Para a FIFA, a eliminação de Portugal diante Marrocos, nos quartos de final, foi um dos melhores momentos do Campeonato do Mundo. Não porque custou à equipa das Quinas a qualificação para as meias-finais, mas sim porque colocou os marroquinos na história do futebol, já que se tornaram na primeira seleção africana a chegar às semi-finais.
Além dessa vitória épica de Marrocos sobre Portugal (1-0, golo de Youssef En-Nesyri 42'), a FIFA escolheu outros seis momentos inesquecíveis que ocorreram no Catar. E há outro a envolver a nossa Seleção. Em causa o apuramento da Coreia do Sul, então treinada por Paulo Bento, que venceu Portugal (2-1), na última jornada do Grupo H e ficou, após o apito final, com o ouvido no outro jogo do grupo, o Gana-Uruguai. Os sul-americanos venceram por 2-0 e ficaram a um golo de passar aos oitavos de final. O coreanos festejaram a qualificação.
Épico foi também o apuramento do Japão e as vitórias sobre Alemanha e Espanha no Grupo E, a surpreendente vitória da Arábia Saudita sobre a Argentina a abrir o Grupo C, os quartos de final Países Baixo-Argentina, com Wout Weghorst a entrar e a marcar os golos que levaram o jogo para prolongamento, e o duelo de golos entre Messi e Mbappé na final que a Argentina acabou por ganhar.
Para a história fica também Mohamed Muntar, autor do primeiro e único golo do Catar, país organizador, num Campeonato do Mundo.