A equipa masculina do Sporting e a feminina do Benfica arrebataram este sábado os títulos nacionais de judo, vencendo os respetivos Campeonatos Nacionais, organizados pela Federação Portuguesa de Judo e disputados neste dia no Colégio da Imaculada Conceição, em Cernache (Coimbra).
Orientados pelo antigo atleta olímpico Pedro Soares, os leões, sagraram-se pentacampeões de rajada (2018, 2019, 2020, 2021 e 2022) e chegaram ao nono título masculino por equipas nas últimas dez edições dos Campeonatos Nacionais.
David García Torne e Tomás Fonseca (categoria de -66 kg), Otari Kvantidze e Daniel Cebotari (-73 kg), João Fernando e Miguel Alves (- 81kg), Kevin Suárez e Diogo Luís (-90 kg) e Jorge Fonseca e Diogo Brites (+de 90kg) compuseram a equipa do Sporting.
O Sporting venceu por 4-1 o Clube Construções Norte-Sul, e depois o Judo Clube de Lisboa, nas meias-finais, pelo mesmo resultado. Na final, impuseram-se por 5-0 ao Sport Algés e Dafundo.
Na prova feminina, as encarnadas, lideradas pela conquistadora da única medalha de Portugal (bronze) nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro-2016, Telma Monteiro, venceram na final a Académica de Coimbra, que teve ao leme outra judoca olímpica, Catarina Costa.