Pang arreda o ‘Rocket’ da Championship League

Snooker 27.07.2022 23:39
Por António Barroso

O chinês Pang Junxu, de 22 anos, 53.º do ranking mundial, protagonizou esta quarta-feira mais uma grande surpresa na Championship League, prova da época 2022/23 da World Snooker a decorrer até sexta-feira, dia 29 do corrente mês, em Leicester (Inglaterra), ao vencer o Grupo A da 2.ª Fase da prova e afastar do torneio o número um da hierarquia e heptacampeão mundial, o inglês Ronnie O’Sullivan de 46 anos.


O ‘Rocket’ começou o dia e os três jogos da pior forma, baqueando com estrondo (0-3) ante outro prodígio chinês, Yuan Sijun.


E depois, forçado já a ter de ganhar a Pang Junxu – considerado ‘Rookie [novato] do Ano’ em 2021 -, cedo se viu a perder por 0-1 e lodo após 0-2, com o asiático a falhar uma tentativa de entrada máxima (147 pontos): 1-3 para o chinês, ao qual bastou um empate (2-2) no duelo com Yuan Sijun, após uma vitória sobre Ali Carter (3-0), para seguir para a 3.ª Fase, na sexta-feira.


De nada já serviu a Ronnie O’Sullivan vencer o compatriota Ali Carter, por 3-1, na sessão noturna: ambos já sabiam que estavam eliminados de antemão.


Na Morningside Arena, de Leicester, foi novo dia de hegemonia chinesa: cinco dos seis apurados para a Fase Final da prova, na sexta-feira, vêm do gigante do Oriente: Pang Junxu, mas também agora o único do ‘top 10’ mundial a ter lugar já garantido na Fase Final da prova, o campeão do UK Championship, Zhao Xintong, de 35 anos, sexto da hierarquia.


Se Pang Junxu venceu o Grupo A, neste mesmo dia ‘O Ciclone’ (Xintong) triunfou no Grupo D. Triunfos sobre o compatriota Chang Bingyu (3-0) e o inglês Gary Wilson (3-0) selaram o seu apuramento e tornaram o encontro com o norte-irlandês Mark Allen uma mera formalidade (2-2).


Junxu e Xintong juntam-se a Lu Ning (Grupo E), Xiao Guodong (Grupo H) e Lyu Haotian (Grupo F) para completar uma mão cheia de chineses entre os seis (de oito) já qualificados para a Fase Final: o inglês Stuart Bingham, campeão mundial em 2015 e vencedor do Grupo C, é a única exceção a confirmar a regra de domínio dos chineses no torneio inglês.


Os dois últimos apurados para a Fase Fina. definem-se quinta-feira, dia 28. No Grupo G, estarão em ação na Morningside Arena o inglês Shaun Murphy (campeão mundial em 2005) e os compatriotas Ricky Walden, Anthony Hamilton e Elliot Slessor; no Grupo B, discutem a outra vaga nos oito para sexta-feira o belga Luca Brecel, o inglês Chris Wakelin e os galeses Jamie Clarke e Daniel Wells.


A Championship League começou a 28 de junho, irá concluir-se na sexta-feira, dia 29 do corrente mês, pontua para o ranking e distribui 328 mil libras em prémios (€390 mil), tendo o inglês David Gilbert vencido em 2021.

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias