O italiano Pierluigi Collina, um dos melhores árbitros da história e agora responsável máximo da FIFA pela arbitragem, afirmou esta segunda-feira que a experiência em ‘balão de ensaio’ a ser levada a cabo no Campeonato Mundial de Clubes, a decorrer em Marrocos até dia 11 do corrente mês, de as decisões do VAR estarem a ser explicadas em tempo real visa tornar o fenómeno de algumas interpretações que suscitam reações contrárias aos fãs «serem mais compreensíveis para os espectadores».
«Decidimos realizar estes testes após recebermos alguns pedidos para tornar a decisão que o árbitro toma, após uma intervenção do VAR, mais compreensível a todas as partes interessadas, e em especial aos que estão a ver no estádio ou pela TV», afirmou o antigo árbitro mais famoso do mundo, citado no site da FIFA, sobre o que já se viu em três dos jogos da prova, disputados em Rabat e Tanger (Marrocos)… e com tradução multilingue, não apenas em árabe mas ainda em inglês e francês, também.
Recorde-se que foi a 18 de janeiro que o International Board [International Football Association Board, IFAB] determinou que as explicações das decisões do VAR fossem, por um período de um ano explicadas a todos em tempo real, como já é prática comum há anos, por exemplo, nos EUA e nos jogos da liga de ‘futebol americano’ (National Football League, NFL).
«Os árbitros estão a sentir-se bastante confortáveis com a medida. No futebol, o idioma pode ser um problema, até, e em especial, quando se tem de anunciar [o porquê de uma decisão] numa língua que não é a sua língua materna. Pode não ser fácil. Como o anúncio será conciso, confio que os árbitros se sentirão confortáveis», disse Collina.
As explicações em tempo real das decisões do VAR a quem assiste serão também ensaiadas no Mundial sub-20, agendado para maio na Indonésia, e no Mundial Feminino, de 20 de julho a 20 de agosto, na Austrália e Nova Zelândia – competição em que Portugal ainda poderá estar entre as 32 finalistas, caso vença, dia 22, em Hamilton (Nova Zelândia) o encontro de um terceiro e último ‘play off’ de apuramento, ante o vencedor do Camarões-Tailândia.