Benfica está apurado para a final four da Champions

Futsal 04-12-2021 22:35
Por Eduardo Pedrosa Marques

O Benfica carimbou o passaporte para a final four da Champions, depois de bater o Levante (3-2), na última jornada do Grupo D da Ronda de Elite.

 

Com Rui Costa presente na tribuna do Pavilhão da Luz, os encarnados realizaram uma exibição globalmente positiva e, em especial na primeira parte, controlaram o jogo como pretendiam. O golo inaugural, da autoria de Fede (na própria baliza, após remate de Rafael Henmi ao poste) deu maior conforto aos comandados de Pulpis, que só por mera falta de eficácia não conseguiram aumentar o score ainda na primeira parte. Sendo que, nos últimos nove minutos, a gestão teve que ser feita de outra forma, uma vez que o Benfica atingiu as cinco faltas. Mas o processo defensivo demonstrou-se consolidado e as águias acabaram por não ser sancionadas com mais nenhuma infração até ao intervalo.

 

Na etapa complementar, houve emoção a rodos. O Benfica entrou forte, no mesmo minuto (23) marcou dois golos - Ivan Chishkala e Diego Roncaglio (este de baliza a baliza, quando o Levante alinhava em 5x4) - e o caminho para a final four parecia já não ter obstáculos. Mas o futsal é assim mesmo, de um momento para o outro tudo pode mudar, e, como tal, depois disso assistiu-se a uma forte reação espanhola. Aos 26 minutos, Araça, assistido por Marc Tolrà (que regressou à Luz, onde jogara em 2018/2019), reduziu a desvantagem para o Levante. Segundos depois, Rafa Usín, de novo após passe de Marc Tolrà, fez o 3-2.

 

A partir daí, e além dos muitos cartões amarelos (alguns deles altamente exagerados) exibidos pela dupla de arbitragem francesa, o encontro ficou completamente imprevisível, com oportunidades de golo em ambas as balizas, mas a verdade é que nenhuma das equipas voltou a conseguir marcar.

 

Algo que, logicamente, favoreceu o Benfica, que, diga-se em bom rigor, precisava apenas de um empate para seguir em frente. Mas os encarnados terminaram esta Ronda de Elite com chave de ouro - três jogos, três vitórias, 15 golos marcados e apenas 5 sofridos. O bilhete para a final four da mais importante prova de clubes da UEFA está garantido. Veremos o que farão as águias nas meias-finais da Champions (28 ou 29 de abril de 2022) e, em caso de triunfo, na final (30 de abril ou 1 de maio de 2022). O local da final four ainda não foi anunciado pela UEFA. Mas o Benfica já vai a caminho...

Acompanhe o filme do jogo em direto:

 

Termina a partida! Benfica 3 Levante 2.

 

39 minutos: Remate cruzado de Mário Rivillos, bela defesa de Diego Roncaglio, para canto.

 

37 minutos: Quase marca o Benfica! Assistência perfeita de Arthur para Bruno Cintra que, na cara de Fede, remata para grande defesa do guarda-redes espanhol.

 

35 minutos: Remate de Rafa Usín para defesa apertada de Diego Roncaglio.

 

34 minutos: Livre de Ivan Chishkala e Robinho remata ao poste esquerdo da baliza de Fede.

 

34 minutos: Cartão amarelo a Roger Serrano.

 

33 minutos: Quase empata o Levante! Remate de Rafa Usín e grande corte de Afonso Jesus.

 

31 minutos: Remate de Fits para bela defesa de Fede.

 

31 minutos: Quase marca o Benfica! Assistência de Fits e Bruno Cintra, no centro da área, remata para a baliza, mas a bola acaba por ser intercetada, em última instância, por Marc Tolrà.

 

31 minutos: Quase marca o Levante! Remate de Roger Serrano e defesa de grande nível de Diego Roncaglio.

 

30 minutos: Remate de Tayebi, defesa de Fede para canto.

 

30 minutos: Cartão amarelo a Afonso Jesus.

 

30 minutos: Novamente o Levante a jogar em 5x4. Roger Serrano alinha como guarda-redes avançado.

 

29 minutos: Cartão amarelo a Maximiliano Rescia.

 

27 minutos: Remate de longe de Diego Roncaglio para boa defesa de Fede.

 

26 minutos: Golo do Levante! Livre de Marc Tolrà e Rafa Usín reduz para 3-2.

 

26 minutos: Cartão amarelo a Diego Roncaglio.

 

26 minutos: Cartão amarelo a Robinho.

 

26 minutos: Golo do Levante! Grande passe de Marc Tolrà e Araça remata para o fundo das redes da baliza de Diego Roncaglio. 3-1.

 

24 minutos: Pausa técnica solicitada por Diego Ríos, treinador do Levante.

 

Rui Costa está presente no Pavilhão Fidelidade. Tal como é habitual, o presidente do Benfica, sempre que a agenda assim o permite, faz questão de acompanhar de perto as modalidades do clube encarnado.

 

23 minutos: Golo do Benfica! Diego Roncaglio, aproveitando o facto de o Levante estar a jogar em 5x4, remata de baliza a baliza e faz um grande golo. 3-0.

 

23 minutos: O Levante volta a apostar no 5x4. Desta feita, é Roger Serrano a fazer de guarda-redes avançado.

 

23 minutos: Golo do Benfica! Ivan Chishkala, com um remate de meia distância, bem colocado, junto ao poste direito da baliza de Fede, aumenta a vantagem das águias para 2-0.

