Fenerbahçe dá passo de gigante rumo ao play-off da Liga Europa

Liga Europa 04.08.2022 20:07
Por Eduardo Pedrosa Marques

O Fenerbahçe venceu o Slovácko, por 3-0, na primeira mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga Europa, numa partida realizada na tarde desta quinta-feira, no Estádio Sukru Saracoglu, em Istambul (Turquia).


O conjunto orientado por Jorge Jesus - com Bruma e Miguel Crespo em campo a partir dos 60 minutos - fez valer o seu estatuto de favorito nesta eliminatória e conseguiu uma importante para vantagem para o jogo decisivo, agendado para a próxima quinta-feira, na Chéquia. 


E para o primeiro triunfo oficial de Jorge Jesus enquanto treinador do Fenerbahçe em muito contribuiu um jogador bem conhecido do futebol português: Lincoln. O jovem médio brasileiro, de apenas 23 anos, e que nas últimas três temporadas representou o Santa Clara, realizou uma exibição de encher o olho, apontando dois golos (ou melhor, dois golões!!) e realizando a assistência para o outro tento dos turcos, da autoria de Emre Mor.


Se o Fenerbahçe já seria, à partida, apontado como sendo a equipa com maior probabilidade de seguir em frente na prova, a tarefa do emblema de Istambul ficou ainda mais facilitada a partir dos 48 minutos, quando João Pinheiro, árbitro português que dirigiu o encontro, mostrou o segundo cartão amarelo e respetivo vermelho a Stanislav Hofmann. A expulsão do defesa chéquio deixou a sua equipa ainda mais exposta aos perigos do ataque do Fenerbahçe, que só por mera ineficácia ofensiva é que não conseguiu um resultado ainda mais dilatado.


Com o passo de gigante dado na tarde desta quinta-feira, a equipa de Jorge Jesus fica com um pé e meio no play-off da Liga Europa. Caso chegue ao último obstáculo antes da fase de grupos, o Fenerbahçe já sabe que irá medir forças com o Áustria de Viena. 


Recorde aqui o filme do jogo:


Final da partida! Fenerbahçe 3 Slovácko 0.


90+2 minutos: Cartão amarelo a Vlasiy Sinyavskiy.


Três minutos de tempo adicional mínimo para esta segunda parte.


86 minutos: Substituição no Slovácko, com a saída de Michal Travnik para a entrada de Michal Kohút.


81 minutos: Golo do Fenerbahçe! Incursão de Bruma da direita para o centro do terreno, passe para Lincoln que, do meio da rua, em zona frontal, remata em arco e coloca a bola ao ângulo superior direito da baliza de Filip Nguyen. O guarda-redes do Slováck apenas acompanhou o remate do médio brasileiro com... os olhos. Mais um golaço de Lincoln! 3-0.


77 minutos: Dupla substituição no Fenerbahçe, com as saídas de Ferdi Kadioglu e Enner Valencia, para as entradas de Filip Novak e Arda Guler.


70 minutos: Substituição no Slovácko, com a saída de Petr Reinberk, para a entrada de Filip Vecheta.


66 minutos: Remate frontal de Miguel Crespo, forte, mas muito por cima da barra da baliza de Filip Nguyen.


65 minutos: Cartão amarelo a Michal Travnik.


63 minutos: Dupla substituição no Slovácko, com as saídas de Milan Petrzela e Daniel Holzer, para as entradas de Michal Tomic e Vlasiy Sinyavskiy. 


60 minutos: Tripla substituição no Fenerbahçe, com as saídas de Diego Rossi, Emre Mor e Miha Zajc, para as entradas de Serdar Dursun, Bruma e Miguel Crespo.


58 minutos: Passe de Willian Arão para Enner Valencia que, depois de fletir da esquerda para o centro, já na área, rematou forte para defesa a dois tempos de Filip Nguyen.


55 minutos: Cartão amarelo a Emre Mor.


54 minutos: Cartão amarelo a... Jorge Jesus. O técnico português excedeu-se nos protestos e João Pinheiro, árbitro da partida, dirigiu-se ao banco do Fenerbahçe para admoestar JJ.


48 minutos: Segundo cartão amarelo a Stanislav Hofmann e consequente vermelho. O Slovácko fica reduzido a 10 elementos.


46 minutos: Substituição no Slovácko, com a saída de Marek Havlik para a entrada de Vladislav Levin.


Início da segunda parte!


O Fenerbahçe chega ao intervalo a vencer com toda a justiça. Apesar de o primeiro sinal de perigo ter sido dado pelo Slovácko - Merchas Doski rematou ao poste logo aos 2 minutos -, a verdade é que o conjunto de Jorge Jesus, depois disso, passou a dominar a partida e, mesmo sem ter tido momentos de grande brilhantismo (com exceção do golo de Lincoln...), mereceu claramente chegar à vantagem.


