Chegou à PS5 a versão definitiva de Ghost of Tsushima «Director´s Cut»

JOGOS 20-08-21 12:9
Por Redação

O estúdio Sucker Punch está de regresso ao universo dos samurais com o lançamento da expansão de Ghost of Tsushima, que traz diversas melhorias para a Playstation 5 com a edição «Director´s Cut». Existe também a versão para a PS4. As duas podem ser adquiridas na Playstation Store e nos pontos de vendas habituais.

A expansão vai desenrolar-se na ilha de Iki, onde o samurai Jin Sakai vai viajar para investigar a possibilidade de o exército mongol ter invadido a região, mas na realidade as coisas não são aquilo que parecem. Sem revelar muitos detalhes da história para não estragar a experiência, esta ilha tem um significado desolador para o protagonista, porque foi onde o seu pai morreu ao tentar repor a ordem.

Uma das novidades que o jogador vai encontrar face ao título anterior é a existência de feiticeiros no meio dos inimigos, que através de cânticos aumentam as capacidades dos lutadores, pelo que a estratégia passa por atacá-los imediatamente para assim ser mais fácil eliminar os seus soldados.  

Vamos ter também algumas novidades em termos de jogabilidade, com novas habilidades e a introdução da possibilidade de atacar os adversários com o cavalo. Agora podemos ir a toda velocidade contra os soldados e criando assim ainda mais problemas.

Em Ghost of Tsushima tinham a possibilidade de fazer missões secundárias onde seguimos uma raposa e descobrimos altares. Agora, temos gatos e até veados, que quando os vemos temos de começar a tocar a flauta e depois temos acesso a talismãs que melhoram as nossas capacidades.

Para todos aqueles que vão jogar a versão da Playstation 5, a Sucker Punch tirou partido de todas as novas capacidades que a consola da Sony traz. O Dualsense foi bem explorado e sentimos tudo, desde a forma como o cavalo está a mexer, a andar ou a correr, a atacar, os impactos. O altifalante do comando também não foi esquecido e, por exemplo, quando tocas a flauta o barulho sai por lá. Tudo isto vai aumentado a imersão do jogador na história.

Uma das novidades da PS5 a velocidade estonteante do disco SSD e com isso os tempos de carregamento são praticamente existentes e quem jogou na PS4 sabe que já estavam muito bem otimizados.

Ghost of Tshushima é um dos jogos visualmente mais impressionantes que estão no mercado e agora com o aumento de resolução faz com que fique ainda mais espectacular . A possibilidade de tirar fotografias é algo que vale a pena explorar, porque em muito momentos os cenários são incríveis. A jogabilidade também melhorou porque o jogo passou das 30 frames por segundo para as 60.

Todos aqueles que tem os headphones vão ter ainda acesso ao 3D áudio e ao Tempest Engine que ajuda o «gamer» estar ainda mais dentro do jogo. O barulho das setas a passar por ti, dos guerreiros a gritar à tua volta, o barulho dos pássaros, do vento. Tudo isto vai fazer com que a tua experiência seja ainda melhor.

Em termos de longevidade, embora seja uma expansão para além da história principal, o jogador vai ter muitas missões secundárias para fazer e locais para explorar.

Ghost of Tsushima «Director´s Cut» é um dos jogos mais belos e violentos no mercado. Por um lado, podemos estar a cavalgar por locais de uma beleza incrível e a seguir podemos estar a esquartejar um inimigo sem piedade. As potencialidades da PS5 foram devidamente exploradas e elevaram a qualidade de um jogo que já era um dos melhores no seu estilo.