Atleta de Alberto Lário no Mundial da Colômbia

Moçambique 29.07.2022 11:50
Por Alexandre Zandamela, Maputo

«Apesar do que aconteceu com o meu treinador, vou procurar cumprir a minha missão com empenho e dedicação. Farei de tudo para dignificar o meu país e o meu treinador». Foi com estas palavras e face bastante expressiva que a meio-fundista Verónica José, treinada pelo português Alberto Lário, se despediu, quinta-feira, rumo à cidade de Cali, na Colômbia, que a partir de segunda-feira será palco do Campeonato Mundial de Atletismo de Juniores.
 

Confrontada com o facto de o coach Lário, como ela chama o seu técnico português, se encontrar a braços com problemas de migração com as autoridades moçambicanas, Verónica José, número 6 do ranking mundial dos 1500 metros, disse que «qualquer resultado que conseguir vai ser dedicado a ele (Alberto Lário), por tudo quanto tem feito por mim».
 

A jovem atleta, única representante de Moçambique no Campeonato Mundial de Juniores, viajou para Colômbia acompanhada pelo treinador Salvador Chitsondzo, do clube Matchedje.


Orgulhosa por participar pela primeira numa competição desta envergadura, Verónica enfatizou o facto de o fazer por mérito próprio, ao obter os mínimos de qualificação, a 9 de Julho, em Braga, Portugal, num evento em que conquistou da medalha de ouro nos 1500 metros, com o tempo de 4.28.96 minutos, portanto, quatro centésimos abaixo dos mínimos exigidos para a qualificação ao Campeonato do Mundo de Juniores.


Verónica José, natural do distrito de Changara, na província de Tete, centro de Moçambique, pertence à Associação Portuguesa, agremiação que apoia os atletas treinados por Alberto Lário.


Há dias, ela ganhou a Corrida Centenário José Craveirinha, organizada pela Fundação Lurdes Mutola, tendo, no sector masculino, tido como vencedor Donaldo Machava, também treinado pelo técnico português.


Ler Mais

Últimas Notícias