Sporting, Benfica, Seleção, Futre... as reações à morte de Fernando Gomes

Futebol 26.11.2022 21:16
Por Redação

Foram vários os clubes e personalidades que partilharam a dor do FC Porto pela morte de Fernando Gomes, este sábado, aos 66 anos. 


- O velório do Bibota de Ouro começou este sábado, na Capela Mortuária da Igreja de Santo António das Antas, prolongando-se domingo, a partir das 11 horas. O funeral realiza-se às 15 horas, na Igreja das Antas.














Pepe, habitual capitão do FC Porto, que está ao serviço da Seleção Nacional no Mundial-2022, publicou a seguinte imagem:


 


Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República, reagiu ao falecimento de Fernando Gomes:


«Fernando Gomes marcou o futebol português numa época de que me recordo bem, e os portugueses recordam-se bem, os mais jovens recordam-se menos, porque foi determinante na afirmação de Portugal fora das nossas fronteiras. Estamos agradecidos, agora que nos deixa, pelas boas recordações que estão no nosso espírito, mais daqueles que eram do seu clube, mas em geral todos os portugueses.»



Liga decreta minuto de silêncio:


«A Liga Portugal decretou um minuto de silêncio em todos os jogos deste fim de semana de 26 e 27 de novembro da Allianz CUP, a fim de homenagear a memória de Fernando Gomes, figura notável do futebol português e antigo jogador do FC Porto e Sporting CP, que faleceu vítima de doença prolongada.»



A nota de pesar do Vitória de Guimarães:


«O Vitória Sport Clube lamenta profundamente o falecimento de Fernando Gomes, antigo internacional português de futebol, e vogal dos Órgãos Sociais do Futebol Clube do Porto.


O 'Bibota de Ouro', como era conhecido, deixa um legado notável e ficará eternizado como uma das figuras mais estimadas do futebol português.


À família enlutada, o Vitória Sport Clube endereça as mais sentidas condolências neste momento de dor.»



Mensagem de Fernando Santos, selecionador nacional. Veja aqui.





 





Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decreta minuto de silêncio em memória de Fernando Gomes:


«Para conhecimento dos Sócios da FPF e demais interessados, informamos que a Direção da Federação Portuguesa de Futebol determinou o cumprimento de um minuto de silêncio em memória do antigo jogador Fernando Gomes, em todos os jogos das competições por si organizadas, entre 26-11-2022 e 28-11-2022.»



A nota de pesar da Liga Portugal pelo falecimento de Fernando Gomes:

«A Liga Portugal lamenta profundamente o falecimento de Fernando Gomes, antigo jogador de FC Porto e Sporting CP, assim como da Seleção Nacional, e atualmente Vogal do FC Porto, aos 66 anos.
 

Natural da cidade do Porto, Fernando Gomes nasceu a 22 de novembro de 1956, tendo representado os dragões durante 13 épocas, como jogador e em dois períodos distintos, e duas temporadas os leões. Foi de azul e branco que ficou conhecido pela alcunha carinhosa de “Bibota”, fruto das duas Botas de Ouro conquistadas, nas temporadas de 1982-83 e 1984-85. Foi, ainda, melhor marcador do campeonato português em seis ocasiões, tendo somado cinco títulos de campeão nacional.
 

À família enlutada, aos adeptos em geral e aos do FC Porto em particular, a Liga Portugal endereça as mais sentidas condolências.»





O Benfica reagiu também à morte de Fernando Gomes, através de nota oficial. Leia aqui.
 


SC Braga deixou uma nota de pesar no site: O SC Braga manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Fernando Gomes e endereça à família, aos amigos e ao FC Porto sentidas condolências. Figura ímpar do panorama desportivo português, Fernando Gomes deixa uma profunda marca na história do futebol mundial, tendo sido distinguido com duas Botas de Ouro (em 1983 e 1985). Para a história ficam 420 golos apontados em 611 jogos e a conquista de cinco campeonatos, três Taças de Portugal, duas Supertaças Cândido de Oliveira, uma Liga dos Campeões, uma Taça Intercontinental e uma Supertaça Europeia.






Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias

Serviço de apoio ao cliente
Dias úteis das 9.30h às 13h e 14.30h às 18h
E-mail: clientes@abola.pt
Telefone: 213232133 (Chamada para a rede fixa nacional)
Morada: Tv. da Queimada, 23 1249-113, Lisboa Portugal