João Grilo (P. Ferreira) conquista Taça de Portugal

Snooker 25-05-2022 13:39
Por António Barroso

Uma vitória por 3-1 na final, ante Luís Miguel Alves (Free Ball, Porto) valeu na noite de terça-feira a João Grilo (P. Ferreira) a conquista da Taça de Portugal de 2021/22, cuja fase final da prova, organizada pela Federação Portuguesa de Bilhar, decorreu no Hotel das Termas da Curia, na Anadia.

 

Apenas no duelo decisivo o atleta pacense, natural de Fernão Ferro (Seixal) e especialista em várias das variantes do bilhar – ainda domingo conquistou o Circuito Nacional de Masters ESC Online de Pool, sendo ainda dos melhores intérpretes nacionais à mesa em Pool Português (PT) – cedeu um ‘frame’. Só ao sexto jogo, e apos cinco imaculados triunfos por 2-0, na Fase Preliminar e Fase Final.

 

Na Fase Regional de apuramento do Porto e Aveiro, João Grilo começou a prova a vencer o individual Ricardo Afonso, na 2.ª Eliminatória. Garantiu a presença na Fase Final, na Curia, ao suplantar Tiago Teixeira (Boavista), também por 2-0.

 

Já na Curia, João Grilo somou quatro vitórias na terça-feira para erguer, já na madrugada desta quarta-feira, o troféu. Nos oitavos de final, bateu Nuno Ribeiro (Casa do Benfica do Algueirão/Mem Martins/Lamosa Pool) por 2-0, e nos quartos de final suplantou Henrique Correia (Académica de Coimbra) por igual resultado.

 

Nas meias-finais, novo 2-0 ante Mário Ribeiro (Clube de Bilhar de Vendas Novas) selou a sua presença na final, arbitrada por Vítor Augusto, onde o 3-1 – já um jogo à melhor de cinco ‘frames’, e não três, como até aí – lhe permitiu levantar o troféu mais apetecido. Uma Fase Final da Taça de Portugal jogada com dez bolas vermelhas (e não as habituais 15), em que, na final, João Grilo chegou a 2-0 graças a um 'break' de 60 pontos no segundo 'frame'.

 

Por seu turno, e para chegar à final, Luís Miguel Alves havia vencido na Fase Preliminar regional de apuramento do Porto e Aveiro o boavisteiro André Anjos (2-0) e, pelo mesmo resultado, o seu companheiro de equipa Pedro Rocha (Free Ball).

 

Na Curia, e já na Fase Final da prova organizada pela FPB, Luís Miguel Alves desembaraçou-se de Dino Santos (O’Sullivan Pool Club, Marinha Grande) nos ‘oitavos’ (2-0), Alexandre Almeida (Clube de Bilhar de Vendas Novas) nos ‘quartos’ (2-0) e de Francisco Domingues (SC Braga) nas meias-finais (2-0).

 

Esta quarta-feira iniciaram-se já os encontros da Fase Final do Campeonato Nacional individual, que decorrerá até ao final da noite de quinta-feira, dia 26 do corrente mês, na Sala do Casino do Hotel das Termas da Curia, com entrada gratuita a todos os interessados.

 

De quinta-feira a domingo, será a vez da Fase Final do Campeonato Nacional por equipas, e também da respetiva Taça de Portugal, ainda e sempre de entrada livre para todos os interessados.

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias

Mundos