Tocha dos Jogos da Commonwealth passou por Maputo

Moçambique 26-11-2021 13:04
Por Álvaro da Costa, Maputo

A tocha dos Jogos da Commonwealth Birmingham-2022 esteve de passagem pelo país, uma das 72 nações que participará no mega evento.

 

A tocha chegou esta segunda-feira ao país vindo da Zâmbia e percorreu vários pontos da cidade de Maputo e em seguida ruma para as Maurícias.

 

Este momento marca o arranque de todo o movimento dos Jogos da Commonwealth, onde Moçambique vai participar em 20 atletas.

 

Refira-se que Moçambique é o único país de expressão portuguesa que participa nestes jogos desde 1998, Moçambique é tido como elo entre os Países de Língua Oficial Portuguesa e a comunidade anglófona e membros da Commonwealth.

O périplo pelo mundo foi lançado no dia 7 de Outubro, no Reino Unido, pela Rainha Isabel II.

 

Nos Jogos da Commonwealth, espera-se a presença de 6500 atletas e Moçambique quer estar, onde já conquistou seis medalhas, duas das quais de Ouro, com cerca de 20 atletas nas modalidades de atletismo, boxe e judo, entre outras, das 20 que farão parte desta competição.

 

Nos jogos de 2018, em Gold Cost, na Austrália, a delegação moçambicana foi composta por 44 pessoas, entre atletas, treinadores e membros do staff. Os atletas estavam em número de 28, que participaram nas modalidades de atletismo, natação, voleibol de praia, boxe, basquetebol feminino e ciclismo.

 

Ler Mais

Últimas Notícias