O Botafogo, de Luís Castro, venceu, na última madrugada, o Atlético Mineiro, por 2-0, na 36.ª e antepenúltima jornada do Brasileirão. O fogão segue na décima posição, mantendo vivo o sonho de poder chegar aos lugares de pré-qualificação para a fase de grupos da Libertadores.
«Hoje é importante dizer que garantimos matematicamente uma vaga na Sul-Americana. Porque nós tínhamos seis pontos de vantagem sobre o Coritiba que poderia ganhar os dois jogos e nós perder os outros e aí não iríamos. Portanto, estamos garantidos na Sul-Americana. Agora é aquilo que sempre dissemos de olhar para cima [Libertadores]. Olhamos sempre para cima e vamos continuar», começou por dizer Luís Castro.
O treinador português admitiu que a equipa esteve mal na primeira parte e as mexidas no segundo tempo alteraram o rumo do jogo: «Estivemos muito mal na primeira parte, quer ofensiva, quer defensivamente. Perdemos a bola facilmente, fizemos poucos passes. Não fomos uma equipa com qualidade. O Atlético Mineiro não criou muitas oportunidades, mas deixou-nos em sobressalto. No segundo tempo, os jogadores interpretaram bem aquilo que queríamos e começámos a controlar o círculo central. As substituições melhoraram a equipa.»
O Botafogo está a dois pontos dos lugares de acesso à Libertadores. Nas últimas duas jornadas do Brasileirão, os comandados de Luís Castro recebem o Santos e visitam o Athletico Paranaense.