Enner Valencia e Miha Zajc deram os primeiros avisos, sendo que, pouco depois, Emre Mor consubstanciou o domínio turco. Aos 17 minutos, e após assistência de Lincoln, o turco, de 25 anos, rematou colocado para o primeiro da tarde no Sukru Saracoglu, em Istambul.


O encontro entrou, então, numa toada mais morna, com alguns fogachos ofensivos de parte a parte, mas sem que ambas as balizas estivessem verdadeiramente em perigo. 


Até que, já no período de compensação da primeira parte, Lincoln, de livre direto, fez o segundo do Fenerbahçe: o médio brasileiro, que no último defeso trocou o Santa Clara pelo emblema turco, tirou as medidas exatas à baliza de Filip Nguyen e colocou a bola no ângulo superior esquerdo. Um golo para ver... e rever.


Intervalo! Fenerbahçe 2 Slovácko 0.


45+1 minuto: Golo do Fenerbahçe! Livre direto de Lincoln, descaído para o flanco direito, com o jogador brasileiro a rematar colocado, ao ângulo superior esquerdo da baliza de Filip Nguyen, que não teve qualquer hipótese de defesa. Um golaço do antigo médio do Santa Clara. 2-0.


Um minuto de tempo adicional mínimo nesta primeira parte.


27 minutos: Cartão amarelo a Stanislav Hofmann.


19 minutos: Remate forte de Diego Rossi, de fora da área, para defesa segura de Filip Nguyen.


17 minutos: Golo do Fenerbahçe! Passe de Diego Rossi para Lincoln, o brasileiro, já dentro da área, trabalha bem sobre um adversário, endossa o esférico a Emre Mor que, de pé direito, remata colocado para o 1-0.


7 minutos: Grande oportunidade para o Fenerbahçe! Miha Zajc, depois de uma excelente jogada individual, onde tirou vários adversários do caminho, fletiu da direita para o centro e, já dentro da área, rematou a rasar o poste direito da baliza de Filip Nguyen.


5 minutos: Cruzamento da esquerda de Lincoln, de trivela, e Enner Valencia, à entrada da pequena área, cabeceia ligeiramente por cima da barra da baliza de Filip Nguyen.


2 minutos: Grande oportunidade para o Slovácko! Remate cruzado de Merchas Doski, ligeiramente descaído para o flanco esquerdo, com a bola a bater no poste direito da baliza de Osmar Cetin e a sair pela linha final.


Início da partida!


Miguel Crespo e Bruma, os dois portugueses do plantel do Fenerbahçe, começam o jogo no banco de suplentes. Lincoln, antigo jogador do Santa Clara, faz parte do onze inicial escalado por Jorge Jesus. O técnico português, acrescente-se, lança também na equipa titular o brasileiro Gustavo Henrique, defesa-central que orientou no Flamengo e que hoje faz a sua estreia oficial com a camisola do emblema turco.


Slovácko: Filip Nguyen, Petr Reinberk, Stanislav Hofmann, Michal Kadlec C, Merchas Doski, Michal Travnik, Vlastimil Danicek, Marek Havlik, Milan Petrzela, Jan Kalabiska e Daniel Holzer

Suplentes: Tomas Frystak, Jiri Borek, Patrik Simko, Vladislav Levin, Filip Vecheta, Michal Kohút, Patrik Brandner, Marek Polásek, Libor Kosak, Ondrej Sasinka, Michal Tomic e Vlasiy Sinyavskiy

Treinador: Martin Svedík


Fenerbahçe: Osmar Cetin, Osayi-Samuel, Gustavo Henrique, Attila Szalai, Ferdi Kadioglu, Emre Mor, Willian Arão, Lincoln, Miha Zajc, Diego Rossi e Enner Valencia C

Suplentes: Altay Bayindir, Furkan Akyuz, Mergim Berisha, Serdar Dursun, Arda Guler, Miguel Crespo, Luan Peres, Maurício Lemos, Filip Novak e Burak Kapacak

Treinador: Jorge Jesus


Árbitro: João Pinheiro (Portugal)

Assistentes: Bruno Jesus e Luciano Maia

4.º Árbitro: Gustavo Correia (Portugal)


Já há equipas!


O conjunto orientado pelo técnico português joga, agora, a presença na fase de grupos da Liga Europa, isto depois de ter sido eliminado da Liga dos Campeões, caindo aos pés dos ucranianos do Dínamo Kiev.


O Fenerbahçe recebe esta tarde (18 horas) o Slovácko, numa partida da primeira mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga Europa, que vai realizar-se no Estádio Sukru Sarcoglu, em Istambul, e A BOLA online vai acompanhar a par e passo a estreia de Jorge Jesus na presente edição da prova. Venha daí connosco, caro leitor. Vai jogar de início...


Boa tarde!

Ler Mais
Comentários (18)

Últimas Notícias