Ao derrotar na final ucraniana Yelyzaveta Lytvynenko (20.ª do ranking) com três castigos em 3.39m, Patrícia Sampaio (26.ª) conquistou a medalha de ouro dos -78 kg no Grand Prix de Portugal, que hoje termina no Pavilhão de Almada, aumentado para dois os pódios da Seleção Nacional – Bárbara Timo (-63 kg) também venceu na véspera - nesta segunda edição do evento.
Recorde-se que há um ano Portugal conseguiu quaro judocas medalhados através de Catarina Costa (-48 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg), foram ouro, e Joana Diogo (-(52 kg) e Telma Monteiro (-57 kg) bronze. A diferença é que em 2022 estiveram em competição 301 judocas e desta feita foram 544 de 81 países. Segundo a FIJ um recorde de participantes num grand prix do Circuito e que muitas vezes nem acontece nos grand slams.
Para chegar à sua primeira final de sempre no Circuito Mundial a olímpica do Gualdim Pais teve de disputar quatro rondas, tendo ganho na inaugural à espanhola Lucia Perez (97.ª) com dois wazaris – o segundo com estrangulamento - em 1.11m, e despachado a croata Petrunjela Pavic (63.ª) por ippon em 2.25m na 2.ª ronda.
Nos quartos de final, levou a melhor sobre a sul-coreana Hyunji Yoon (19.ª) quase não permitindo que a asiática conseguisse atacar e provocando-lhe três castigos. Na semifinal a também sul-coreana Jeongyun Lee (17.ª) sentiu igualmente grandes dificuldades para impor a pegas contra a portuguesa e acabou derrotada por wazari.