 

22 minutos: Quase marca o Benfica! Rafael Henmi remata para defesa apertada de Fede e, na recarga, o número 8 encarnado volta a tentar a sua sorte, mas o tiro sai ao lado do poste.

 

Início da segunda parte!

 

As águias chegam ao intervalo a vencer com toda a justiça, apesar da boa réplica oferecida pelo conjunto espanhol. O golo que vai dando vantagem ao Benfica foi apontado por Fede, na própria baliza, com o guarda-redes espanhol a ser traído por um ressalto de bola após um remate de Rafael Henmi ao poste. Depois disso, os comandados de Pulpis carregaram na procura de aumentarem o score, mas o facto de ter chegado muito cedo à quinta falta (11 minutos), obrigou o Benfica a ter outro tipo de gestão de posse de bola, abdicando, quase por completo, das transições ofensivas para não ser, depois, apanhado desprevenido no processo defensivo. Está tudo em aberto para a segunda parte, sendo certo que os encarnados estão no caminho ideal para garantirem um lugar na final four da Champions.

 

Intervalo! Benfica 1 Levante 0.

 

20 minutos: Maximiliano Rescia, com um remate cruzado, permite defesa de Diego Roncaglio.

 

20 minutos: Remate de meia distância de Diego Roncaglio, descaído pelo lado direito, grande defesa de Fede.

 

19 minutos: O Levante chega à quinta falta. Falta pouco mais de um minuto e meio para o intervalo.

 

17 minutos: Jacaré, depois de um bom trabalho individual, remata cruzado, mas ao lado do poste esquerdo.

 

16 minutos: Pausa técnica solicitada por Diego Ríos, treinador do Levante.

 

16 minutos: Jacaré aproveita um ressalto de bola e, no centro da área, remata por cima da barra da baliza defendida por Fede.

 

14 minutos: Quase marca o Levante! Gallo remata de meia distância, mas a bola acaba por bater no poste esquerdo da baliza de Diego Roncaglio.

 

14 minutos: Remate de Tayebi para bela defesa de Fede.

 

12 minutos: Excelente jogada de Arthur, assistência para Tayebi que, de primeira, atirou ao lado do poste.

 

11 minutos: O Benfica chega à quinta falta. Até ao intervalo, por cada infração cometida pelos encarnados, o Levante terá direito a um livre direto.

 

Ambas as equipas já têm quatro faltas cometidas. Faltam 9 minutos e 40 segundos para o intervalo.

 

11 minutos: Remate de Tayebi, descaído pelo flanco direito, ligeiramente ao lado do poste.

 

10 minutos: Cartão amarelo a Fits.

 

9 minutos: Quase marca o Benfica! Remate de longe de Diego Roncaglio e Fits, ao segundo poste, não consegue o desvio para golo por milímetros.

 

7 minutos: Remate de Rafa Usín para defesa apertada de Diego Roncaglio e, na recarga, Roger Serrano volta a testar a atenção do guarda-redes encarnado.

 

5 minutos: O Levante já joga em 5x4. Rafa Usín desempenha as funções de guarda-redes avançado.

 

5 minutos: Golo do Benfica! Canto da direita de Robinho, remate de primeira de Rafael Henmi ao poste e, na recarga, infelicidade para Fede, uma vez que a bola bate nas costas do guarda-redes do Levante e entra na sua própria baliza. 1-0.

 

4 minutos: Cartão amarelo a Gallo e Ivan Chishkala.

 

4 minutos: Cartão amarelo a Araça.

 

3 minutos: Tiro de Arthur, de pé esquerdo, com a bola a passar muito perto da baliza do Levante.

 

2 minutos: Remate de meia distância de Rafael Henmi, ligeiramente ao lado do poste direito da baliza defendida por Fede.

 

1 minuto: Remate de longe de Maximiliano Rescia, ao lado do poste direito da baliza de Diego Roncaglio.

 

Início da partida!

 

As equipas já estão a ser apresentadas ao público presente do Pavilhão Fidelidade. Dentro de instantes, vai começar a rolar a bola no reduto encarnado.

Benfica: Diego Roncaglio, Arthur, Rafael Henmi, Nílson e Jacaré

 

Suplentes: Martim Figueira, André Sousa, Silvestre Ferreira, Afonso Jesus, Robinho C, Ivan Chishkala, Tayebi, Bruno Cintra e Fits

 

Treinador: Pulpis

 

Levante: Fede, Rubi Lemos, Maximiliano Rescia, Mário Rivillos e Pedro Toro C

 

Suplentes: Nestor Berga, Araça, Rafa Usín, Marc Tolrà, Gallo, Hamza Amessaoud, Roger Serrano, Cayetano Catalán e Pachu

 

Treinador: Diego Ríos

 

Árbitros: Cédric Pelissier e Victor Berg-Audic (França)

 

Já há equipas!

 

Contas feitas, as águias estão na liderança do grupo, com 6 pontos, ao passo que Uragan Ivano-Frankovsk e Levante têm 3. O Haladás está na cauda da tabela, ainda sem pontos somados.

 

Nas duas primeiras jornadas deste Grupo D, o Benfica somou outras tantas vitórias: 8-3 diante do Haladás (Hungria) e 4-0 frente ao Uragan Ivano-Frankovksk (Ucrânia). 

 

Os encarnados chegam à ronda decisiva a dependerem apenas de si para selarem o apuramento para a final four, sendo que, para o efeito, até têm hipótese dupla: a vitória ou o empate são sinónimo de qualificação.

 

 

Ler Mais
Comentários (10)

Últimas Notícias