espero não se equivoquem mais : as camisolas não ganham jogos !


Antonio Gomes-Martins


-----------------------------------------------------------------


Será o campeonato da Liga Portugal Bwin, 2023/2024 ,o dos clubes pequenos? Famalicão e Boavista já deram o alerta. O Moreirense e o Vizela deram água pela barba ao F C do Porto e Sporting, respectivamente .Comparando os orçamentos e os nomes sonantes de alguns jogadores estamos perante uma pequena diferença a nível de qualidade de futebol jogado. Até considero que os presidentes dos clubes secundários percebem mais de gestão económica e financeira do que os clubes da primeira linha. Para o dinheiro que dispõem as conquistas são poucas. Ganhar uma competição europeia é um sonho lindo que termina em pesadelo.Ou o Braga vai fazer um bonito?Viva o futebol jogado nas quatro linhas.


Ademar Costa, Póvoa de Varzim

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias

Serviço de apoio ao cliente
E-mail: clientes@abola.pt
Morada: Tv. da Queimada, 23 1249-113, Lisboa Portugal