Petrov campeão da Europa e André Santos é Classe 1

Snooker 17.06.2022 19:43
Por António Barroso

O estónio Andres Petrov, de 25 anos, sagrou-se esta sexta-feira campeão da Europa de snooker, ao vencer na final dos Campeonatos da Europa, organizados pela European Billiard & Snookers Association (EBSA) na Albânia desde dia 7 e até dia 19 do corrente mês, o belga Ben Mertens, de 17 anos, por 5-3.


Petrov ganhou a nomeação da EBSA à World Snooker para integrar o circuito profissional, que deverá ser agora ratificada pela entidade máxima desta variante do bilhar a nível mundial, para que o ‘The Tallinn Lamborghini’ (Petrov) tenha acesso ao ‘tour’ nas próximas duas temporadas e jogar o circuito profissional ao lado de Ronnie O’Sullivan, Judd Trump, Mark Selby e os restantes ases.


Uma final de duas horas e meia no Delfin Resort de Shengjin arbitrada pelo português André Santos e com Vítor Augusto Canhão a marcar.


Ambos dignificaram tanto a arbitragem nacional na mais mediática das variantes do bilhar que André Santos, algarvio de 30 anos, natural de Lagos e licenciado em Ciências da Comunicação, atualmente no ramo das traduções, foi avaliado e promovido esta sexta-feira de Classe 2 a Classe 1: é o primeiro português a consegui-lo, ao fim de mais de oito anos de dedicação extrema à sua paixão.


«Devo-o ao meu pai, que gostaria de o ter visto [n.d.r. – José António Santos faleceu há um mês]. É o culminar de uma longa caminhada, com muita paixão e dedicação pelo que se faz. Provei que sou capaz e espero contribuir para dignificar o snooker e a arbitragem nacionais», disse a A BOLA o árbitro da final… na qual foi avaliado pelos examinadores Simon Smith (secretário-geral da EBSA) e Kazimierz Olejniczak.


Depois do galês Liam Davies (sub-18), do belga Ben Mertens (sub-21, também nomeado à World Snooker para o ‘tour’), do letão Artemis Zizins (sub-16), da belga Wendy Jans pela 14 (!) vez na prova Feminina e do galês Darren Morgan pela 12.ª vez (!) na prova de Seniores (jogadores com mais de 43 anos), Andres Petrov é o sexto campeão consagrado nos Europeus.


Domingo, dia 19, os Europeus de Snooker vão terminar ainda com a atribuição dos títulos continentais de Equipas Masculinas, Femininas e de Seniores, num total de nove títulos da fornada de novos campeões da Europa a consagrar na Albânia.

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias