Apesar dos ataques terroristas, Moçambique goza de boa estabilidade política, diz PR

Moçambique 29-04-2021 11:42
Por António Mavila, Beira

O Presidente da República considera que Moçambique continua a gozar de boa estabilidade política apesar dos ataques protagonisados pelos terroristas em algumas regiões da província de Cabo Delgado, norte do país.

 

 Filipe Nyusi, diz ainda que as instituições estão a funcionar normalmente. O Chefe do Estado fez este pronunciamento a margem do Fórum dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

 

Por outro lado a fonte enumerou três principais desafios, com os quais o país se debate a destacar a violência armada protagonizada por grupos terroristas em alguns distritos da província de Cabo Delgado, há pouco mais de três anos, causando morte de inocentes e deslocação forçada de pessoas, desafio do impato negativo da covid-19 na sociedade e na economia e o terceiro é o impato das mudanças climáticas.

 

Revelou ainda que o recente ataque à Vila Sede do distrito de Palma, local onde decorrem os projetos de exploração de gás, demonstra a dimensão do desafio que o país enfrenta na luta contra o terrorismo internacional.

O Estadista Moçambicano agradeceu o apoio, a assistência humanitária e a solidariedade que Moçambique tem estado a receber dos parceiros internacionais, com destaque para os países-membros da SADC, da CPLP e dos PALOP.

Ler Mais

Últimas Notícias