Boxe no topo das esperanças nos Jogos da Commonwealth

Moçambique 28.07.2022 15:32
Por Alexandre Zandamela, Maputo

Moçambique participa nos Jogos da Commonwealth Birmingham-2022, a realizarem-se a partir desta quinta-feira, naquela cidade da Inglaterra.

Nesta sua sétima presença consecutiva nas Olimpíadas da Comunidade Britânica, o país está representado por 15 atletas das modalidades de atletismo, boxe, judo, karate, natação e triatlo.
 

Depois das medalhas de prata e de bronze conquistadas nos Campeonatos Mundiais de Boxe Feminino, na Turquia, a esperança moçambicana quanto aos lugares do pódio reside precisamente nas pugilistas Alcinda Panguana (70 kg) e Rady Gramane (75 kg), que, para o efeito, beneficiaram de um estágio competitivo em Leicester.
 

Ainda no boxe, fazem parte da equipa treinada por Lucas Sinóia, uma das maiores referências da modalidade em Moçambique, os pugilistas Helena Bagão (50 kg), Armando Sigaúque (52 kg) e Tiago Muchanga (70 kg), cujo horizonte são os Jogos Olímpicos Paris-2024.


Aliás, com uma delegação constituída basicamente por atletas bastante novos e promissores, a aposta do Comité Olímpico de Moçambique, em Birminghan, tem a ver, essencialmente, com a busca dos mínimos de qualificação para os próximos Jogos Olímpicos.


É assim que, no atletismo, estão na Commonwealth Ancha Mandlate (100 e 200 metros), Alex Macuácua (800 e 1500) e Édio Mussacate (400). O judo far-se-á representar por Jacira Ferreira (-52 kg), Narciso Matos (-73 kg) e Mauro Nassone (-66 kg), enquanto Alícia Mateus (50 e 100 metros livres, 50 e 100 mariposa), Caio Lobo (50 e 100 costas) e Matthew Lawrence (50 e 100 livres, 50 e 100 mariposa) formam a equipa da natação.


Pela primeira vez numa competição internacional desta envergadura, o triatlo moçambicano terá como representante Duncan Wayness.

De acordo com o calendário de provas, a primeira atleta moçambicana a entrar em cena é a nadadora Alícia Mateus, esta sexta-feira, na prova dos 100 metros livres.


Recorde-se que nas seis edições anteriores dos Jogos da Commonwealth em que tomou parte, Moçambique conquistou um total de seis medalhas, divididas por ouro (duas), ganhas por Lurdes Mutola nos 800 metros, prata (duas) e bronze (duas).

Ler Mais

Últimas Notícias