Onda de calor inédita causa dezenas de mortes

Canadá 30-06-2021 15:58
Por Redação

Uma onda de calor que está a afetar a costa sudoeste do Canadá fez pelo menos 130 mortos desde a última sexta-feira. O fenómeno está também a afetar o noroeste dos Estados Unidos, zona normalmente húmida e chuvosa.

 

A polícia de Vancouver, no estado da Columbia Britânica, respondeu a mais de 130 pedidos de ajuda, a maioria relacionadas com idosos com co-morbilidades, que foram particularmente afetados pelo calor.

 

Esta terça-feira, o recorde de máximas foi batido pelo terceiro dia consecutivo, com o mercúrio a chegar aos 49,6 graus C na localidade de Lytton, depois de na véspera ter chegado aos 47.  Até agora as temperaturas no Canadá nunca tinham passado dos 45 graus, recorde fixado em 1937.

 

Mapa BBC

 

As temperaturas vão continuar acima dos 40 graus e as autoridades mantêm para os próximos dias o alerta de onda de calor numa região que costuma ter um clima temperado, e por isso muitas casas nem têm ar condicionado . De acordo com o aviso publicado online, as temperaturas à noite pouco baixam e, por isso, é grande a preocupação do Governo quanto aos incêndios e a problemas de saúde originados pelo calor extremo.

 

«É quase impossível ir à rua. Tem sido intolerável. Estamos habituados a algum calor, mas 30 graus é diferente de 47», disse uma residente em Lytton, Meghan Fandrich, ao jornal local Globe& Mail.

Ler Mais

Últimas Notícias