Black Bulls vence em Quelimane e alcança UD Songo na liderança

Moçambique 28.11.2022 10:09
Por Alexandre Zandamela, Maputo

Definitivamente, o vencedor do Campeonato Moçambicano de Futebol da 1ª Divisão de 2022 só será encontrado na derradeira jornada, no próximo domingo, em dois palcos e em duas partidas electrizantes: no Estádio da Machava, onde a líder União Desportiva do Songo visita o Ferroviário de Maputo, e no Tchumene, onde o Black Bulls, candidato à revalidação do título, recebe o Costa do Sol.


Este domingo, para a 21ª jornada da prova, provavelmente a UD Songo tinha preparado as faixas, contando, a priori, com um triunfo em casa diante do Incomáti, que luta pela sobrevivência. Só que enganou-se redondamente, pois os açucareiros empertigaram-se e terão feito o desafio da sua vida, regressando a Xinavane com um ponto, mercê do empate (0-0) que até foi lisonjeiro para os hidroeléctricos.


Benefício absoluto teve o Black Bulls, do português Inácio Soares, que, ganhando em Quelimane, alcançou o Songo no comando do Moçambola com 47 pontos, muito embora ainda falte a homologação da partida em que empatou (2-2) com o Ferroviário da Nampula, na ronda transacta.


Os touros sabiam das dificuldades que teriam diante do Matchedje de Mocuba, outra formação com a corda ao pescoço. Vai daí, exploraram todo o seu poderio atacante, logrando uma vitória por duas bolas sem resposta, golos de Jesus e Melque, este na transformação de uma grande penalidade.


Na luta pela medalha de bronze, o Ferroviário de Nampula parece estar bem encaminhado. Os locomotivas do português Nélson Santos receberam e bateram, no Santuário do 25 de Junho, a Associação Desportiva de Vilankulo com tento solitário de Isac de Carvalho, aos 90 minutos.


No derby entre Costa do Sol e Ferroviário de Maputo, porém, sem o charme doutros tempos, ganharam os locomotivas por 2-1. Já no caldeirão do Chiveve, Ferroviário da Beira sobrepôs-se ao homónimo de Lichinga por 3-1 e o Ferroviário de Nacala, na recepção à Liga Desportiva de Maputo, venceu por uma bola sem resposta.


Entretanto, se a somente uma jornada para o epílogo do Moçambola o campeão ainda está em acesa discussão, duas equipas já estão irremediavelmente despromovidas. Trata-se do Matchedje de Mocuba e da Liga Desportiva de Maputo, de Dário Monteiro, estando neste momento na berlinda Incomáti e AD Vilankulo, separados por dois pontos, à melhor para o representante de Inhambane.


Resultados da 21ª jornada:

UD Songo-Incomáti de Xinavane                               0-0

Matchedje de Mocuba-Black Bulls                            0-2

Ferroviário de Nampula-AD Vilankulo                      1-0

Costa do Sol-Ferroviário de Maputo                          1-2

Ferroviário da Beira-Ferroviário de Lichinga            3-1

Ferroviário de Nacala-Liga Desportiva                      1-0


Classificação: UD Songo 47 pontos, Black Bulls 47, Ferroviário de Nampula 35, Ferroviário de Maputo 33, Costa do Sol 28, Ferroviário da Beira 28, Ferroviário de Nacala 26, Ferroviário de Lichinga 25, AD Vilankulo 23, Incomáti 21, Matchedje de Mocuba 17 e Liga Desportiva de Maputo 15 pontos.


Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias

Serviço de apoio ao cliente
Dias úteis das 9.30h às 13h e 14.30h às 18h
E-mail: clientes@abola.pt
Telefone: 213232133 (Chamada para a rede fixa nacional)
Morada: Tv. da Queimada, 23 1249-113, Lisboa Portugal