João Grilo (FC P. Ferreira) campeão nacional de Pool PT

Bilhar 19-09-2021 22:05
Por António Barroso

João Grilo, atleta do FC Paços de Ferreira, sagrou-se na noite deste domingo Campeão Nacional de Pool Português (PT) da época 2020/21, ao vencer na final da competição, organizada pela Federação Portuguesa de Bilhar e que decorreu durante o fim-de-semana no Hotel das Termas da Curia (Anadia) Bruno Sousa, do HotShot (Odivelas) por 6-3.

 

A final foi o 11.º jogo cumprido por Bruno Sousa em apenas dois dias – sábado e domingo – no Hotel das Termas da Curia. Durante a Fase Intermédia do Campeonato Nacional da 1.ª divisão, disputado em sistema de ‘duplo KO’ - só ao segundo desaire o atleta é eliminado -, foi precisamente pelo lado do quadro oriundo dos jogadores que já tinham um desaire que o às do HotShot chegou à final, tal como o novo campeão.

 

Bruno Sousa começou por vencer Miguel Mendes (GDR São Teotónio) por 5-1, e depois Pedro Bastos (Os Nazarenos) por 5-3, mas um desaire ante Bruno Fumega (Boavista), por 4-5, atirou-o para o quadro da repescagem para marcar presença ma fase seguinte. Duas vitórias por 5-1, diante de João Barbosa (Boavista) e Rui Batalha (GD Odeceixe) selaram a presença no atleta do clube de Odivelas entre os oito finalistas da Fase de Grupos (oito jogadores, quatro em cada série). 

 

Aí, Bruno Sousa venceu Jorge Tinoco (FC Paços de Ferreira) por 5-4, perdeu por 1-5 ante Pedro Teixeira (Académica de Coimbra) mas nova vitória na 'negra' (5-4) sobre o algarvio Jorge Tinoco (P. Ferreira), valeu-lhe, a presença, domingo, nas meias-finais da competição, onde se desforrou também de Pedro Teixeira (Académica de Coimbra), a quem venceu por autoritários 6-1, para estar na final.

 

Quanto ao novo campeão, no sábado, dia 18, durante a Fase Intermédia do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, João Grilo, atleta do FC Paços de Ferreira, somou quatro triunfos para selar a presença na Fase de Grupos, com mais sete finalistas: o mais apertado e equilibrado duelo para Grilo na Fase Intermédia veio logo na estreia, em que só na ‘negra’ (5-4) suplantou Alexandre Teixeira (AB Gaia).

 

Mais três triunfos de João Grilo continuaram o sonho do atleta dos pacenses: uma ‘limpeza’ (5-0) ante André Vilela (Monumental Academy, Coimbra), 5-3 ante João Sousa (Boavista) e 5-1 diante do experiente Manuel Pereira (Académica). Na Fase de Grupos, veio a única derrota do atleta de Fernão Ferro que representa o clube da capital do móvel: 2-5, ante Samuel Santos (Boavista).

 

Todavia, numa verdadeira maratona sem pausas de jogos no Hotel das Termas da Curia, triunfos de João Grilo ante Bruno Fumega (Boavista) por 5-2 e Jorge Pimenta (Clube de Bilhar de São João da Madeira), por 5-1, valeram-lhe, já neste domingo, a presença nas meias-finais, onde também se desforrou do atleta axadrezado que lhe impôs o único desaire em nove jogos durante toda a competição, Samuel Santos, a quem venceu por 6-3.

 

Jonas Sousa e Jorge Costa triunfam nas 2.ª e 3.ª divisões

 

No último dia de Fases Finais da FPB cumprido desde o início de julho no Hotel das Termas da Curia (Anadia), desenlace também dos Campeonatos Nacionais da 2.ª e 3.ª Divisões de Pool PT.

 

Na 2.ª divisão, Jonas Sousa, da formação insular do CCDT Eletricidade da Madeira, sagrou-se campeão nacional de Pool PT do escalão, ao bater Valério Basílio (CP Santa Cruz) na final, por 6-1. Nas meias-finais, o novo campeão nacional desenvencilhara-se apenas na ‘negra’ (6-5) de Pedro Rocha (Monumental Academy, Coimbra), enquanto Valério Basílio batera Jorge Rocha (Paparugui CB) também por 6-5.

 

Já na 3.ª divisão nacional, o novo campeão nacional de Pool PT da época 2020/21 é Jorge Costa (AD Bilharsinde), que superou na final da competição Leonel Dias (Boavista) por 6-4. Nas meias-finais, Jorge Costa ultrapassara João Carvalho (Vou Escolher, do Porto), por 6-3, enquanto o atleta axadrezado venceu Rodrigo Mendes (Leixões SC) por 6-2.

 

Encontrados todos os campeões nacionais, atenções já viradas para os Campeonatos Europeus de Snooker, que a European Billiards and Snooker Association (EBSA) e a Federação Portuguesa de Bilhar (FPB) organizam, de 2 a 17 de outubro, no Hotel Vidamar, nos Salgados (Albufeira).

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias